segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tem que ser malandro

O grande jogo entre Botafogo e São Paulo envolveria um grande número de protagonistas. Jogadores de qualidade e personalidade. Dos dois lados. E ao tentar saber quem foi decisivo nessa partida, você pode pensar em muitos nomes. Loco Abreu, Rogério Ceni, Marcelo Mattos, Lucas, Maicosuel, Rivaldo.. não, não foi nenhum desses. Pelo menos ao meu ver. Todos participaram, e bem, do jogo. Mas quem decidiu mesmo o jogo não foi nenhum desses. Ele não é um jogador. Aliás, ele não é nem um ser humano.

Eu estou falando do cartão amarelo recebido pelo goleiro Jéfferson, após fazer a conhecida 'cera' pra garantir a vitória sobre o Grêmio no Olímpico. O problema é que ele estava pendurado. Mas, ora, ele não sabia disso? Achava que não seria punido? Pois é, foi o que me inspirou pra essa postagem de hoje. Falta ao Botafogo a malandragem, a malícia de um time campeão. Sabendo da decisão do fim de semana, custava Jéfferson chamar um jogador de defesa pra bater o tiro de meta?


Isso não é uma crítica direta ao nosso goleiro de Seleção. Só acho que faltou percepção. Não só a ele, mas de um modo geral. Alguns alegaram que ele pode ter forçado, mas não faria sentido. O jogo de ontem era uma 'decisão' e não atrapalharia a ida dele à Copa Rocca. E levando em conta que ele vai perder os próximos 3 jogos - um pela Sul Americana e dois pelo BR11 - faria muito mais sentido ele ter forçado o cartão no próprio jogo contra o São Paulo.

Enfim, explicado isso, vamos ao motivo de tanta ladainha diante de um simples cartão: Renan entrou em seu lugar e foi mais do que decisivo pro empate com gosto de derrota. Time que quer ser campeão não pode abrir 2 a 0 em casa e ceder o empate a um concorrente direto pelo título e pela Libertadores. E isso agrava-se mais em caso de enorme parcela de culpa de apenas um jogador.

Podem falar do gol perdido pelo Loco, da alteração errada do Caio Júnior, mas nada pode ser comparado às falhas bisonhas do goleiro reserva. Tudo começou na infantil atitude de pegar um claro recuo com as mãos. Antes de ser bom ou mau goleiro, você tem de saber as regras. Depois, erro grotesco no primeiro gol ao soltar a bola nos pés do atacante, nos fazendo lembrar o triste passado recente envolvendo a camisa 1. Sem falar nas várias espanadas com os pés e com as mãos. Ele simplesmente desestabilizou o time - que percebeu a insegurança que havia na nossa baliza.


Loco Abreu perdeu, sim, um gol feito. Mas fez outros dois - sem nem entrar no mérito de outras partidas. Decisivo sempre, mas nenhum atacante no mundo é 100% de aproveitamento. Eles também perderam gols. Caio Jr mexeu mal, mas que diferença isso faria no resultado, não fosse o frango que botou os caras no jogo? Isso basta pra concluirmos que a atuação de Renan simplesmente destoou - junto com a atuação bisonha de Herrera - do resto do jogo.

Um jogão, por sinal. É preciso reconhecer os méritos do adversário, que é um time traiçoeiro e bem armado, que sabe como nenhum outro, até agora, jogar um campeonato de pontos corridos. Mesmo apontado como time 'frio', retrancado, previsível, o São Paulo papou três Brasileirões consecutivos, Libertadores e Mundial. Isso nos últimos seis anos. Resultados de um clube estruturado, e mais um modelo a se seguir. Estamos nos estruturando e muito. Que venham os títulos.


Além da falta de malandragem no jogo contra o Grêmio, outra coisa me incomoda muito: a incapacidade do Botafogo em segurar resultados. Nunca vi o Botafogo, tendo a vantagem no placar, tocar a bola no ataque pra administrar o resultado. É só prender a bola lá na frente. Perdeu a posse, faz a falta, mas no campo de ataque. Por não fazer isso, somos o time que mais sofre gol nos últimos minutos da partida. Isso não pode acontecer mais, de jeito nenhum.

Que esse 2 a 2 com gosto de derrota sirva de exemplo pra adquirirmos e malícia de um time campeão. E que o resultado comprometido pela atuação de Renan se transforme em muito treinamento e dedicação, visando mudar essa péssima imagem que ficou. Precisamos de boas atuações do nosso camisa 12, visto que temos o melhor goleiro brasileiro vestindo a nossa 1, e estará muitas vezes à serviço da Seleção. Acorda, garoto!

4 comentários:

  1. Com certeza Pedro, Renan foi o grande responsável pela derrota e Jéfferson indiretamente contribuiu.

    ResponderExcluir
  2. Renan foi o responsável pela derrota, Caio Jr contribuiu para o resultado, e, por último, o time inteiro se desconcentrou quando tinha o jogo na mão. Vale destacar que o Herrera errou vários passes, e ainda quase foi expulso chegando por trás no jogador do sp, no 1 tempo.
    Agora, não é o fim do mundo, temos jogos para disputar, por sinal muito mais faceis que os dos nosso adversários diretos. Que sirva de lição esse vacilo.

    ResponderExcluir
  3. Desde 2007 ou 2008 sei lá,desde a época que Renan brigava com o Castillo com a vaga do gol ele poderia ter aprendido,mas mostrou a porcaria de goleiro que é e sendo que temos goleiros até na base e no grupo principal que são Luis Guilherme,Milton e até outros que teriam maturidade que o próprio Renan que todos ficam falndo.Renan é uma porcaria de goleiro,até pode ser goleiro que sirva pra time pequeno,mas pra vestir o Fogão,chega.Me cansa o Renan.
    E até quando a torcida do nosso time vai admitir que Cortês,Fábio Ferreira e Antônio Carlos e a nossa defesa também é um lixo que só se salva o Lucas na ala e o Jéfferson que é o melhor goleiro do Brasil hein?Ninguém fará isso,preferem cornetar o Loco,aliás quem corneta o Loco ou tá bebado ou tá carente ou algo assim!Respeito,só que tem coisa q não dá pra concordar.
    Renan+ a defesa pra mim a grande culpada deste empate que não poderia ter rolado embora o SP tenha tido méritos totais até pelo o recuo,o time se abdicou de jogar,pareceu um time que jogou agorinha a pouco contra a Chapecoense na C abriu 2 a 0 e esqueceu de jogar e tomou o empate.Caio Jr,te banco,mas anda complicado hein!
    Abraço Pedro e to sempre aqui fortalecendo como sempre!
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  4. Aliás só pra fechar,Renan desde tal ano f..com a gente!#fato

    ResponderExcluir