terça-feira, 2 de agosto de 2011

Análise do elenco 2011

Com o fechamento da janela de transferências para jogadores vindos do exterior, o elenco do Botafogo está praticamente fechado. O clube, agora, só pode se reforçar com atletas que atuam nas divisões inferiores, ou que tenha disputado menos de 7 partidas na Série A.

Portanto, vou analisar aqui, peça por peça, posição por posição, esse elenco que vai sofrer grande pressão por bons resultados, visto que o primeiro semestre foi jogado no lixo por uma série de erros de planejamento cometidos pela diretoria. O Botafogo vai disputar, além do longo e exaustivo Campeonato Brasileiro - que ainda está na 13ª rodada -, a Copa Sul Americana, cujo campeão ganha vaga na Libertadores do ano seguinte.

Será que temos um elenco suficientemente bom para buscar o título brasileiro? Ou mesmo beliscar uma vaga na Libertadores, seja pelo G4 ou pela Sul Americana? O post de hoje vai nos ajudar a formar uma opinião sobre isso. Vamos a ele.

- Goleiros:

Jéfferson
- Goleiro de Seleção. É o melhor em atividade no futebol brasileiro, principalmente diante da má fase de Victor (Grêmio). Às vezes, peca na saída de bola.

Renan - Bom reserva. Foi bem durante a Copa América, apesar de algumas deficiências em jogadas de bola parada. Parte da torcida não confia em suas capacidades, devido a falhas passadas.

Luís Guilherme - Promessa. Na base, é excelente. Já tem propostas do exterior. O Botafogo faria bem ao segurá-lo pra um futuro próximo.

- Zagueiros:

Antônio Carlos - Bom zagueiro. Mantém ótimo nível desde 2010. Seguro na marcação, bom no jogo aéreo e elemento surpresa no ataque. Titular absoluto. Esperamos que continue assim!

Fábio Ferreira - Razoável. Foi muito bem em 2010, mas não foi o mesmo depois da grave lesão. Ultimamente, tem se preocupado mais com seus penteados ridículos do que com o futebol em si. Precisa rever suas prioridades e seu desempenho.

Gustavo: Incógnita. Chegou sob desconfiança da torcida, mas entrou bem no time. Caso mantenha o desempenho, pode roubar a vaga de titular. Porém, precisamos de mais do que dois jogos pra analisá-lo. A primeira impressão agradou.

João Filipe - Razoável/fraco. Disputado com o Flamengo no início do ano, chegou com certo status e decepcionou. Afobado, displicente, inseguro. Suas arrancadas são bizarras. Não fez valer o investimento.

- Laterais:

Alessandro - Pífio. O lateral-direito mais fraco da Série A. Nulo no ataque, muito deficiente na defesa. Incrivelmente, é sempre bancado como titular pela maioria dos treinadores. Algo estranho em General Severiano..

Lucas - Bom lateral. Facilidade na chegada ao ataque, boas jogadas de linha de fundo e bom aproveitamento em cobranças de falta. Apresenta algumas falhas defensivas, mas é bem superior ao titular da posição.

Bruno Cortês - Bom lateral. Ótima revelação do Campeonato Carioca, entrou muito bem no time e assumiu a titularidade. Vocação ofensiva e muita vontade. Tem tudo pra ir longe!

Márcio Azevedo - Razoável. Contratado como solução, começou a temporada em péssima forma, o que motivou a contratação de outro lateral. Nas últimas partidas, subiu um pouco sua produtividade, mas ainda não é satisfatório. Talvez tivesse sido melhor manter o Marcelo Cordeiro, mas o ex técnico preferiu dispensá-lo....

- Volantes:

Marcelo Mattos - Muito bom. Sua chegada foi pontual ano passado, quando foi um dos destaques do time. Com esforço, a diretoria conseguiu comprar seu passe nesse ano. É uma das peças fundamentais do time. Marca muito bem, protege a zaga e sabe sair pro jogo. Finalmente, nossa camisa 5 está bem representada.

Renato - Ótimo. Principal contratação da atual temporada, o volante/meia voltou da Europa com muita experiência. Seu talento sempre foi reconhecido no Brasil, depois de ótimas temporadas pelo Santos. No Botafogo, ainda não teve tempo de se destacar, mas sua classe e caterogia pra jogar é notável. Tem tudo pra virar ídolo.

