quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desonrando as cores de nossa gente

Desde que assumiu o comando do Engenhão, no mandato de Bebeto de Freitas, o Botafogo passou aos botafoguenses a ladainha de não poder alterar as cores das cadeiras. A torcida sempre sonhou em vê-las pretas e brancas, personificando o estádio - que pra falar a verdade, nunca teve a nossa cara.

Eis que chega a Brahma, oferecendo um dinheirinho e uma ajuda na melhoria do gramado e PUF - as cadeiras ficaram assim:



Foi o suficiente para causar revolta na torcida. Além de descaracterizar mais ainda nosso estádio, a empresa fez uso de uma das cores do nosso maior rival. E o pior de tudo - obviamente -, com o consenso da diretoria.

A Brahma, como investidora, tem o direito de utilizar a cor que quiser em suas publicidades, e a diretoria permitiu que as cadeiras fossem vermelhas. Mas será que vale a pena?

O efeito negativo causado pelo vermelho das cadeiras só afasta a torcida da marca. A reação é unânime: todos odiaram. Participo de vários fóruns em diversos sites de relacionamento, e o que mais leio é "não consumo mais produtos da Brahma".

Será que quem planejou essa ação de marketing nem imaginou que uma torcida ALVINEGRA iria simplesmente REPUDIAR cadeiras com a cor do rival? Nós, botafoguenses, exigimos respeito, seja da Brahma ou da diretoria.

E pra quem pensa que eles pararam nas cadeiras, é com muita tristeza que divulgo as imagens abaixo.

Painel na entrada da Oeste Superior:


Painel do telão - onde antes havia imagens de alguns dos nossos ídolos:


Nos entornos do estádio:


Sobrou até pro "Caçador":


Enfim, não tem nem muito o que dizer. Nenhum dinheiro justifica esse uso abusivo e repetitivo. Pra mim, soa como exploração. A diretoria se vendeu. Procurem na internet, imagens dos estádios de Grêmio, Inter, Atlético Paranaense, Boca Juniors e vários outros: TODAS as publicidades, independente da marca, usam as cores de seus respectivos clubes. Particularmente, tive a oportunidade de conhecer a Bombonera, do Boca, e fiquei impressionado: era TUDO azul e amarelo. Até a logo da Coca-Cola.

Pois bem, fica o recado pra diretoria: o clube precisa sim de receitas e não só pode como deve utilizar o Engenhão pra isso. Mas tudo tem limite. Não se vendam. Não vendam nosso orgulho, nossa tradição, nossas cores. Como diz nosso hino, "HONRANDO AS CORES DO BRASIL E DE NOSSA GENTE". Respeitem o Botafogo de Futebol e Regatas.

Tudo tem uma saída..

#CadeirasVermelhasNÃO

Créditos das imagens: Fernando Lôpo e Lucas Amiune

14 comentários:

  1. É, não fica legal esse troço no estádio do Botafogo não. Se bem que em preto e branco também descaracteriza a marca, o que ja não é um problema nosso. No que diz respeito aos painéis e outdoors, não vejo problema algum.

    ResponderExcluir
  2. O problema de painéis e outdoors é que, em momento nenhum, eles fazem referência ao Botafogo.

    ResponderExcluir
  3. Totalmente de acordo!

    Só uma observação: dizem que cadeiras pretas não dariam certo porque absorve o calor, jogo 16h seria inviável de sentar nelas... mas que fossem todas brancas e o resto do estádio todo caracterizado de preto e branco...

    Infelizmente esse aí não é o Engenhão, a casa do Botafogo... é o Stadium Rio, a casa de aluguel para os "co-irmãos" e quem chegar junto com grana

    ResponderExcluir
  4. Galera, esqueçam as cadeiras do Engenhão. Os caras estão pagando! Pedimos reforços? Eles vieram! Alguém tem que pagar os salários!
    Esqueçam cor de patrocínio também! Se formos esperar patrocinadores "alvinegros" só vamos encontrar o....quem?! Ninguém.
    A chance de grandes empresas terem vermelho nas cores é bem grande!
    Imaginem o ridículo: Pres. Botafogo: "Infelizmente não vamos poder aceitar o seu patrocínio milionário porque ele tem vermelho na logo" =O
    O Clube ainda tem MUITAS dívidas antigas para pagar...não podemos fazer birra com quem nos 'sustenta' por causa de cor de cadeiras...

    Incrível como tem gente que parece viver no Mundo da Fantasia! Dinheiro não brota no gramado do Engenhão não, meu povo.

