domingo, 28 de agosto de 2011

Um sonho real

Na madrugada de sábado pra domingo, tive um sonho estranho, mas animador. Nele, eu estava na arquibancada do Engenhão, antes de um jogo contra o Fluminense, dando uma espécie de entrevista pra um programa de TV. Falava sobre a minha trajetória como botafoguense até ali, todas as decepções, derrotas, vitórias, alegrias e todos os momentos de dúvida e decepção que de tempos em tempos afetam os torcedores de futebol.

Até aí, nada demais. Só que a pergunta seguinte me fez entender a situação: "e qual é a sensação de estar prestes a comemorar um título brasileiro?". Sim, eu estava na última rodada do presente campeonato, a uma vitória de sermos campeões. Por diversas vezes durante a tal entrevista eu me emocionava. Era muito real, e eu podia sentir a adrenalina daquele momento. Será que era uma visão? Se for, uma coisa de certa forma me incomodou: eu acordei antes do final. Não pude saber o final daquele sonho, e confesso não saber se isso foi bom ou ruim. Só saberei no dia 4 de dezembro.

E enquanto esse dia não chega, o Botafogo me faz sonhar acordado. O campeonato desse ano nos dá a impressão de recém-começado, mas já atingimos sua metade. E depois de um início complicado, com um plantel incompleto e sem filosofia de jogo alguma, o Brasileirão dava indícios de que, pra nós, seria só mais uma decepção em 2011. Só que as peças foram chegando, Caio Jr foi desenvolvendo seu trabalho e, diante de prós e contras, nos encontramos em 5º lugar, na zona de classificação à Libertadores e a três pontos do líder.

É fácil perceber, mesmo diante de alguns erros, quando existe qualidade e conhecimento. Em 19 jogos, Caio Júnior obteve 10 vitórias. Ano passado, durante todas as 38 rodadas do campeonato, Joel conseguiu 14. Quase o mesmo número, com o dobro de jogos. Isso sem falar em escalações, padrão de jogo - não tínhamos em 2010 -, conhecimentos táticos e vontade de vencer. O erro mais perceptível do Caio Júnior, até agora, são suas substituições, muitas vezes erradas. O popular "mexer mal".

Analisando friamente a tabela e seus números - muitas vezes traiçoeiros - poderíamos concluir, em conferência com o post aqui do blog em que debatemos o elenco e suas capacidades, que isso estava dentro do esperado. Mas se nos permitirmos olhar além dos números, tendo em vista o futebol jogado pelos times da ponta, a nítida evolução tática e técnica do Botafogo e as rodadas favoráveis, podemos certamente almejar mais. Muito mais. A grande questão é: diante do dinamismo do futebol, será que essas variáveis podem se manter pelas próximas 19 rodadas?

Olhando apenas o nosso lado dessa história, imagino que sim. Caio Júnior deu um padrão tático ao time, apesar de algumas falhas no posicionamento defensivo - nada que não se acerte com muito treino. Já pelo lado técnico, é visível a evolução do time com a boa fase de jogadores importantes. Jéfferson, sempre seguro e justificando suas convocações; a entrada do Lucas no time titular, participando com assistências e gol decisivos; a ótima estabilidade de Antônio Carlos - que sua lesão não seja nada grave; a volta de Loco Abreu, que mesmo sumido num jogo, causa preocupação e é decisivo; a volta do bom futebol de Marcelo Mattos e, principalmente a campanha monstruosa de Elkeson e a classe, objetividade e qualidade de Renato. Os dois últimos são fundamentais pra enorme evolução do nosso meio-campo. Renato conserta tudo, faz desarmes cirúrgicos, acerta jogadas erradas, joga sempre de cabeça em pé e raramente erra um passe. Daí solta a bola nos pés do Elkeson, que sempre dita o ritmo de nossas principais jogadas ofensivas.

