segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vai-e-vem 2012

Com o fim de mais uma desgastante temporada sem resultados expressivos, o Botafogo começa a planejar seu próximo ano. A apreensão da torcida é grande, visto que todos os rivais disputarão a Libertadores, e até os rivais diretos na Copa do Brasil já começaram a se reforçar. Mais uma vez, já começamos atrás. Apesar da necessidade de bons reforços em todos os setores, a única contratação até agora foi o zagueiro Brinner, destaque do Paraná na Série B. É muito pouco.

O primeiro passo ainda não foi oficializado: a barca. Apesar disso, alguns nomes já parecem estar fora do planejamento para 2012 - graças a Deus, diga-se de passagem. São alguns deles: Éverton, Léo, Somália, Caio, Bruno Thiago, Araruama, entre outras mutações genéticas. A notícia ruim é que Fábio Ferreira, Herrera e outros bondes devem permanecer. A diretoria disse que a opinião da torcida influenciará nas decisões em conjunto com Oswaldo, o seria positivo no caso Alessandro, mas alguém ainda acredita nesses caras?

Meu lado passional me permite ser radicalista. Do time titular, manteria apenas Jéfferson, Antônio Carlos, Renato e Loco - com a ressalva de que precisamos de um jogador pra disputar a posição. Jogadores como Lucas, Gustavo e Felipe Menezes, que não são lá unanimidades pra torcida e nenhuma sumidade técnica, na minha opinião, são boas opções pra um elenco numeroso e qualificado - o que, convenhamos, nunca vi o Botafogo montar. São jogadores que, apesar das críticas, viveram bons momentos durante o Brasileirão - até mais que os respectivos titulares.

Visto, revisto e reformulado o elenco, partimos pra segunda e não menos importante etapa do planejamento: os reforços. Sendo assim, me dei a liberdade de criar, desde a reta final do campeonato, uma lista de nomes bons e viáveis, incluindo também algumas opções mais ambiciosas, que são extremamente necessárias pra nós atualmente. A diretoria precisa enxergar as contratações mais caras como investimentos visando títulos expressivos, e não como simples despesas. É um passo enorme. Vamos à lista.

À espera de um milagre, torcida precisa torcer pelo sucesso do ilustríssimo diretor de futebol

LATERAIS:

- Ávine / Bahia - LE
Considerado uma grande promessa nos últimos anos, se destacou no BR11 e foi um dos melhores laterais do primeiro turno. Se lesionou gravemente e não recuperou o ritmo a tempo.

- Dodô / Bahia - LE
Assumiu o lugar de Ávine e deu conta do recado. Infelizmente, nas rodadas finais, também se lesionou de forma grave, em entrada criminosa de Bolívar. Tendo em vista a nossa urgência, deixa de ser boa opção.

- Douglas / Goiás - LD
Destaque nas seleções de base, é uma contratação viável devido à fase do Goiás.

- Marcos Rocha / América-MG - LD
Um pouco mais velho que as opções anteriores, mas fez ótima campanha no BR11, se salvando no fraco time do América, rebaixado.


ZAGUEIROS:

- Paulo Miranda / Bahia
Mais uma ótima revelação do Bahia. Zagueiro novo, rápido, boa antecipação. Apalavrado com o São Paulo.

- Manoel / Atlético-PR
Um dos melhores zagueiros do campeonato. Ótimo no jogo aéreo. Será disputado por grandes clubes.

- William Rocha / América-MG
Outro bom valor que se salvou apesar do rebaixamento do clube.

- Emerson / Coritiba
Mais conhecido desse setor da lista, o zagueiro-artilheiro faria boa dupla com Antônio Carlos.

- T. Heleno / Palmeiras
Boa contratação pra compôr elenco.


VOLANTES:

- Néstor Ortigoza / San Lorenzo
Argentino naturalizado paraguaio, atua pela Seleção. Ótimo jogador, mas é preciso estudar as vagas pra estrangeiros no elenco.

- Michel / Ceará
Bom volante de combate, que também chega bem à frente. Chuta muito bem. Bastante viável, pois o Ceará caiu.

- Fillipe Soutto / Atlético-MG
Jovem valor que se destacou na redenção do Atlético, seria um excelente reserva pra Renato. Pela valorização recente, é possível que o passe não seja mais tão barato.

- Guilherme / Portuguesa
Um dos vários bons nomes da Lusa, campeã da Série B. Creio que também será bastante disputado pelos grandes.