    ResponderExcluir
  5. "O problema de painéis e outdoors é que, em momento nenhum, eles fazem referência ao Botafogo. "

    Verdade, pqe não lançaram eles com a logo "BrahmaFogo" ? É um absurdo o que estão fazendo, lamentável mesmo

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vocês! Até acho que as propagandas do lado de fora poderiam continuar... mas reverter as cadeiras para preto e branco seria até uma jogada de marketing positiva pra eles. Lamentável se isso continuar. Imagina só? Nosso estádio ainda não viu o Botafogo ser campeão nele, ainda falta identidade com ele e agora teremos que chegar na nossa casa VERMELHA??? É um absurdo...mas não digam que são as cores do nosso maior rival...senão vão nos sacanear dizendo que nosso maior rival é o América. Saudações Alvinegras!

    ResponderExcluir
  7. O vazião ta ficando rubro-negro! HIAUhIuahiuahaiuhaihAIuhaiuahiuAHiuAHuA

    ResponderExcluir
  8. Acho que a torcida, em sua maioria, tem uma visão muito superficial do caso. A idéia, desde que o Botafogo arrendou o estádio, era de conseguir um parceiro para adiministrá-lo em conjunto com o clube com a consequente aquisição do naming rights por parte da empresa investidora - ou seja, transformar o estádio numa XXXX arena. Nunca houve interesse por parte de grandes empresas nisso - tavez porque o estádio tem os sérios incovenientes da má localização e por isso dificuldade de lotação. A alternativa encontrada pela diretoria (que tem uma diretriz elogiável de tornar cada sede auto-sustentável) foi de firmar essa parceria com a Brahma. Não estou por dentro dos pormenores do contrato mas já deu para perceber que o Enganhão não se chamará Brahma Arena ou coisa do tipo embora fosse de se esperar toda essa propaganda. Sinceramente, não me incomoda nem um pouco que a cor das cadeiras de um setor seja vermelha (poderia ser o azul da Antártica ou o verde da Heineken)mas concordo que, para um estádio que não tem a cara do seu "dono", essa decisão pegeu mal. A torcida reivindica, há tempos, que o estádio sofra alterações para ficar mais com a cara do clube (inclusive colocou mãos à obra fazendo as estátuas que ficam no exterior) e naturalmente não gostou. A questão é que forçar a retirada das cadeiras beira o absurdo (qualquer outro investidor exigiria o mesmo tipo de propaganda). Por outro lado a diretoria cometeu uma gafe muito feia. Vão precisar de imaginação pra sair dessa - porque continuarão a chover críticas.

    ResponderExcluir
  9. Dinheiro nenhum compra anos de tradição e de historia...dignidade Alvinegra!!!Ow preto e Branco é minha vida,te amo ó meu Fogão!!!

    ResponderExcluir
  10. Orgulho alvinegro!!!!10 de agosto de 2011 às 13:23

    se for pra deichar em vermelho bota logo o escudo do flamengo logo,e entrega o estádio pra eles logo!!Diretoria mentirosa qd a torcida queria deichar as cadeiras em preto e branco vcs disseram q n poderiam, agora vermelha pode né!!ainda bem q esse ano e ano de eleição,Adues Mauricio de Assunção, seu vendido!!!

    ResponderExcluir
  11. nao sou contra propaganda, mas vermelho eu ja fico pe da vida com o placar q as letras sao vermelhas.....

    ResponderExcluir
  12. PROTESTO CONTRA AS CADEIRAS VERMELHAS NO ENGENHÃO!

    Amigos Alvinegros!
    Vamos levar o máximo de sacos de lixo pretos que pudermos para cobrir as cadeiras do engenhão!
    Não importa em qual setor que vc fica, faça a sua parte e cubra o máximo de cadeiras ao seu redor!

    É UMA VERGONHA AFIRMAREM QUE NÃO PODEMOS MUDAR A COR PARA A COR DO CLUBE E PERMITIR QUE SE COLOQUE VERMELHO EM FUNÇÃO DE UM PATROCÍNO DE CERVEJA!

    A COR VERMELHA não tem nenhuma identificação com o nosso GLORIOSO!

    Vamos lá!
    Pra frente Fogão!!!

    ResponderExcluir
  13. aonde assino hein?Disse tudo!é minha mesma opinião!
    É a diretoria,algo que nós não temos a MUITO TEMPO e isso desde antes do Montenegro e depois eu sou chato!
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  14. É revoltante, Pedro.

    Desde a verdadeira 'invasão' que essa cor representa no nosso estádio, até o fato de que isso revela que não mudavam o azul porque não queriam.

    E o pior de tudo foi 'sobrar' pro Caçador.

    Mas pior ainda seria se a diretoria 'genial' resolvesse colocar cadeiras pretas na Norte, pra 'agradar' a torcida. Imagina a aberração!

    Saudações botafoguenses!

    ResponderExcluir