É claro que vai ser perfeitamente compreensível se esse panorama de nossa equipe se alterar completamente com a sequência dos próximos jogos. Mas é aí que se reconhece um time campeão: a regularidade e a vontade de vencer sempre, que se unem num só objetivo, que é o título. Quando não dá na técnica, vai na vontade. Quando não dá nem na vontade, o jeito é contar com a sorte. E pode crer que se o ambiente é favorável, ela vem. Mas não pode ser sempre!

Por isso, precisamos continuar nessa batida. A vontade de vencer, a técnica pra impor nosso ritmo e a tranquilidade pra reverter resultados adversos, quando necessário. Fundamental também é a torcida, que comprou a briga no clássico contra o Fluminense, foi maioria absoluta e apoiou o jogo inteiro, principalmente enquanto perdíamos. Assim que tem que ser daqui até o final em NOSSA casa. Compareçam!

Quem sabe assim esse meu sonho não se torna realidade? Não precisa de entrevista ou algo do tipo. O que importa mesmo é sermos campeões. E, depois dos últimos anos, cá entre nós: merecemos demais!

ps.: Nada mais justo do que dedicar um espacinho aqui no blog a uma causa que cabe não só a nós, mas a tordas as torcidas do Brasil. Presto aqui a solidariedade alvinegra ao técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVE no último domingo e está internado em estado grave, porém estável. Melhoras, que tudo corra bem e que muito em breve esteja de volta aos gramados!

5 comentários:

  1. Boa Pedro,só discordo desta tal regularidade que se vê no Antônio Carlos,algo que respeito tua opinião mas enfim não vejo e nem vou com a cara deste jogador que é ruim.Claro que até em comentários aqui e em posts por aí me fez pensar nisso.Lá fui eu conhecer o Engenhão e ir no clássico e apoiar a equipe e vi o povo apoiando a equipe e não xingando e nem naquelas reclamações que se via só no twitter e como algo exagerado demais.
    Até no final quando ia embora,se via o torcedor empolgado gritando e muito mais,e pensei por um minuto: este torcedor(e até eu que sou Botafoguense de coração)independente se o Assumpção não presta,ou se tem jogador que presta ou não no gosto de cada torcedor não merecia sair de mãos vazias e que possamos estar certos e que teu sonho seja certo,de coração!
    Abraço
    Igor
    e pra quem reclamou que a torcida não aparece e até chamam de Vazião o estádio,teve que calar a boca e queimar a língua,teve 22 mil de público presente,pelo menos uns 18 mil só nosso,chutando de fato!e espero voltar ao Engenhão,gostei do que vi,foi uma emoção pra mim botafoguense e ainda tem gente que reclama do estádio né?deveriam dar graçs a Deus que não estamos numa São Januário da vida ao invés de reclamarem de tudo.
    Meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter pra quem quiser seguir o blog é @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. Com a torcida apoiando, a possibilidade de esse sonho se tornar realidade é totalmente real...
    E, com o apoio incondicional dessa torcida apaixonada pelo escudo que defende, com certeza o final desse sonho vai ser o melhor possível pra nós !

    ResponderExcluir
  3. SInceramente, eu acho que o diferencial desse ano sou "eu". Sério, tem dado certo quando eu vou, pena q não posso ir em todos, mas vou tentar fazer o máximo possível pra comparecer. Tirando isso, (rs que modéstia) acho que é muito cedo para comemorarmos alguma coisa concretamente, só vou descansar no dia 4 de Dezembro msm. Não vou negar o que você disse, em relação ao trabalho atua e tudo mais, mas, quem torce pro Botafogo, sabe que não há nada que não possa ficar pior. Mas to confiando, ainda com esse diferencial que eu citei

    ResponderExcluir
  4. Não acredito em regularidade do Botafogo nas próximas rodadas até a última, mas como nenhum time tem demonstrado isso, tudo é possível.
    Vocês até tinham chances de ser campeões, mas infelizmente o Flamengo existe :(
    Abraços e até 2012! o/

    ResponderExcluir
  5. SÓ PARA CONSTAR: houve erros de digitação

    ResponderExcluir