segunda-feira, 8 de março de 2010

Inversão de valores

Ontem pude presenciar o primeiro revés de um clube grande diante de um pequeno, neste Carioca 2010. Campeonato esse, aliás, fatídico. Ingressos absurdamente caros, horários péssimos, times horrorosos.. Enfim, nada atrativo. Só vai mesmo quem é muito apaixonado pelo clube, como eu, por exemplo.

Mas o ponto que pretendo abordar hoje não é exatamente esse. É apenas parte de todo esse processo lamentável que se tornou o nosso tão charmoso estadual. Pretendo falar sobre uma coisa que vem me deixando cada dia mais insatisfeito. Um problema que vem de dentro do clube pra fora, e não o inverso.

Todo mundo sabe que o nosso time é fraco, e ganhou a Taça Guanabara na base da superação, da raça, da disciplina tática e também da sorte. Todos mesmo, inclusive a diretoria. Tanto é que trouxe bons reforços. Reforços, estes, que são deixados de lado pelo nosso "treinador" (?) Joel Santana.

Joel gosta muito de falar, dar declarações de efeito, dizer que vai fazer e acontecer. Mas a verdade, na minha opinião, é que a Taça Guanabara não passou de sorte. Claro que ele teve méritos na armação do time, mas é um estilo de jogo nada seguro. Inclusive, nos jogos finais, o Botafogo só garantiu a vitória com a entrada do Caio no lugar do cada vez pior Lúcio Frágil, digo, Flávio.

Analisando o banco de reservas na partida de ontem, pude averiguar que todos os componentes, exceto o goleiro Renan, eram melhores que os titulares das suas respectivas posições. Vamos à lista:

Renan, Danny Morais, Sandro Silva, Somália, Renato Cajá, Edno e Caio.

Enquanto isso, via no time titular Wellington, Eduardo, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio. O que será que passa na cabeça do Joel? Minha resposta seria: nada. Já está mais que comprovado que não existe qualidade nos insistentemente titulares. Lúcio Flávio, em 3 meses, foi pixotado do Santos por insuficiência técnica. Eduardo, desde que chegou ao Botafogo, não teve uma atuação convincente, não acertou um passe, não passou um jogo sem fazer alguma cagada. Wellington, apesar de esforçado, é aquela velha história: aperta que ele peida.

O que mais me deixa puto nessa história, é a resistência de Joel aos contratados. Ele acha que não pode mudar o time só porque ganhou a Taça Guanabara, em condições que já comentei. Quer dizer que se você ganha uma Ferrari, mas tem um Gol que nunca te deu trabalho até então, você não pode usar o novo carro?

Joel, presta atenção e se liga no que todo mundo já se ligou, menos você:

Jéfferson, Fábio Ferreira, Fahel, Danny Morais; Jancarlos, Sandro Silva, Somália, Edno/Caio, Marcelo Cordeiro; Herrera e Abreu.

Será que dói?

SAN

8 comentários:

  1. Cada vez mais acabo achando que a diretoria fez a besteira de botar cláusulas de titularidade no contrato de alguns jogadores, principalmente Lucio Flavio.

    ResponderExcluir
  2. Só discordo em dois pontos, Jancarlos e Renato Cajá.

    Jancarlos vem se mostrando pior que Alessandro, e o Cajá, pelo menos no momento, não fez mt (pode até ser por falta de tempo, por que não?)



    Mas, tirando isso, você tá certo. O Joel ainda não percebeu que pode mudar o Gol pela Ferrari...

    ResponderExcluir
  3. /\ e você ainda tem dúvida que foi uma das piores cagadas que essa diretoria fez ?

    ResponderExcluir
  4. Vamos ter calma com o Joel, os reforços chegaram a pouco tempo... vemos dar tempo ao tempo (enquanto o temos) e ver oque podemos conseguir. O jogo de ontem foi tao ruim quanto o horario dele, so jogamos pior contra o Vasco...

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que o Joel esteja em errado em não escalá-los. Não acho que é resistência aos contratados. O que acontece, e esse sim é, na minha opinião, o grande erro dele, é que ele não conhece mesmo os jogadores contratados. Inclusive disse que não conhecia o Edno, pois estava na África enquanto ele tinha uma boa passagem pela Portuguesa, e quando voltou, estava encostado no Corinthians. Só com os treinos o homem que era heroi há uma semana e hoje já é vilão, vai conhecer seus novos comandados.

    ResponderExcluir
  6. Dói no bolso...rs O buraco é mt mais embaixo do que se imagina. Po isso nem sei se culpo Joel... é como mexer num vespeiro! A verdade é que hoje em dia futebol virou um jogo de empresários com diretorias como laranja. A diferença é q a nossa é burra e amadora!

    Até quinta, S.A.

    ResponderExcluir
  7. Pedro, mesmo que os que chegaram não formem uma Ferrari, um Golzinho 1000 é bem mais confiável que os ‘titulares absolutos’ que você citou. Embora ache que o Wellington Junior tem lugar na lateral direita (como jogou no Mundial Sub-20) e acredito não ser possível que o Alex Lopes e o ‘Colombiano’ sejam piores que o Fahel.

    Saudações botafoguenses!

    ResponderExcluir