domingo, 9 de outubro de 2011

Torcida de resultado

Poderia falar hoje, mais uma vez, das falhas do Renan. Poderia citar também a displicência de Cortês, Marcelo Mattos e até Elkeson - comparado com o que ele sabe jogar. Caberia também reclamar do juiz, que deu um pênalti que foi, sim, falta, mas que acontece vinte vezes num jogo, e também as três mãos que ele deixou de marcar dentro da área dos caras. Tem também o sumiço de Maicosuel em campo, ou o péssimo Fábio Ferreira, que seria driblado até pela minha vó. Sem falar na bola na trave, no último lance, que entraria se fosse com qualquer outro dos 19 clubes.

Mas, meus amigos, torcida que quer ser campeã não pode colocar SEIS MIL PESSOAS num jogo decisivo como o de hoje. É uma coisa que vem me incomodando há tempos. Se o time está em ótima fase, a torcida lota, e todo mundo acha lindo. E seria, se ela fizesse o mesmo quando o time realmente precisa de apoio. E não me importa que alguns deles não mereçam, porque a obrigação de ser botafoguense é nossa, não deles. Ou será que vocês cantam "MAS NUNCA PAREI DE CANTAR" e "NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOR" da boca pra fora?


É preciso seguir à risca a frase estampada na camisa. Jogadores e torcida!

Será que não é por isso que o Botafogo tem virado terra-de-ninguém? Qualquer juizinho vem aqui e mete a mão, qualquer jogadorzinho merda faz gol e sacaneia a gente, qualquer lixo vem pra cá e é titular por anos e anos sem sequer ser contestado - às vezes é até aplaudido e idolatrado. Reclamamos da falta de títulos, de resultados, mas será que não temos realmente nossa parcela de culpa nisso? Cadê a torcida pra botar pressão em adversários e juízes, e botar pra correr esses sanguessugas que volta e meia aparecem e criam raízes em Gal. Severiano?

Protestamos - virtualmente - contra as cadeiras vermelhas, eu mesmo fiz uma postagem aqui criticando muito. Mas pensando bem, qual outra maneira de obter renda com aqueles setores? Se dependermos da torcida estamos na merda, essa é a grande verdade. Não dá pra se vangloriar de lotar quando tá sobrando, mas deixar o time na mão quando a coisa aperta.

Vejam bem, não estou isentando os jogadores de culpa por outro tropeço em casa. Só acho que, pra cobrar, a torcida precisa fazer sua parte. Principalmente se o objetivo é o título. Torcida não ganha jogo, mas empurra e inspira o time, além de ajudar o clube em termos de renda com ingresso. Afinal, pra cobrar os jogadores que estão aquém do que podem, é preciso estar no estádio. Ou vocês acham que eles lêem o que vocês publicam na internet?

Os 6 mil guerreiros de ontem em SJ. Muito pouco! (Foto: Thiago Portela)

Amigos, o assunto é muito sério. É bem mais que um estádio cheio cantando, bem mais que o valor da renda. É mostrar pra todo mundo que AQUI É BOTAFOGO SIM, E QUEM MANDA NESSA PORRA É A GENTE! Ou vocês tão satisfeitos com tudo isso? Ou vamos ficar culpando a Globo e a CBF por cada bandido que entra em nossa casa e rouba absurdamente, enquanto a imprensa ignora e chama de "chororô"? Como disse o mestre Armando, "O BOTAFOGO SOU EU, SIM SENHOR!" Quem me dera que metade da torcida pensasse assim..

Então que tal largar o biscoito e o refrigerante, levantar a bunda desse sofá e ir pro estádio? Por vezes vamos ganhar, outras empatar e talvez até perder. Isso faz parte do esporte. Mas vamos poder dizer que fizemos nossa parte, e que lutamos contra tudo e contra todos. Se não der, aí sim, paciência, lotemos General pra protestar. Ou a faixa "O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ" é só um enfeite pras cadeiras azuis? ACORDA, NAÇÃO ALVINEGRA!!!

9 comentários:

  1. amo Fogão vamo lotar!!!!
    os restos dos jogos!

