segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Parabéns pra você!

Hoje não falaremos dos 90 minutos de futebol que aconteceram no Engenhão, em mais uma vitória do Botafogo. Seria perda de tempo, mais do mesmo. Aconteceu o óbvio: o time bem treinado e com ótimos jogadores venceu um carente e violento time pequeno do Sul. Só que esse triunfo, assim como outros - como o anterior, contra o até então líder Corinthians -, ajudou a consolidar ainda mais a nova era do Glorioso. Uma nova fase, uma nova postura. O espírito vencedor está de volta.

Podemos justificar essa nova fase com várias vertentes, mas apenas uma delas é importante agora, e completa hoje 35 anos: Washington Sebastian Abreu Gallo, o nosso Loco. Sua chegada repentina e inesperada causou, logo de cara, um enorme alvoroço em General Severiano. Uma enorme loucura. O experiente atacante uruguaio já era ídolo antes mesmo de entrar em campo. Hoje, prestes a completar dois anos de Estrela Solitária, podemos olhar pra trás com orgulho, ver com alegria o presente e imaginar com esperança o futuro.


Em 79 partidas até agora - seu recorde pessoal por um único clube -, Abreu marcou 48 gols. De pênalti, de cabeça, de canhota, de direita, chute forte, colocado, de dentro e fora da área. Já vimos gols de todos os jeitos. Quase sempre importantes e decisivos. Campeão Carioca 2010 pelo Botafogo, fazendo o gol do título, com sua inesquecível cavadinha. Indo além do preto e branco, o cara já foi, recentemente, 4º colocado da Copa do Mundo 2010 e campeão da Copa América 2011. Sem falar nos vários e vários gols pelos outros 16 clubes que defendeu.

Poderia ficar aqui relatando grandes feitos da brilhante carreira do meu - e nosso - ídolo, mas certamente eu ia cansar bem antes de conseguir explicar em palavras o que esse cara representa no futebol e, principalmente, no Botafogo. Nos trouxe de volta os ares vitoriosos que não eram mais vistos por aqui. Com um incrível espírito vitorioso e de liderança, o Loco - que de maluco não tem nada - tem um caráter sensacional, além de muita dedicação, inteligência, respeito, malandragem, malícia, raça e várias outras características presentes num ídolo.



Abreu contribuiu e muito para a nova estruturação do Botafogo. Estudou e reconheceu a grandeza do Glorioso, e aceitou nosso convite ao saber do passado recente de vices no Estadual. Chegou e venceu. "Con Loco acá, és campeón". Sempre honrou nossa camisa e brigou - até literalmente, como contra o Avaí - por ela. Hoje, lidera um grupo sedento por um título nacional. Eles merecem isso, e nós também. Afinal, em algum momento o futebol precisa ser justo.

Uma marca registrada de Abreu é a relação com a imprensa. Em uma rápida busca na internet, podemos achar várias entrevistas cômicas, trágicas e desconsertantes. Sempre corrigindo os maus profissionais, os mal informados ou até mal intencionados, é fácil conseguir uma resposta atravessada do uruguaio. Por isso, é sempre bom ficar atento às saídas dos jogos. Muitos torcedores já criaram o hábito de espiar uns minutinhos a mais, em busca de uma vítima jornalística.


E se engana quem pensa que Abreu só fez bem ao Botafogo. O atacante é tão carismático que conquista fãs em todas as torcidas do Brasil. Ele enriqueceu o futebol brasileiro de várias maneiras diferentes. É comum encontrar torcedores rivais no RJ que admiram o nosso ídolo. Uma figura única, folclórica, e que cresce quando a coisa aperta, dentro e fora de campo. Como ele gosta de dizer, "tem que ter culhão". E a mistura de seu futebol com sua personalidade forte e autêntica é fundamental pra deixar em segundo plano o seu clube atual.

Parabéns, Loco Abreu. Que você continue conosco por ainda muitos anos. Quando se aposentar, seja nosso técnico e, quando resolver se afastar do futebol, que pelo menos perpetue o seu espírito guerreiro e vitorioso, que hoje me dá - mais que o de costume - orgulho de vestir o Manto e sair por aí, ou por simplesmente avistar o número 13 onde quer que seja. Obrigado por tudo, e que isso seja coroado como merece ser no dia 04/12.


Ficam faltando, obviamente, gols marcados após a edição/criação do vídeo

UH, EL LOCO!

8 comentários:

  1. Minha geração precisava de um ídolo de verdade, até por que o ultimo foi T. Maravilha que não vi jogar em 95 pois só tinha 2 anos.
    Achei que Dodô e aquele time de 2007 me mostrariam algo que nunca tinha visto no meu(nosso) Botafogo mas me enganei, sofri e vi rivais alcançando o que eu tanto almejava pro Glorioso. Mas sempre soube que algo de bom estaria reservado pra gente e sinto que esta cada vez mais perto, mas pra isso acontecer precisamos de um ídolo de verdade, de alguém que não tenha medo de ser feliz até porque essa é a verdadeira raiz gloriosa do Botafogo, e Loco Abreu com certeza é esse cara que vai nos levar adiante .
    saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!
    Esse cara MERECE!
    Parabéns Loco Abreu, ídolo!!!!
    Muitos e muitos anos de vida!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vc meu filho, pelo belo texto e por todos os outros que não deixo de ler. Continue assim, o caminho é esse...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Grandioso Loco Abreu, vai ficar na história do futebol =D

    ResponderExcluir
  5. #parabenslocoabreu resume tudo!o cara é foda,sem mais!
    abraço Pedro
    Igor

    ResponderExcluir
  6. Pedro,
    Parabéns por esse dom da escrita maravilhoso que você tem!
    Parabéns,Loooooocoo!! Você é o cara!!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que no início eu pensei que ele seria mais um Zárate da vida. Mas no momento em que o Botafogo foi crescendo no Carioca 2010, sua importância também se elevava ao mesmo nível, chegando ao seu ápice na épica cavadinha da final

    Hoje em dia Loco Abreu é ídolo máximo no clube, com todos os méritos, resgatando a impotância da instituição no cenário nacional. Que bom que grande parte da torcida reconhece o seu valor.

    ResponderExcluir