sábado, 31 de dezembro de 2011

Batendo cabeça

Ano novo, vida nova. Esse ditado popular é tudo o que o botafoguense desejara pra 2012. Mas, pelo que podemos acompanhar até agora, será mais do mesmo. Mesma falta de ambição, mesma incompetência, mesma ausência total de planejamento. Se existia algo de positivo que poderíamos tirar dos últimos dois anos, seria o aprendizado e a lição com erros que não podemos mais cometer. Só que, pelo visto, nossa diretoria gosta mesmo de ser assim. Continuando nos ditados: errar é humano, persistir no erro...

Tomando o São Paulo como exemplo, podemos ver um clube que errou, admitiu isso e agora tenta reverter essa situação. Refazendo seu elenco, dispensando quem não deu certo, contratando bons nomes, vendo contratações caras não como uma despesa, e sim como um bom investimento pro futuro. E olha que o passado recente do São Paulo é monstruosamente superior ao nosso - assim como o de vários e vários outros clubes grandes, ou até mesmo o do Fluminense.

Após prometer - especialidade desses infelizes - mundos e fundos, dispensas e contratações, grandes objetivos e tudo mais que estamos acostumados a ouvir a cada fim de ano, o que se vê é um Botafogo acomodado e conformado. A temporada de 2012 nem havia chegado, e já se falava em improvisar o Lucas Zen na lateral-direita numa eventual ausência do Lucas. Será que o Botafogo não enxerga o que até um cego vê?

Andrezinho chegou, não é mau jogador, mas vai receber uma responsabilidade e uma importância que não cabe a ele: o camisa dez, craque do time. Continuaremos vendo Fábio Ferreira intocável na zaga, assim como Herrera na suas únicas funções: receber cartões e queimar uma vaga de estrangeiro. Não temos laterais esquerdos; Cortês saiu e Azevedo seguirá o mesmo rumo. Mattos prossegue como titular absoluto e sem um reserva - aliás, será que o Maurício Omissão sabe o significado dessa palavra? Pois não a temos em nenhuma posição. Eu disse NENHUMA!

Não sei o que é pior: ver declarações de foco no Carioquinha ou o presidentista prometendo, outra vez, buscar a Copa do Brasil. Alguém avisa a ele que é preciso ter elenco? A reformulação do elenco não veio, então a perspectiva continua a mesma: não ir a lugar algum, com a dupla "Maicosuelkeson". Ou, quem sabe, ter algumas rodadas de ilusão no Brasileiro, onde a diretoria vai "queimar a gordurinha" que guardou pra alguma contratação no melhor estilo "cala-boca" pra torcida, após ser eliminado de maneira vexatória na Copa do Brasil pelo XV de Pindamonhangaba do Sul.

Se almejar algo de bom, algo de diferente, o Botafogo precisa buscar, no mínimo: dois laterais-esquerdos, um lateral-direito pra disputar posição, um zagueiro titular, um volante de combate pra fazer frente ao Mattos, um camisa dez de verdade - já perdemos o Wágner pro Flu, quem será o próximo? -, um segundo atacante e um bom reserva pro Loco. Repito, no mínimo. Nosso elenco não é nem metade do que a diretoria acha, e os poucos jogadores consideráveis estão em baixa. Já evoluimos em marketing, em estrutura, em gerência. Agora é hora de evoluir no futebol, antes que fiquemos pra trás.

Acorda, Botafogo, antes que seja tarde pra desejar Feliz 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário