segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Contando nos dedos

Acredito que já tenha expressado a minha descrença diante dos números. Realmente, não sou um grande admirador da associação da matemática ao futebol. Mas através desse tópico, vamos confirmar a máxima de que toda generalização é burra. Ao contrário de tabus, gols marcados e sofridos e outras estatísticas furadas e vazias, as contas por pontuações são bastante exatas. Não permitem falhas. Vou explicar!

Um time pode, estatísticamente, marcar poucos gols fora de casa. Mas nada impede que em determinada partida, ele vença por 5 a 0 como visitante. Já as estatísticas baseadas em contas de probabilidade, permitem apenas pequenas margens de erro, em casos de exceção. Mas como sou péssimo pra falar de matemática, vou deixar que a matéria do Redação Sportv, com o professor André Diniz, explique a todos onde eu quero chegar. Leia com atenção para prosseguirmos.

Pois bem, vamos ao que interessa: a parte Gloriosa e alvinegra no meio de todos esses números. O único número que nos interessa a partir de agora é esse: 8. Oito vitórias em quinze partidas. É o que nos separa da tão sonhada volta à Libertadores da América. Quinze anos de ausência do grande responsável por três títulos mundiais do Brasil diante do torneio mais importante do continente. Uma afronta à nossa história.


Voltando ao futebol na prática, vamos analisar os confrontos dessas quinze batalhas, separados em dois grupos: jogos em que somos mandantes, e partidas disputadas em territórios adversários. É claro que os clássicos são em território neutro - apesar de acontecerem em nosso estádio, o que é uma vantagem nossa -, mas vou seguir à risca o que aponta a tabela.

CASA: São Paulo, Bahia, Atlético-PR, Cruzeiro, Figueirense, Internacional, Fluminense.

FORA
: Grêmio, Atlético-GO, Corinthians, Avaí, Vasco, América-MG, Atlético-MG.

É complicado fazer qualquer prognóstico sobre resultados. Envolve muitas coisas que influenciam completamente o resultado, principalmente nessa parte final do campeonato. São eles: fase do time, desfalques, situação na tabela, objetivos do rival. Resumindo, o campeonato vira de ponta-cabeça nessa última parte. Times desesperados fazem grandes jogos, enquanto outros já curtem as férias, ou mesmo entregam resultados propositalmente, visando prejudicar algum clube rival.

Mas fazendo uma análise superficial, constatamos alguns fatores que são meio óbvios: temos tudo pra fazer uma boa trajetória em casa, tanto pela nossa campanha - é vago - quanto pela superioridade diante de alguns times. Vitórias diante de São Paulo, Inter e Fluminense são essenciais. É muito complicado vencer todos os jogos, pra qualquer time. Mas clubes com grandes objetivos precisam alcançar metas complicadas, a não ser que queiram figurar mais um ano na - cá entre nós - chata Sul Americana.

Já fora de casa, o panorama é outro. Precisamos mudar drasticamente a nossa postura como visitante. Vitórias contra os times considerados "pequenos" são obrigação: Atlético-GO, Avaí e América-MG, que dependendo do andamento do campeonato, já podem até estar rebaixados. Seria excelente também confirmar - de novo - a freguesia do Galo. Sendo realista, devemos enxergar com bons olhos quaisquer pontos conquistados contra Grêmio e Corinthians, que assim como nós também têm obrigações e metas a cumprir como mandantes. Sobre o Vasco, clássico é clássico, mas condições de vencer nós temos - fato muito bem comprovado por um lindo 4 a 0.

Enfim, sei que é vago e até meio inútil projetar resultados, mas o importante dessa postagem é desenhar um quadro geral de nossa situação, que, ao meu ver, é favorável. Mas tudo cai por terra se não mantivermos o pique e a boa campanha. Por isso, o empenho e a união entre jogadores, comissão técnica e torcida são mais do que fundamentais nessa arrancada final. Com muito foco, garra e determinação, pra cima deles, rumo às Américas!

4 comentários:

  1. Amigo, não está faltando o jogo contra o Santos? Abs

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Deixei pra colocar em último e acabei esquecendo. É um jogo complicado, mas que pode ser facilitado caso o Santos comece a poupar jogadores pro Mundial!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que brigamos até por título,só que..somos tão pé no chão que a Libertadores tá bom pra gente e olha que falamos que o elenco é isso e aquilo,tem coisas que se mantem até agora e vai se manter também.Bastamos torcer pra falar a verdade e muito bom o post embora eu quero que os matemáticos não se metam mais com futebol e que a imprensa pare de dar tanta liga pra eles!
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter o blog é @blogdoigor05

    ResponderExcluir