- Charles / Cruzeiro
Bom volante, sem o devido espaço no bagunçado Cruzeiro. Negociação difícil devido à provável saída de Fabrício pro São Paulo.


MEIAS:

- Alex / Fenerbahçe (sonho)
Craque de bola. Na minha opinião, o jogador mais injustiçado na história recente da Seleção. Contratação difícil, porém viável, visto que clube e país atuais passam por crise.

- Montillo / Cruzeiro (sonho)
Contratação excepcional pra qualquer clube, o argentino vem sendo disputado por vários clubes grandes do Brasil, além de propostas do exterior. Parece que vai pro Corinthians. Botafogo assiste.

- Vargas / Universidad de Chile
Principal nome desse ótimo time. Cobiçado por grandes clubes da Europa, exige alto investimento.

- Giuliano / Dnipro
"Escondido" na Ucrânia, deve ver com bons olhos um retorno ao Brasil, visando oportunidades na Seleção, rumo à Copa 2014. Ótimo jogador.

- Wágner / Gaziantepspor
Parece que não fui o único a lembrar desse ótimo meia canhoto. Quase fechado com o Fluminense, o Botafogo ainda tenta atravessar. Palmeiras também se interessou.

- Éderson / Lyon
Já cobiçado pelo clube outrora, o brasileiro que atua na frança seria um bom reforço. Teve o azar de se machucar nos primeiros minutos de partida em chance recente na Seleção.

- Cleiton Xavier / Metalist
Carrasco do jogo contra a Ana Paula, fez ótima campanha pelo Palmeiras e foi pro exterior. Outro que poderia ser repatriado. Camisa dez clássico.

- Leandro Domingues / Kashiwa Reysol
Jogador que sempre indiquei, coincidentemente está disputando o Mundial, sendo um dos destaques do time japonês até então. Boa opção, mas precisaria de companhia.

- Renatinho / Ponte Preta
Jovem que se destacou na boa campanha da Ponte Preta. Valorizado, porém viável. Boa opção pra elenco.

- Renato Cajá / Ponte Preta
Passou pelo Botafogo em 2010. Longe de ser craque, porém muito útil. Poderia ter ficado, visto que é melhor que 80% das opções do nosso atual elenco.

- Roni / Criciúma
Jovem promessa. Contratação visando progresso a médio/longo prazo. Bastante potencial.


ATACANTES:

- Welliton / Spartak
Sucesso recente no Goiás, velocista que também sabe fazer gols. Posição carente no nosso elenco, principalmente no 4-2-3-1, sistema implantado por Caio Júnior. Faria a função pessimamente exercida por Herrera.

- Taison / Metalist
Outro ótimo segundo atacante. Ex-Inter, já declarou desejo de voltar ao Brasil. Botafogo já sondou, mas não deu em nada. Ótima hora pra tentar de novo.

- Jorge Henrique / Corinthians
Segue a mesma linha de função tática. Outro que poderia estar no elenco até hoje. Muito útil. Saiu por culpa da diretoria e evoluiu bastante no Corinthians, onde deve ter pouquíssimas chances devido ao elenco inchado pra Libertadores.

- Osvaldo / Ceará
Uma das maiores revelações de 2011. Seu passe percence a clube do Qatar, o que não invibializa a contratação, mas precisaremos botar dinheiro na mesa. Vale a pena.

- Dagoberto / São Paulo
Botafogo demorou, perdeu tempo e perdeu um excelente reforço, que, de saída declarada do São Paulo desde o meio do ano, acertou com o Inter. Faz todas as funções de ataque com muita eficiência.

- André Lima / Grêmio
Estilo de jogador que precisamos ter no elenco. Bom reserva pro Loco. Trombador com faro de gol, apesar de ser um pouco 'folclórico'. Já declarou carinho pelo Botafogo e teve boas passagens por aqui.

- Ricardo Jesus / Ponte Preta
Destaque e artilheiro pela Ponte Preta na Série B, também seria boa opção pro banco.


Concorda? Discorda? Quem mais você indica?

Saudações Alvinegras!

6 comentários:

  1. André Lima eu faço coro, acho ele um reserva ideal para o Loco! Até pelas características parecidas!

    ResponderExcluir
  2. Esse Roni eu vi jogar no estádio. O cara é bom mesmo, diferenciado.

    ResponderExcluir
  3. Alguns já estão fechados, não tem como atravessar. Outros acredito que não vale a pena o investimento. Dos 32 nomes, gostei e acredito que possam ser utilizados uns 6. Nenhum dos laterais virá, dos zagueiros apenas o William Rocha e o Emerson.Acho T.Heleno fraco, mesmo nível que F.Ferreira. Volante apenas Michel pode vir, pois o Ceará caiu,é ídolo lá, pode ser difícil. Não conheço o paraguaio. Meias: Apenas os três últimos poderiam vir. Os outros o Botafogo não tem cacife para concorrer.Sobre os atacantes acho que as possilidades são Wellinton- Botafogo vai ter que entrar forte, pois o jogador é titular- e Jorge Henrique, porém não sou fã deste. Eu gosto de alguns jogadores que podem ser bem fáceis de contratar casos de: Edilson, lateral do CAP; Felipe Azevedo, meia do Ceará; Alessandro, atacante do América/MG; Vicente,lateral esquerdo do Ceará; Marcinho e Deivid, meia e volante do CAP

    ResponderExcluir
  4. Vamos a aquela fortalecida de sempre aqui e bora comentar!
    Sobre o seu texto,comento o seguinte: de quem deveria ficar pra mim seria e vou repetir o que comentei a outros posts atrás que os que deveriam permanecer são Jéfferson,Lucas(nem que seja pra reserva,algo que a @anatelhado outro dia fez um baita argumento),,Marcelo Mattos,Renato e o Loco Abreu e SÓ ISSO e o resto que vaze.
    A Diretoria se diz escutar a gente,mas se escutasse realmente..o Alessandro não estava e muito menos alguns outros também.
    O Rafael disse nos comentários sobre o André Lima e o engraçado que defendo o futebol do cara,acreditem mas é verdade.A Diretoria tem que pensar grande embora quem está na política lá seja de oposição ou não...também precisaria de uma debandada absurda e na nossa atual que foi eleita porque não tinha ninguém(modo de falar)não pensa grande nem por decreto.
    Sobre o Brinner que foi um dos poucos contratados concordo que seja muito pouco.Aliás vi alguns jogos dele no Paraná e até que ele não é mal jogador e serviria talvez pra ser mais um no elenco e não promessa e nem nada(pra mim se ele jogar mais que Fábio Ferreira e Antônio Carlos da forma que ele não foi mal na época do Paraná,o foguetório vai cantar por aqui hahahaha)
    Analisando a sua lista de reforços,tem nomes que concordo e outros que honestamente discordo e aí vai a lista:
    Discordo de você na lista sobre:
    -Thiago Heleno
    -Charles
    -Fillipe Soutto(é mais ou menos este jogador)
    -Éderson
    -Wagner(este que o Fluminense quer contratar e sumia no Cruzeiro)
    -Renato Cajá(este eu não quero ver nunca mais ele no time e pior que tem torcedor que acha que o cara jogava muito mas criticava também)
    -Montillo(depois daquela de não bater o pênalti e assumir a responsa contra o Flamengo quando tava 1 a 0,deixando até zagueiro bater pênalti sendo que ele não estava machucado ali e nem nada,praticamente manchou no meu conceito)
    -Leandro Domingues(ser craque no Kashiwa Reysol até muito torcedor que joga bola seria,lembro dele no Cruzeiro e no Vitória e ele era ruim)
    -Dagoberto(esse faria problemas e junto com o Jóbson..a coisa no quesito problemas seria total,ele é mimadinho demais e só aceita ser titular e joga até jaleco no chão como ele já fez lá e jogador problema também o torcedor tá cansado embora alguns faltam só levar o Jóbson pra CASA pra mimar)
    O Resto aí eu simplesmente concordo e nem precisa de justificativa né?hehehe
    Sobre esse Wellinton se for o ex Figueira que foi antes pro Goiás digo que tá na lista dos que discordo,se não..incógnita na veia.
    Preocupado com o 2012 do time e que um Carioca conquistado não faça todo mundo ver que tá tudo bem ou que tá tudo bonito e as críticas pararem de vez até a um ponto de que quem critica vira "persona non grata",é o que mais preocupa,até porque precisamos de títulos de expressão,chega de campeonato carioca aonde talvez vamos bater os rivais e seus times B(já que pensam na Libertadores).
    Quero o meu fogão de volta!
    Abraço Pedro
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir