quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sorrindo sobre o leite derramado

Existem momentos na vida em que sentimos sensações totalmente opostas. Muitas dessas vezes, fica complicado encontrar palavras que consigam explicar esses sentimentos que contrastam. Só que, no caso de ontem e hoje, qualquer botafoguense é capaz de entender essa mistura que envolve felicidade, empolgação, frustração e revolta.

Ao menos, existe um alento: a parte boa dessa mistureba toda é causada pelo próprio Botafogo. Infelizmente, uma mudança inusitada de tempo e clima fez com que a torcida não cumprisse as expectativas de público e renda. Mas quem resolveu enfrentar frio, chuva e vento, não se arrependeu - pelo contrário, terminou a noite muito feliz.

Felicidade essa causada por mais uma grande vitória no Engenhão. Contra um Palmeiras desfalcado mas não menos perigoso, os alvinegros não deixaram nem a galera de São Paulo respirar e já foi guardando o primeiro: excelente cruzamento de Renato - mais uma vez, excelente. Encanta! - e testada de Herrera pras redes. Pouco tempo depois, em mais uma bola parada de Renato, em falta sofrida pelo lateral-direito titular - que alegria - Lucas, a bola foi, rasteira, encontrar os pés de Gustavo, que só empurrou. Aliás, bela partida do nosso zagueiro. Representou bem o xerife-artilheiro Antônio Carlos, que infelizmente vai ficar 20 dias de molho. Depois disso, nada relevante na primeira etapa. No intervalo, o vento nos fez lembrar que chovia gelado.

Veio o segundo tempo, e com ele o calor de mais um gol. Elkeson roubou e lançou pro Mago que, lembrando os velhos tempos, ganhou na velocidade e tirou do goleiro. Após alguns erros de arbitragem e chances perdidas, ainda houve tempo para que o time verde ganhasse um gol espírita nos acréscimos, como de praxe no Engenhão. Espero que isso não nos atrapalhe um dia. Fim de jogo e festa no Engenhão com a vitória que nos levou à terceira colocação, ultrapassando o "bonde sem freio" e os bambis de São Paulo. Aliás, Botafogo, Vasco e Fluminense venceram e subiram na tabela, enquanto o Flamengo... ficou parado na esquina!

Mas falando em Fluminense, nem tudos são flores, né? E a segunda parte dessa postagem não vai nem um pouco agradável como a primeira. A causa da frustração e da revolta deve-se a 'problemas' fora de nosso alcance. Com o time embalado, poderíamos assumir a liderança do campeonato em caso de vitória contra o Santos. Pois bem, esse jogo foi adiado. O Estatuto aponta que nenhum jogo pode ser adiado com menos de dez dias de antecedência. E desde quando a CBF se importa com essas formalidades?

Pois é, a entidade simplesmente ignorou o regulamento e adiou a partida, que sequer tem uma nova data definida. Além de estar errado só por descumprir a lei, o motivo consegue piorar: três jogadores do Santos foram convocados. E daí? Alguém adiou jogos enquanto Jéfferson, Arévalo e Loco Abreu disputavam a Copa América?

"Ah, mas o Santos tem também três lesionados". Isso não é problema do Botafogo. Até ontem, também tínhamos Antônio Carlos, Caio e Éverton no departamento médico. Vários times estão prejudicados por convocações e contusões, o Vasco está com seu técnico internado após um AVE, mas só o Santos tem seus jogos adiados. Não é a primeira vez. Atitude no mínimo estranha da CBF.

E o que mais me impressiona é a passividade da diretoria perante essa decisão totalmente incoerente. O gerente de futebol apareceu apenas pra pedir cuidado com a nova data. Desconfio que, se fosse alguma reclamação ou reivindicação da torcida, Maurício Assumpção já teria dado as caras pra dar uma resposta grosseira e agressiva. Mas pra que discordar do papai Teixeira e sua corja? Deixe que pisem no Botafogo!

Mas contra outros 19 times, vários juízes, CBF e até nossa própria diretoria, estamos em terceiro lugar. Vamos juntos - torcida, jogadores e comissão técnica -, com um jogo a menos até sabe Deus quando, contra tudo e todos, até o topo. É só crer, como hoje. Teremos pela frente uma semana de descanso e dois dias pra secarmos. Quarta que vem, feriado, é o momento perfeito pra lotarmos o Engenhão e engolir o Ceará. Nos vemos lá!

Um comentário:

  1. Adivinha quando será o jogo contra o Santos. Rs, a vitória será o meu presente. No mais, o time tem ido bem nesses últimos jogos e ja temos a chance de pegar a liderança na quarta. Não há muito do que falar, esses episódios com Cbf ja se tornaram bem recorrentes, só nos resta agora esperar pelos próximos jogos para descobrir se o Botafogo vai mesmo lutar pelo título.

    ResponderExcluir