quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Futuro no presente

Recentemente, o Botafogo começou a aprimorar o trabalho em relação às divisões de base. As condições de treinamento eram precárias e o investimento - em termos de dinheiro, tempo e trabalho - era quase nulo. Ou seja, saímos do 0%. Mas o processo é árduo, não estoura em sucesso de um dia pro outro e exige muita paciência, aplicação e, acima de tudo, pés no chão. Digo isso porque os pouquíssimos torcedores que levam nossa base à sério sabem: não estamos às mil maravilhas, como pintou uma matéria do Globoesporte.com recentemente.

Estamos apenas no início do processo. Resultados positivos vêm sendo colhidos. Títulos são sempre bem-vindos, mas sem perder o foco: revelar bons jogadores pro profissional, fazendo o clube economizar em contratações e, futuramente, lucrar com transferências. Nem sempre um time campeão na base é sinônimo de êxito nesse processo. Nossa base melhorou bastante sim, mas ainda comete erros graves e obscuros, e o técnico Eduardo Húngaro não é esse mito que vem sendo criado.

Visto isso, farei aqui pequenos relatórios sobre os nomes já indicados para 'subirem' ao plantel principal em 2012. Muitos fatores ainda não podem ser analisados, como a adaptação ao elenco e estilo de jogo profissional, maturidade, responsabilidade e amadurecimento, portanto levarei em consideração apenas os aspectos técnicos. Deixo aqui também um convite aos torcedores interessados: compareçam aos jogos da base. Acompanhem calendários pelo site da FFERJ ou pelo próprio site oficial do clube.

NOME: Renan Lemos
POSIÇÃO: lateral-esquerdo
Destaque do time há alguns anos, Renan é um lateral ofensivo que tem como principais características a chegada forte no ataque, a velocidade e o cruzamento. Nos últimos meses de Juniores, passou por um trabalho visando aprimorar os fundamentos defensivos, mas ainda deixa a desejar. Sua chegada ao ataque sempre agradou bastante, apesar de já ter vivido fases bastante superiores à atual. Decepcionou no Brasileirão sub20 e também na Taça OPG. Apesar disso, ainda me inspira mais confiança que Márcio Azevedo. Adaptando-se à pressão do futebol profissional, tem tudo pra dar certo.


NOME: Fabiano
POSIÇÃO: volante

Na minha opinião, o mais qualificado do grupo. Marca bem, e tem como principal característica a saída de bola. Ótimo lançamento. Seus chutes de longe são uma boa arma contra defesas muito fechadas, por ter uma canhota potente. Pra completar, vai poder seguir os conselhos de ninguém mais, ninguém menos que Renato. Tem absolutamente tudo pra dar certo, é só ter cabeça. É o jogador que mais me inspira confiança na base. Infelizmente se machucou durante o Brasileiro sub20 e não participou dos jogos finais, onde o time sentiu muito a sua ausência. É uma posição muito carente no futebol brasileiro atual, ainda mais nas categorias inferiores. Torço demais pelo seu sucesso!


NOME: Jeferson
POSIÇÃO: meia armador

Jogador pronto - o que não quer dizer que não tenha defeitos. Veio do São Paulo no ano passado, onde despontou como grande promessa e foi convocado pra Seleções de base. Outra posição carente no futebol e principalmente no Botafogo. Camisa 10 que enxerga bem o jogo e sabe armar jogadas. Peca às vezes por se desligar um pouco, mas isso é um fator a ser trabalhado. Não acredito que sinta pressão no profissional. Jogador pra ser utilizado aos poucos pra ganhar confiança. Não sei como é seu contrato, mas terá sido uma grande aquisição pro futuro caso pertença realmente ao clube. Tem habilidade e é afiado em bolas paradas. É difícil cravar, mas vejo mais potencial nele do que em nossos meias atuais - não que isso seja um grande mérito, claro. Resta saber se vai manter o futebol, pois já vi grandes promessas cairem por terra ao subirem pro profissional. O fato é que já é um jogador maduro.


NOME: Vitinho
POSIÇÃO: meia-atacante

O nome mais badalado dessa geração. Tem muita estrela, está sempre no lugar certo, na hora certa, decidiu muitos jogos e, por isso, sempre foi o mais comentado. Rápido, habilidoso, realiza funções tanto de meia como de atacante. De fato, ele tem muito potencial. Só que algumas coisas me incomodam: individualismo, preciosismo, toques a mais e desnecessários. É preciso muito cuidado pra não deixar essa personalidade se transformar na famosa 'máscara'. Se bem lapidado, tem muito futuro. Só que parece ter a cabeça mais fraca que os outros. Se irrita bastante em campo, às vezes desaparece, o que o torna inconstante. É claro que isso tudo é comum tratando-se de um jogador em formação, mas chegou a hora da transição base-profissional. É o momento de amadurecer. Muitos já o comparam com Maicosuel; por favor, não façam isso. Aparência física e alguns trejeitos em campo, nada mais. Não o transformem num novo "Mago". De decepção, já basta um. Mas se Vitinho souber explorar seu talento e adquirir maturidade, podemos esperar mais um bom nome pro elenco.

Esses são os garotos já confirmados. São, realmente, os melhores valores individuais. Faltou só o lateral-direito Wallace, que não faz mais parte do elenco pois seu empréstimo junto ao Madureira acabou, e a diretoria inexplicavelmente não quis renovar nem comprá-lo em definitivo. Não duvido que apareça no Carioca pelo time suburbano e se destaque. Continuo confiando também no Alex, que nas poucas chances que teve, quase sempre deixou sua marca. O garoto tem faro de gol, mas precisa de confiança e sequência.

Diante da nossa urgência de títulos expressivos e a provável presença de times 'mistos' dos rivais, eu utilizaria todos esses garotos com frequência durante o Carioca, focando os principais jogadores - que, apesar de duvidar muito, ainda espero que cheguem - na Copa do Brasil. Não dá pra jogar a responsabilidade toda pros garotos, nem confiar nesse 'elenco' de 2011. Os principais clubes do Brasil já começaram a se movimentar por grandes nomes. E aí, Botafogo?

3 comentários:

  1. Dois comentários, ouvi falar na imprensa agora em dezembro que iria subir também um lateral direito chamado Ryan. Eu nunca o vi jogar. Vc o conhece? O segundo comentário é sobre o Mago. Em 2011 ele não foi nem 50% do que costumava ser. Mas ainda acredito que em 2012 vai ser diferente. Já vai ter esquecido a contusão e acredito que volte a ser o antigo Mago, que partia para cima dos adversários com decisão.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo seus comentários:

    Não soube que o Ryan subiria. Ele é vinculado ao Fluminense e não sei se permanece pra 2012. De qualquer forma, é um jogador fraco, assim como o Jádson, o outro lateral-direito.

    Quanto ao Maicosuel, gostaria muito que isso acontecesse, mas infelizmente não levo mais fé.

    ResponderExcluir
  3. Alemão e Gabriel, guardem esses nomes. Esses sim são nosso futuro na base! Junto com o Jeferson que já é bem trabalhado e pode vingar já já no profissional!

    ResponderExcluir