Tomando o São Paulo como exemplo, podemos ver um clube que errou, admitiu isso e agora tenta reverter essa situação. Refazendo seu elenco, dispensando quem não deu certo, contratando bons nomes, vendo contratações caras não como uma despesa, e sim como um bom investimento pro futuro. E olha que o passado recente do São Paulo é monstruosamente superior ao nosso - assim como o de vários e vários outros clubes grandes, ou até mesmo o do Fluminense.
Após prometer - especialidade desses infelizes - mundos e fundos, dispensas e contratações, grandes objetivos e tudo mais que estamos acostumados a ouvir a cada fim de ano, o que se vê é um Botafogo acomodado e conformado. A temporada de 2012 nem havia chegado, e já se falava em improvisar o Lucas Zen na lateral-direita numa eventual ausência do Lucas. Será que o Botafogo não enxerga o que até um cego vê?
Andrezinho chegou, não é mau jogador, mas vai receber uma responsabilidade e uma importância que não cabe a ele: o camisa dez, craque do time. Continuaremos vendo Fábio Ferreira intocável na zaga, assim como Herrera na suas únicas funções: receber cartões e queimar uma vaga de estrangeiro. Não temos laterais esquerdos; Cortês saiu e Azevedo seguirá o mesmo rumo. Mattos prossegue como titular absoluto e sem um reserva - aliás, será que o Maurício Omissão sabe o significado dessa palavra? Pois não a temos em nenhuma posição. Eu disse NENHUMA!Não sei o que é pior: ver declarações de foco no Carioquinha ou o presidentista prometendo, outra vez, buscar a Copa do Brasil. Alguém avisa a ele que é preciso ter elenco? A reformulação do elenco não veio, então a perspectiva continua a mesma: não ir a lugar algum, com a dupla "Maicosuelkeson". Ou, quem sabe, ter algumas rodadas de ilusão no Brasileiro, onde a diretoria vai "queimar a gordurinha" que guardou pra alguma contratação no melhor estilo "cala-boca" pra torcida, após ser eliminado de maneira vexatória na Copa do Brasil pelo XV de Pindamonhangaba do Sul.
Se almejar algo de bom, algo de diferente, o Botafogo precisa buscar, no mínimo: dois laterais-esquerdos, um lateral-direito pra disputar posição, um zagueiro titular, um volante de combate pra fazer frente ao Mattos, um camisa dez de verdade - já perdemos o Wágner pro Flu, quem será o próximo? -, um segundo atacante e um bom reserva pro Loco. Repito, no mínimo. Nosso elenco não é nem metade do que a diretoria acha, e os poucos jogadores consideráveis estão em baixa. Já evoluimos em marketing, em estrutura, em gerência. Agora é hora de evoluir no futebol, antes que fiquemos pra trás.
Acorda, Botafogo, antes que seja tarde pra desejar Feliz 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário