sábado, 22 de outubro de 2011

Explicando o inexplicável

Os jogos marcantes são comemorados pelos seus vencedores. Mas e o time que perde? Será que existe como explicar uma derrota num grande confronto como o de hoje? Vamos tentar. Alguns fatores colaboraram e muito pra essa derrota por 3x2 frente ao Avaí, na Ressacada. Vou enumerá-los, interligando e tentando encontrar alguma explicação plausível, embora essa possa simplesmente não existir.

Começo pela competência. Como é possível um time entrar com o sistema defensivo tão desligado num jogo dessa importância? Após abrir o placar no início do jogo, nossa zaga simplesmente assistiu o desesperado Avaí partir pra cima e virar a partida em seis minutos. Antônio Carlos completou 100 jogos pelo Botafogo fazendo sua pior partida com nossa camisa. Ninguém ali se salvou, nem o brigador Marcelo Mattos - que recebeu o terceiro amarelo e não enfrenta o Cruzeiro.

É praticamente impossível comentar o jogo de hoje sem falar da nossa já conhecida falta de sorte. Não conheço, em parte alguma do mundo, um time tão azarado como o Botafogo. O Avaí fez sua melhor partida no ano, como bem disse o comentarista Lédio Carmona. Até gol de bicicleta os caras fizeram, com Cléverson (!?). Do nosso lado, a bola não entrava de jeito nenhum. O goleirinho deles pegou tudo. Abusamos de perder gols. Loco perdeu livre, Maicosuel quis driblar o goleiro, Mattos perdeu no susto. Num lance isolado no fim do jogo, o Avaí chegou e fez o gol da vitória.



A má fase de vários jogadores também tem quebrado qualquer planejamento do técnico Caio Júnior - muito injustiçado nas críticas da torcida. Elkeson, Herrera, Maicosuel, Cortês e Fábio Ferreira são exemplos claros disso. Mattos também tem alternado bons jogos com péssimas atuações. Menezes, um dos melhores no primeiro tempo de hoje, também é irregular demais. O que melhorou o time foi a entrada de Léo, adiantando o Renato - esse, sempre muito bem.

Não gostaria de tocar nesse tema hoje, mas é inevitável. A arbitragem do sempre péssimo Sandro Meira Ricchi também influenciou no resultado. Nem tanto pelo impedimento no segundo gol do Avaí - realmente o lance era dificílimo, mas pelo pênalti mais que claro em cima do Loco Abreu. Sem falar, claro, nas milhões de faltas invertidas, irritando bastante os jogadores. O que pensar dessa arbitragem sempre tendenciosa? "Salve o Corinthians.."

Ou seja, deu tudo errado na noite de hoje. Mas está errado quem pensa que o sonho do título ficou pelo caminho. Nos últimos sete jogos do Botafogo no campeonato, cinco serão em nossa casa. Cenário ideal pra uma arrancada visando o caneco. A missão pela Libertadores é um pouco mais curta: pelos cálculos do jornalista Gustavo Poli, garantimos a vaga alcançando os 64 pontos.


Portanto, levanta a cabeça e vamos lotar o Engenhão. Cada um de nós pode fazer a diferença, resta acreditar e apoiar o time. As falhas acontecem, os resultados negativos às vezes são como um soco no estômago, mas não podemos esquecer: isso acontece com todos os times, e o nosso Glorioso, apesar de todos os possíveis defeitos, está na reta final da sua melhor campanha nacional dos últimos 16 anos. Valorizemos isso, nem que seja só por mais sete jogos.

Não se esqueçam nunca: ISSO AQUI É BOTAFOGO!

Um comentário:

  1. Ainda estamos na Briga Pedro!jogo lá tb na Ressacada é pauleira e como sempre a nossa defesa até com o M.Mattos mal entregando a rapadura,não entendo até quando isso vai acontecer!
    Abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05
    Só que hj o Mago tava bem hein!isto acontece com todos mesmo!

    ResponderExcluir