Existem momentos na vida em que sentimos sensações totalmente opostas. Muitas dessas vezes, fica complicado encontrar palavras que consigam explicar esses sentimentos que contrastam. Só que, no caso de ontem e hoje, qualquer botafoguense é capaz de entender essa mistura que envolve felicidade, empolgação, frustração e revolta.
Ao menos, existe um alento: a parte boa dessa mistureba toda é causada pelo próprio Botafogo. Infelizmente, uma mudança inusitada de tempo e clima fez com que a torcida não cumprisse as expectativas de público e renda. Mas quem resolveu enfrentar frio, chuva e vento, não se arrependeu - pelo contrário, terminou a noite muito feliz.
Felicidade essa causada por mais uma grande vitória no Engenhão. Contra um Palmeiras desfalcado mas não menos perigoso, os alvinegros não deixaram nem a galera de São Paulo respirar e já foi guardando o primeiro: excelente cruzamento de Renato - mais uma vez, excelente. Encanta! - e testada de Herrera pras redes. Pouco tempo depois, em mais uma bola parada de Renato, em falta sofrida pelo lateral-direito titular - que alegria - Lucas, a bola foi, rasteira, encontrar os pés de Gustavo, que só empurrou. Aliás, bela partida do nosso zagueiro. Representou bem o xerife-artilheiro Antônio Carlos, que infelizmente vai ficar 20 dias de molho. Depois disso, nada relevante na primeira etapa. No intervalo, o vento nos fez lembrar que chovia gelado.
Veio o segundo tempo, e com ele o calor de mais um gol. Elkeson roubou e lançou pro Mago que, lembrando os velhos tempos, ganhou na velocidade e tirou do goleiro. Após alguns erros de arbitragem e chances perdidas, ainda houve tempo para que o time verde ganhasse um gol espírita nos acréscimos, como de praxe no Engenhão. Espero que isso não nos atrapalhe um dia. Fim de jogo e festa no Engenhão com a vitória que nos levou à terceira colocação, ultrapassando o "bonde sem freio" e os bambis de São Paulo. Aliás, Botafogo, Vasco e Fluminense venceram e subiram na tabela, enquanto o Flamengo... ficou parado na esquina!
Mas falando em Fluminense, nem tudos são flores, né? E a segunda parte dessa postagem não vai nem um pouco agradável como a primeira. A causa da frustração e da revolta deve-se a 'problemas' fora de nosso alcance. Com o time embalado, poderíamos assumir a liderança do campeonato em caso de vitória contra o Santos. Pois bem, esse jogo foi adiado. O Estatuto aponta que nenhum jogo pode ser adiado com menos de dez dias de antecedência. E desde quando a CBF se importa com essas formalidades?
Pois é, a entidade simplesmente ignorou o regulamento e adiou a partida, que sequer tem uma nova data definida. Além de estar errado só por descumprir a lei, o motivo consegue piorar: três jogadores do Santos foram convocados. E daí? Alguém adiou jogos enquanto Jéfferson, Arévalo e Loco Abreu disputavam a Copa América?
"Ah, mas o Santos tem também três lesionados". Isso não é problema do Botafogo. Até ontem, também tínhamos Antônio Carlos, Caio e Éverton no departamento médico. Vários times estão prejudicados por convocações e contusões, o Vasco está com seu técnico internado após um AVE, mas só o Santos tem seus jogos adiados. Não é a primeira vez. Atitude no mínimo estranha da CBF.
E o que mais me impressiona é a passividade da diretoria perante essa decisão totalmente incoerente. O gerente de futebol apareceu apenas pra pedir cuidado com a nova data. Desconfio que, se fosse alguma reclamação ou reivindicação da torcida, Maurício Assumpção já teria dado as caras pra dar uma resposta grosseira e agressiva. Mas pra que discordar do papai Teixeira e sua corja? Deixe que pisem no Botafogo!
Mas contra outros 19 times, vários juízes, CBF e até nossa própria diretoria, estamos em terceiro lugar. Vamos juntos - torcida, jogadores e comissão técnica -, com um jogo a menos até sabe Deus quando, contra tudo e todos, até o topo. É só crer, como hoje. Teremos pela frente uma semana de descanso e dois dias pra secarmos. Quarta que vem, feriado, é o momento perfeito pra lotarmos o Engenhão e engolir o Ceará. Nos vemos lá!
Adivinha quando será o jogo contra o Santos. Rs, a vitória será o meu presente. No mais, o time tem ido bem nesses últimos jogos e ja temos a chance de pegar a liderança na quarta. Não há muito do que falar, esses episódios com Cbf ja se tornaram bem recorrentes, só nos resta agora esperar pelos próximos jogos para descobrir se o Botafogo vai mesmo lutar pelo título.
ResponderExcluir