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo e o pior Pedro é que temos torcedores de tudo no Fogão,quando criticamos alguma coisa q é fato as vezes muitos até levam pro ladinho pessoal e nem respeitam nossa opinião e as vezes nunca foram nem ao estádio ou vão pra sei lá o q!
    Tem torcedor de tudo no Fogão,mas fazer sua parte e inclusive quem mora aí no Rio e o jogo for no Engenhão deveria ir!
    Por isso que as vezes se mandar jogo aqui em Brasília ou até na PQP acabará tendo mais público que aí no Rio!
    Só não sou vou a mais jogos aí pq nem daí eu sou,pq se fosse e o horário fosse show de bola eu iria na hora!
    Tu disse tudo Pedro!
    E concorda comigo que a zaga vem entregando a rapadura a mto tempo e sem Jéfferson e Lucas a coisa piora demais hein?Aliás o q vi de blog não falar nada e até amaciar o empate do Fogão ontem não tava escrito,só aqui que teve uma contundência que precisava.Só quem é Botafoguense que entende como se porta nossa própria torcida!
    Abraço Pedro
    Igor
    e Xingou mto o Joel ontem?valeu por me representar nessa hahaha
    Meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. cara você pensa igual a eu, não posso ir aos jogos por que moro aqui no RN, mas no dia que o Botafogo veio jogar contra o Ceará eu tava lá na arquibancada apoiando depois de 4 horas de viagem. Vamos lá torcida Botafoguense

    ResponderExcluir
  4. nos ultimos anos, esse foi o melhor desabaffo que já vi! moro no interior da Bahia e toda vez que o Bota joga em SSa faço de tudo para poder acompanhar de perto.E vcs que moram ali do lado o que fazem para incentivar o time? Parabéns companheiro pelo desabafo! vamos postar para ver se conseguimos mudar a mentalidade de nossos torcedores! porque reclamamos que os lixos são nojentos? porque eles lotam estadios, vão as ruas, brigam pelo time.. e nós? protesto pela internet!

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo que a torcida deva ir mais ao estádio, até porque a campanha, no geral, tem sido muito boa. Mas, infelizmente, ainda acho q a crítica específicamente ao time é muito mais pertinente para entender esse momento.

    É muito claro que jogadores como Renan e Fabio Ferreira não podem continuar no time titular. No que se refere ao Renan, por mais que ele seja banco, é culpa da diretoria confiar numa merda dessa, assim como no resto do banco.O Maicosuel rende muito pouco, mas acho que não tem como tirar ele.

    Portanto, por mais que a ajuda da torcida seja de total importância, se esse time nao conseguir a vaga na libertadores, será inteira e unícamente culpa dele. Que bom que eu vou ao estádio, assim como outros, mas, em relação aos que não vão, não cabe a julgar. Por eles, só lamento.

    ResponderExcluir
  6. Não tem nem o que comentar... está certíssimo!

    ResponderExcluir
  7. PORRA MEXEU ESSE TEXTO AI E A GRANDE VERDADE A MAIS PURA VERDADE A ANOS ELE VEEM AQUI E METEM A MAO NA GENTE A ANOS O BOTAFOGO COMEÇA BEM O CAMPEONATO E NO FINAL NA HORA DE REALMENTE MOSTRAR SERVIÇO COMEÇA A AMARELAR CHEGA DISSO TUDO CHEGA DE PERDER NAO PODEMOS MAIS PERDER JOGOS COMO O CONTRA BAHIA E SAO PAULO ESSA PORRA AKI E BOTAFOGO EU IREI CONTRA O ATLETICO PR ESTAREI LA APOIANDO COMO SEMPRE NUNCA DESISTIREI ATE PORQUE SO DEPENDEMOS DE NOS MESMOS E ISSO E PRONTO CHEGA DE SUPERTIÇAO E DA FRASE MAIS ESCROTA CRIADA NO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
    "A COISAS QUE SO ACONTECEM AO BOTAFOGO" CHEGA DISSO EM OUTROS CLUBES ISSO NAO EXISTE VAMOS JOGAR E SER CAMPEOES ESSE E O NOSSO ANO TEMOS TUDO PRA ISSO ACONTECER GRANDES JOGADORES UM TECNICO DE FUTURO QUE PRECISA SIM MELHORAR MAIS TEM GRANDE FUTURO E UM PRESIDENTE QUE DA A VIDA PRA MANTER O CLUBE CHEGA DE ACREDITAR EM MIDIA FALSA E TUDO OQUE LEMOS ENTAO É ISSO PRONTO VAMOS GANHAS ESSA PORRA E NINGUEM DEVE ACREDITAR EM NADA OQUE DIZEM OQUE A MIDIA INVENTA E PORQUE A MIDIA SABE QUE NOS SOMOS FORTES E ESTAO APENAS COM MEDO DE CHEGARMOS VAMOS LA FOGÃO ESTAREI SEMPRE COM VC EM 2009 ACREDITEI QUE NAO SERIAMOS REBAIXADOS PORQUE NAO ACREDITAR ESSE ANO E ISSO E PRONTO PAREMOS DE CHORAR E VAMOS LOTAR O ENGENHÃO DOMINGO QUE VEM

    ResponderExcluir
  8. Falou muito bem, sábias palavras!

    ResponderExcluir