quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Maicosuel voltou?

* texto escrito em 24/10

Gosto de participar de fóruns de debate sobre o Botafogo. Seja Twitter, Facebook, Orkut, blogs, sites ou fóruns em si, sempre gosto de um bom debate tático, técnico e administrativo. É legal você trocar opiniões - se for, claro, respeitando a opinião alheia - sobre o time, jogadores, táticas e todo o resto. Às vezes, através dessas discussões, aprendemos e notamos coisas que passavam despercebidas.

Só que em meio a tantos debates em diferentes oportunidades e lugares, os irmãos de escudo não conseguem entender minha opinião sobre um jogador: Maicosuel. Acham que é cornetagem pura, crítica sem fundamento, mas não é. E diante disso, resolvi fazer uma postagem aqui no blog explicando meu ponto de vista, tão combalido e incompreendido. Vamos ver se agora me entendem!

Pra começar, deixo claro que sempre gostei muito do Maicosuel e comemorei bastante a sua volta. Só que uma contratação do porte de nove milhões de reais - seja o dinheiro do clube ou não, é um investimento alto - precisa sempre ser cobrada. Principalmente se for pra vestir a camisa mais emblemática de nossa Gloriosa história. E atualmente ele não está correspondendo à confiança - e o dinheiro - depositados.

Em 2009, tínhamos um Maicosuel rápido e objetivo, que aliava seus dribles rápidos à busca pelo gol, sempre. Foi embora muito cedo. Voltou em 2010 após grande esforço do clube e começava a corresponder até se lesionar gravemente. Antes disso era o mesmo do ano anterior, com uma nova característica muito importante: em sua rápida passagem pelo futebol alemão, adquiriu a disciplina de recompor o meio e ajudou demais no combate do meio-campo. Era comum vê-lo recuperando bolas na meiuca e partindo pro ataque.



Pois bem, o que aconteceu? Após a longa e complicada recuperação de uma lesão delicada no joelho, o "Mago" voltou a campo bastante diferente. Perdeu grande parte de sua explosão, talvez pelo ganho de 10kg de massa muscular. A objetividade se perdeu; agora é normal vê-lo enfeitando lances que exigem praticidade. Recompor o meio-campo? Nem em pensamento. É comum eu apontar aos amigos no estádio, revoltado, Maicosuel olhando o adversário puxar o contra-ataque, após perder a bola.

Não sei de fato o que causa isso tudo. Se é a insegurança pós-lesão, se ainda não se adaptou ao físico 'novo', se é uma má fase - que já duraria algum tempo, né.. - ou simplesmente ele abandonou seu estilo antigo de jogar, que o tornou um projeto de ídolo no clube. Se eu o cobro, às vezes até mais que deveria, é porque sei que ele tem futebol pra isso. Não cobraria se ele fosse um Alessandro, um Somália, um Herrera. Esses simplesmente não têm solução. Maicosuel tem, só não sei qual é.

Então fica aqui o meu protesto à atual fase do nosso camisa 7, mesmo diante da consciência de suas capacidades e a esperança que surge sempre em momentos de lampejos. Onde está a magia que nos encantou, Maicosuel? Espero que elas reapareçam na cartola durante essas decisivas e derradeiras sete - pois é, SETE - rodadas.

4 comentários:

  1. Bom,li aqui e concordo com você em vários aspectos. Se for analisar a passagem dele em 2009 foi excelente, a de 2010 estava relativamente boa até ele se machucar. E esse ano... Ele ainda ñ volto oficialmente, oscila demais, a última partida foi horrível. Ele não consegue manter uma constância. Na minha opinião ele vai começar a jogar bem de novo ano que vem, quando ele estiver totalmente adaptado no seu corpo, e tiver a chance de fazer uma boa pré-temporada.

    ResponderExcluir
  2. Vou ser honesto com vc,quando Maicossuel voltou antes da contusão na época do gordo pinguço(Joel Santana)ele ainda jogava bola,no campeonato carioca na sua primeira passagem não curtia ele e até esse ano após a volta de contusão ele não é mais o mesmo e isso se nota,embora tenha lampejos de algumas atuações boas!
    O problema do Maicossuel é ele ficar naquela linha de fundo ou em qualquer lugar passa o pé em cima da bola e freia um contrataque que as vezes é muito importante para o próprio jogo e a objetividade do cara meio que parou.
    Se ele soubesse que ele ficar driblando ao invés de velocidade fosse tão ruim,ele tomaria vergonha na cara e mudava,só que não é bem assim.
    Se as pessoas te cornetam porque vc critica o Maicossuel,é pq vc não viu na época q eu tinha um twitter antigo antes do meu atual(tb isso acontece no atual q tenho) aonde eu falava mal da zaga do time(e falo até hj pela a ruindade que acho que temos,tira o Jéfferson e o Lucas fica mais ninguém embora o Cortês pra mim seja uma incógnita geral)e até falava do mesmo Herrera e me deparava sabe com o q?Indiretinhas de outros e até pessoas que algum dia se eu encontro na rua por ter uma opinião diferente até levam pro ladinho pessoal,algo que é até palhaçada.
    Pra alguns opinião diferente é crime!Isso que as vezes não entendo Pedro!
    E nem precisava pedir pra debater aqui no teu blog,porque isso eu sempre vou e opino e sempre debato!E aliás tava na espera do texto!hehehe
    Nem pareceu que o Mago ganhou 10 Kilos,sinceramente!só que algo precisa mudar ou aquele de antes precisa fazer algo.
    O Campeonato Carioca baixou um espírito em alguns que acabou as vezes acomodando os próprios e um deles é o próprio Maicossuel.
    Aliás até sobre quem arma as jogadas to meio assim: Não sei o que falo mais!
    abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter o blog é o @blogdoigor05 pra quem quiser seguir!
    Honestamente tb sobre a volta dele fiquei temeroso,mas quando ele começou a jogar bola na sua segunda passagem mudei de idéia e até valorizei o jogador sei lá se como deveria ou não.

    ResponderExcluir
  3. Maicosuel não fez um jogo bom esse ano né? Vc vê os jogos mesmo?????
    Contra o Grêmio deixou o Louco dentro do gol, contra o Cruzeiro, a mesma coisa, contra o Corinthians fez gol, contra o Avaí, foi o melhor em campo.
    Acho que vcs tem que pensar mais. Elkeson já não joga nada há tempos, Maicosuel só tem evoluído. É só analisar. Se vc, pessoalmente, não gosta do cara, é outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Elkeson deixou Loco dentro do gol contra o Grêmio, contra o Cruzeiro também, na Colômbia deu três gols pro Caio (e ele perdeu os três), foi o menos pior contra o Figueirense e é o destaque do time no campeonato.

    Óbvio que Maicosuel fez algumas - bem poucas - boas partidas ou mesmo lances, o que eu escrevi no texto é que ele está muito abaixo do que se exige de um jogador que custou nove milhões - e do que ele um dia já jogou.

    ps: óbvio que um comentário desses não tá assinado, né, sr Anônimo?

    ResponderExcluir