Lucas Zen - Bom volante. Destaque da base, foi muito bem quando exigido, ganhando a confiança de Caio Júnior e torcida. Com os dois ótimos titulares no elenco, vai evoluir ainda mais. Garantia de qualidade no setor pro futuro.

Léo - Incógnita. Contratado junto ao Santa Cruz, o volante mostrou qualidades na Copa do Brasil 2010, quando foi fundamental na eliminação do Botafogo. Tem bom chute de longe e bom passe como melhores atributos, mas ainda precisa mostrar que pode jogar em um clube gigante como o Botafogo.

Somália - Muito fraco. Teve uma boa fase em 2010 e nada mais. Esse ano, mistura exibições pífias com confusões extra-campo. Nos bastidores, é apontado como maior baladeiro do elenco. Curiosamente, ele é - segundo a diretoria - o jogador que mais recebe propostas. Poderia ser usado como moeda de troca enquanto ainda está valorizado.

Araruama - Fraco. Nas chances que teve, não mostrou nada que impressionasse. É mais do mesmo. Sem nível pra Série A. Não tem nem posição definida: alguns dizem que é volante, outros já consideram apoiador.

Bruno Thiago - Fraco. Um pouco superior ao Araruama, mas nada que impressione. Tem velocidade e só. Dorme em campo, não tem posição definida, e não tem inteligência pra jogar. Não é jogador de Botafogo.

- Meias:

Maicosuel - Bom. Querido pela torcida pelo excelente Carioca 2009, o meia foi repatriado na temporada passada por um alto valor, e comandava a reação do time no Brasileirão até sofrer lesão gravíssima. Emocionou em sua volta aos gramados com um gol num amistoso, mas até agora ainda não mostrou o bom futebol com o qual somos acostumados.

Elkeson - Bom. Contratado como aposta, chegou destruindo os adversários, numa sequência de atuações excelentes e decisivas. Depois, caiu um pouco. Mesmo assim, é um dos destaques do time. Tem boa velocidade, bom chute de longa distância e participa da maioria dos lances de perigo.

Éverton - Razoável. Jogando aberto pela esquerda, dividiu a opinião da torcida. Uns gostam, outros não. Seu passado rubronegro ainda não foi esquecido - o que é sinal de que seu futebol ainda não convenceu. Precisa de mais pra permanecer entre os titulares. A lesão no ombro abriu uma brecha pra outros jogadores. Em breve estará de volta pra brigar pela posição.

Felipe Menezes - Incógnita. Ainda não teve tempo de mostrar seu futebol. Sua passagem meteórica pelo Goiás e a reserva no Benfica nos impossibilita de fazer uma análise consistente. Tem um futebol mais cadenciado, o que os diferencia dos demais jogadores da posição, mas precisa tomar cuidado pra não nos fazer lembrar de um certo camisa 10 que passou por aqui recentemente..

Thiago Galhardo - Mediano. Jogador pra compor elenco. Fez um bom Carioca pelo Bangu, mas seu estilo ideal de jogo não encaixa na filosofia do treinador. Recentemente, não tem sido relacionado para os jogos. Com o início da Sul Americana, pode vir a ter mais chances.

Cidinho - Promessa. Outro destaque da base, tem qualidade, mas seu físico o atrapalha. Precisa trabalhar essa parte. Tem velocidade e bons dribles. Ainda pode ser útil.

- Atacantes:

Herrera - Mediano. Ótimo início em 2010, mas depois só caiu de rendimento. Na atual temporada, brigou com a bola na maioria dos jogos, principalmente na ausência de seu companheiro de ataque. Precisa melhorar bastante e jogar o que sabe, caso queira se manter entre os titulares.

Loco Abreu - Ótimo. Centro-avante de qualidade, ídolo da torcida e muito querido em seu país. Excelente dentro e fora de campo. Fundamental para o Botafogo em todos os aspectos. Nossa grande esperança de gols e vôos altos.

Caio - Mediano. Começo fantástico no Botafogo, apontado como grande revelação, ainda não conseguiu impressionar a nível nacional. Amadurecendo, ainda desperta esperança na torcida. Seria muito bom ver o Caio do Carioca 2010 de volta!

