quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sendo O Glorioso

O momento era totalmente adverso, e a rodada bastante ingrata. Após empatar com o Bahia, o Botafogo visitaria o líder Corinthians com vários jogadores muito contestados, e com o estádio lotado pela fanática Fiel. Além disso, nossos adversários diretos teriam jogos teoricamente mais fáceis. Mas a noite dessa quarta-feira mostrou mais uma vez que com futebol e, principalmente com Botafogo, não existe nenhuma teoria.

O sentimento era o pior possível. O vôo de volta do goleirão Jéfferson atrasou e inviabilizou sua participação no nosso jogo. Minutos antes da partida, o Botafogo divulgou a escalação com Menezes na vaga de Herrera, causando mais contestações ao técnico Caio Júnior. Além de tudo isso, ainda teríamos Alessandro na vaga do suspenso Lucas. Mas a noite reservava várias outras surpresas..

Contrariando a covarde postura fora de casa que infelizmente marca nossa campanha até aqui, o Botafogo começou mordendo. E chegou ao gol, anulado pelo bandeirinha - agora eles nem disfarçam mais, não há nenhum raciocínio lógico pra explicar aquele "erro". Mas o Botafogo, guerreiro, mostrou finalmente sede pelo título e continuou mandando no jogo. Não demoramos muito pra abrir o placar. O autor do gol eu nem preciso falar, né? Abreu se torna mais ídolo a cada partida.



Sem recuar nem com a vantagem no placar, o Glorioso ampliou pra dois a zero - que seriam três se o bandeira deixasse - e procurou controlar a posse de bola. A entrada de Felipe Menezes acabou sendo fundamental técnica e taticamente. Centralizado, ele liberou Maicosuel e Elkeson pelos flancos, de onde saíram nossos dois gols. Com a vontade de hoje, vamos longe. Não existe time que nos segure, nem juiz, nem bandeirinha, nem um "bando de loucos".

O segundo tempo foi apertado, mas a garra mostrava, junto com uma sorte incomum, que nada passaria ali. Suamos sangue - literalmente, no caso de Fábio Ferreira - e seguramos o placar até o final. Vitória épica, que devolve o Botafogo à briga pelo título, e dá uma tranquilidade a mais na briga pela Libertadores. A dois pontos do líder Corinthians, o tão citado "jogo a menos" se torna cada vez mais decisivo. E ele está perto: acontecerá no próximo dia 19.

Sinto a obrigação de fazer justiça: sem entrar nos méritos da qualidade técnica e do histórico de cada um, os contestados fizeram uma excelente partida: Renan, Alessandro, Fábio Ferreira, Felipe Menezes e Maicosuel. Mattos voltou a mostrar seu grande futebol. Sem deixar de lado o técnico Caio Jr - sobre o qual discordo da maioria das críticas - que teve sua ousadia premiada com os três pontos.



Como nem tudo é perfeito, vale ressaltar as atuações dos recém-convocados Cortês e Elkeson. O lateral foi expulso com dois cartões bobos e poderia ter prejudicado o time. Já o meia, apesar de ter criado o lance do primeiro gol, se embolou com a bola por várias vezes. É preciso conversar com esses garotos, que vêm de uma sequência de atuações que estão bastante aquém do futebol que os levou à Seleção Brasileira. Não podem deixar o sucesso subir à cabeça.

Agora, é preciso voltar à campanha de melhor mandante e vencer o traiçoeiro Atlético-PR. Não podemos dar espaço para as zebras. Faltam dez jogos pra marcarmos 2011 na história do Botafogo de Futebol e Regatas. Espero que, dessa vez, a torcida volte a fazer sua parte. Pra satisfação geral, a lotação máxima é o objetivo no Engenhão, domingo, às 16 horas. Finalmente de volta à nossa casa!

Pra encerrar, falando em satisfação, é necessário registrar aqui: SATISFAÇÃO mesmo é ver um atacante consagrado, de nome feito e de cima de seus quase dois metros e 35 anos, se matando em campo por respeito à nossa história Gloriosa. Obrigado, Abreu, por mais um show de postura. Vê-lo jogando de beque central e organizando a zaga no fim do jogo me trouxe lágrimas aos olhos. Afinal, pra quê um "bando de loucos", se apenas um resolve os nossos problemas?

2 comentários:

  1. mto boa a postagem!é isso aí!
    tivemos de tudo ontem!e domingo com cautela e com calma pra cima do Atlético PR que adora aprontar contra nós!
    Abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o post, quando tudo parecia dar errado, conseguimos, com muita luta, reverter a situação.
    A única coisa q eu não concordo são as críticas feitas ao Cortes e Elkeson.Os caras não tem comprometido as atuações do time, é claro que nem sempre da pra jogar um bolão. Melhor com eles do que sem eles.

    ResponderExcluir