quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aprendendo a jogar

"Nem sempre ganhando / nem sempre perdendo, mas /aprendendo a jogar". Através dessa conhecida música de Elis Regina, consigo ver o nosso Botafogo. É perceptível como o clube vem, ao longo dos anos, se adaptando ao sistema de pontos corridos. Claro, isso não depende apenas de adaptação à filosofia do campeonato, mas também por outros fatores primordiais.

O primeiro deles é o planejamento: não adianta pensar em tudo de uma vez, como vão ser os 38 jogos, nem tratar um jogo com mais importância que outro. O ideal é 'quebrar' a tabela em várias pequenas sequências, como faz o técnico Caio Jr, estabelecendo metas pra cada uma. Dessa maneira, o time não perde o foco e nem a motivação.

Mas, pra conseguir cumprir essas metas, é preciso qualidade no segundo fator: a qualidade do elenco. Após os últimos anos, é de conhecimento geral a necessidade de montar um elenco numeroso e qualificado, com opções pra todos os setores. Aos poucos, o Botafogo vai alcançando isso. Claro que ainda não estamos no ponto ideal, mas a mudança completa da filosofia nos empurrou pro caminho certo. O time já tem sua espinha montada, grande parte do elenco tem seu passe vinculado ao clube e com contratos longos. Caminhada a passos largos.

Passados esses dois fatores, aí sim, vamos ao campo e suas vertentes. Num campeonato longo e equilibrado, é importantíssimo não se desesperar com derrotas e, mais ainda, não se empolgar com vitórias. E isso também se estende à torcida. Lembro bem de como estávamos empolgados em 2007, certos do título, mesmo antes do fim do primeiro turno. Mal sabíamos que o elenco era limitadíssimo e o planejamento precário.

Mas falemos de coisas boas: o momento atual, muito bem representado pela tarde desse 7 de Setembro. Em um show do time e da torcida, o Botafogo obteve mais uma excelente vitória. O caminho se tornou mais fácil com outro gol de Herrera em início de partida. O Ceará equilibrou o jogo e até nos dominou por alguns minutos, mas a expulsão do zagueiro Fabrício em jogada de Maicosuel - que está voltando a jogar bem, mas ainda distante do Mago 2010 - recolocou o Botafogo no comando do jogo.


A partir daí, foi domínio absoluto. O Botafogo cresceu demais no segundo tempo, colocou o Ceará na roda e fez a festa da torcida, vibrante e apaixonada, que lotou o Engenhão. Ilustra-se a partida com o terceiro gol: uma bela trama que envolveu Lucas, Elkeson e Maicosuel, que rolou pro nosso Loco só empurrar pras redes. Outros destaques foram a boa entrada de Éverton com duas assistências, o gol de cabeça do pequeno-grande Cidinho e a inteligente atitude de Alessandro, evitando que Azevedo descesse direto pro vestiário e mostrando que suas melhores intervenções são no banco mesmo. Que continue TUDO assim!

O Botafogo de fato joga o melhor futebol do momento e talvez do campeonato. Mas é importante notar que Corinthians e Flamengo, por exemplo, já tiveram ótimos momentos e hoje estão em má fase. Por isso, resolvi ressaltar nessa postagem a necessidade de mantermos a tranquilidade diante desse ótimo momento. Temos longas 16 rodadas pela frente, mais o jogo adiado contra o Santos. É fundamental manter a excelente campanha em casa, e consertar o nosso principal defeito: a postura fora de casa. Por que jogar diferente e mudar um estilo tão eficiente de jogo?

Enfim, é inegável que a fase empolga e a postura - como aponta o blog do amigo Thiago - encanta. Podemos sim ficar felizes e muito animados. Talvez até mais com a evolução do clube do que com o momento vivido pelo time. Mas isso tudo com a cabeça no lugar. Que não seja apenas uma fase e, principalmente, que o final seja diferente. Merecemos esse título mais do que qualquer outro e vamos em busca dele, com muitos outros dias marcantes como ontem. Pra cima deles, Glorioso!

3 comentários:

  1. Disse tudo!abraço Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. Não há como negar que o Botafogo esteja jogando o melhor futebol desse campeonato, que, para mim, possuí um nível bem mediano, sem nenhum grande time

    No entanto, estamos ainda no início do segundo turno e tem muita coisa pra rolar. Sendo assim, cabe ao Botafogo ter a humildade e continuar mantendo essa regularidade conquistada, não se abatendo com possíveis futuraS derrotas, tentando se manter sempre no G-4.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, o Elkeson foi eleito o destaque do Brasileirão por leitores do jornal O Globo, através de uma enquete.

    Feito fantástico, que não é noticiado provavelmente por ter roubado a cena do protagonista da companhia, o R10.

    De certa forma o povo brasileiro mostrou que seu conhecimento sobre futebol pode oferecer uma tremenda resistência à empulhação midiática.

    Se fosse o R10 — certamente quem esperavam que fosse e que provavelmente levou à ‘encomenda’ da ‘pesquisa’ —, a notícia seria capa do caderno de esportes, dos jornais especializados, matéria de 2 blocos no Globo Esporte com a visita do ‘craque’, quadro especial do Faustão…

    Mas como foi o Elkeson, noticiaram somente aqui > http://oglobo.globo.com/esportes/brasileiro2011/mat/2011/09/08/destaque-do-brasileiro-na-opiniao-dos-leitores-elkeson-nao-tem-pressa-de-chegar-selecao-tenho-muita-estrada-pela-frente-925311744.asp

    Saudações botafoguenses!

    ResponderExcluir