Alex - Promessa. Reserva ideal de Loco Abreu por ter algumas de suas características, foi mal aproveitado durante a Copa América. Correspondeu sempre que exigido, mesmo que pouquíssimo tempo em campo. Ainda não recebeu o valor que merece. Quem acompanha o trabalho da base, como eu, tem muita esperança no futebol dele.

Alexandre Oliveira - Incógnita. Contratação no mínimo estranha, chegou por indicação de Caio Júnior e não impressionou em nada. Pelo contrário... Enfim, nos resta aguardar e torcer pra que estejamos completamente enganados.

Está feia a análise individual do elenco. Minha opinião é a seguinte: no papel, temos um bom time titular, mas peca em elenco. Vai ser um desafio suportar duas competições paralelas, sendo uma delas o cansativo Brasileirão.

As carências nítidas são um camisa dez de qualidade e um segundo atacante pra disputar vaga com Herrera, além de um reserva para Loco Abreu, visto que o Alex não é utilizado. A entrada do Lucas no time é urgente, melhoraria muito o lado direito. Com o fechamento da janela, nossas opções pra camisa 10 ficaram muito reduzidas. Só um estudo a fundo pra achar alguém bom pro setor. Particularmente, eu contrataria mais um primeiro volante também.

Meu time - titular e reservas imediatos, seguindo a lógica - seria o seguinte, variando entre o 4-2-3-1 de Caio Júnior e um 4-4-2 simples:

Jéfferson (Renan)

Lucas (Alessandro..)
Antônio Carlos (João Filipe)
Gustavo (Fábio Ferreira)
Cortês (Márcio Azevedo)

Marcelo Mattos (Pierre* / Lucas Zen)
Renato (Léo)
Elkeson (Galhardo)
Felipe Menezes** (Renatinho* / Renato Cajá* / Renan Oliveira* /Henrique* / Herrera ou Edno*, passando pro 4-4-2)
Maicosuel (Éverton)

Loco Abreu (Ricardo Jesus* ou André Lima*)

* Sugestões de contratação (Pierre do Palmeiras, Renatinho, Cajá e Ricardo Jesus da Ponte Preta, André Lima do Grêmio, Edno e Henrique da Portuguesa, Renan Oliveira do Atlético-MG)

** Carência na posição, necessidade de buscar um titular no mercado

PS: Algumas sugestões de contratação são minhas, já outras, pedi aos amigos do Twitter.

4 comentários:

  1. concordo com tudo, apesar de não ter gostado de algumas sugestões..

    acho que o ideal é seguir com esse elenco mesmo e ver no que dá, no máximo uma ou duas contratações pontuais, e guardar a grana pra investir melhor ano q vem

    ResponderExcluir
  2. discordo quando se fala sobre AC,Cortês e o Maicossuel e tb o Renan!Mas aí é questão de gosto claro!Por exemplo achei que o Mago voltou bem!
    Quando falei ano passado que o Herrera era uma merda,só faltavam me atirar da janela,e esse ano que até ando vendo algumas atuações boas tenho até elogiado.
    Ac,Cortês pra mim são FRACOS DEMAAAAIS!E o Renan desde a época que ele brigava com o Castillo para número 1 do clube,eu tenho bronca dele por jogar adiantado e ser um baita frangueiro também.
    Discordo as opções de Edno e tb Cajá,o resto concordo se tivesse que contratar.Até porque a diretoria com papinho de reforço pra parar o Galeão ou o Santos Dumont,algo que NÃO ROLARÁ.
    É isso e ótimo texto e sinceramente,pra mim honestamente botafoguense que sou e não escondo de ninguém: no máximo é Libertadores e olhe lá!
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. Em minha humilde opinião, nós não temos um bom time titular, no máximo esforçado. Nem é necessário comentar sobre cada jogador ruim, é mais fácil falar dos bons, que são poucos: Loco Abreu e Jefferson.

    Só digo esses dois porque o resto não possue uma regularidade nas atuações, sempre variando entre bom e péssimo. No mais, espero que eu esteja errado e esse time possa nos surpreender com uma vaga na Libertadores, ou, sonhando muito, com título Brasileiro e da Sul Americana.

    ResponderExcluir
  4. CORREÇÃO:

    No lugar de "bom" é "médio"

    ResponderExcluir