domingo, 20 de novembro de 2011

Desabafo de realidade

Por mais uma vez, acreditamos, confiamos, apoiamos. E por mais uma vez o Botafogo nos decepcionou. Com mais uma derrota em casa, dessa vez por 2 a 1 diante do Internacional, o Botafogo está virtualmente fora da briga por uma vaga na Libertadores. Já são cinco derrotas seguidas, e em todas elas a mesma postura: o conformismo diante da adversidade, a falta de vontade, a ausência de raça e luta pela vaga que ocupamos durante todo o campeonato.

O Botafogo afasta o torcedor, enquanto vê os rivais crescendo. Até mesmo o Fluminense, que nessa mesma rodada garantiu sua vaga, muito bem reservada por nós. O time que debochávamos a pouco tempo atrás foi campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão, foi finalista da Libertadores e da Sul Americana, além de se aproximar da atual briga no topo da tabela. O Botafogo parou no tempo, e sua Gloriosa história fica cada vez mais no passado. A Estrela adormeceu.

Jogadores mascarados, outros fracos, e outros simplesmente pouco ligando pro que estão fazendo em campo. Estão preocupados mesmo é com as festinhas de mais tarde. São elencos diferentes a cada ano, mas todos juntos vão empurrando o Botafogo pro buraco. A esperança é a última, mas também morre. O amor sempre vai existir, mas desgasta, e a ausência de grandes conquistas impossibilita uma renovação da torcida.


É inegável que o Botafogo tem uma das maiores e mais bonitas histórias do futebol brasileiro. Mas um clube gigante não vive de seu passado, e sim renova suas conquistas. Pode, sim, passar por períodos de seca - como o Vasco, que voltou a ser gigante após 8 anos ausente -, mas nunca entrar em coma profundo. E alguém precisa acordar o Botafogo, antes que ele fique pra trás, de uma forma que não dê mais pra alcançar quem continuou trilhando seu rumo.

O próximo ano é preocupante demais. Com a provável presença dos três rivais na Libertadores, o Botafogo ficará no escuro. Pra fazer sua Estrela brilhar, mesmo que solitária, a ponto de ofuscar os outros, o clube precisa se reinventar; fazer tudo diferente do que tem sido feito. O Botafogo precisa voltar a ser Botafogo. Alguns jogadores vão embora, outros vão chegar, um novo técnico vai vir. A diretoria passará por nova eleição. Só nos resta esperar por um ano melhor.

O preto e branco nunca foi tão cinza. Feliz 2012..

4 comentários:

  1. Pedro,disse tudo!não posso completar mais nada,aliás algo que falava em meu blog embora era longo era tipicamente disso.Caio Jr era só um dos tantos problemas que o time ainda tinha e quando as vitórias num carioca vinham era todo mundo ilusionário demais e mto mais!
    Disse tudo Pedro,até salvei em meus Favoritos e desde contra o Vasco eu tinha jogado a toalha pra tudo!Tem que ter a realidade de tudo!
    E quem disse que ninguém leria o seu texto hein?Eu li e sempre marco presença!hahahahaha po Pedro hehehehehehe
    Abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. Brilhante e irretocável, nós perdemos nossa grandeza em algum lugar do caminho e não a encontramos mais, u a reencontramos ou viraremos maus um clubeco desses que existem por ai.

    ResponderExcluir
  3. só me resta enjugar a lágrima que desse pelo meu rosto nesse momento ,e acreditar que dias melhores virão.
    falou tudo !

    ResponderExcluir