segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sempre haverá uma bandeira alvinegra

Alguns times têm rivais. Já outros times dizem que os têm para colarem a imagem e inflar artificialmente uma rivalidade e, assim, crescerem. Mas nós (e eles) não precisamos disso.

Certos times, ao evocarem essa rivalidade, não conseguem citar um só feito que possa fazer o outro lado ficar nervoso e parar para pensar em algo para contra-atacar. Simplesmente não há história. E, pior ainda, não há reciprocidade.

Fomos nós que os fizemos sentar durante uma partida para não perderem de mais. Fomos nós que tivemos um goleiro que fazia a feira e já gastava o bicho antecipadamente. Fomos nós que impusemos um vergonhoso 6 x 0 no dia do aniversário deles. Fomos nós que derrotamos o Zico na sua última final. Fomos nós que os vencemos com o nosso time reserva.

Éramos nós que, por muito tempo, dizíamos sozinhos que eles eram os nossos fregueses.

Sim, os tempos são os outros. Tempos de menos glórias e mais dificuldades. Mas ainda somos o Botafogo, o time que várias gerações deles aprenderam a odiar.

Por mais que os anos passem, sempre haverá um Heleno de Freitas, um Jairzinho, um Maurício, um Túlio ou um Maicossuel para irritá-los.

Ou, melhor ainda, sempre haverá uma bandeira alvinegra no caminho deles. Sempre.

Sobre a final

Enfim, não há muito o que comentar sobre o jogo em si. Finalmente perdemos por nossas próprias pernas, mesmo que jogando melhor. Chutamos 26 vezes contra apenas 4 do adversário. Tivemos mais posse de bola. Perdemos um pênalti. Colocamos uma bola na trave. O que podemos fazer se a sorte deles é, praticamente, insuperável? O gol de Kléberson, em que a bola desvia em Alessandro e entra na furquilha, prova isso. O empate foi de romper as artérias. O time, mesmo sem o nosso craque Maicosuel e o matador Reinaldo, demonstrou uma raça inabalável, partiu pra cima e alcançou o resultado. Mas, o que era de se imaginar, eles foram melhores nas penalidades. Têm melhores cobradores e, principalmente, um goleiro excelente em defender os tiros da marca do cal. Foram três, no total. Agora é levantar a cabeça e seguir em frente no longo e cansativo Brasileirão, e na Sul Americana. Saudações Alvinegras!

4 comentários:

  1. grandes emoções estão por vir.... pqp

    ResponderExcluir
  2. Um adendo interessante:

    Botafogo, Vasco e Flamengo são os únicos três clubes a alcançar o extraordinário feito do tri-vice-campeonato no estado do Rio. O Botafogo possui 2 tri-vices: 1945-1946-1947 (campeões Vasco, Fluminense e Vasco) e 2007-2008-2009 (todos para o Flamengo). O Vasco também possui 2 tri-vices: 1979-1980-1981 (campeões Flamengo, Fluminense e Flamengo) e 1999-2000-2001 (todos para o Flamengo).
    ­
    Mas o maior tri-vice-campeão da história do Rio é o Flamengo. Sua tradição já começou na década de 20: 1922-1923-1924 (campeões América, Vasco e Fluminense). Na década de 30, mais um tri-vice: 1936-1937-1938 (todos para o Fluminense). Porém, o mais surpreendente aconteceu na década de 80. Justo na melhor década de sua história, o Rubro-Negro contabilizou dois tri-vice-campeonatos! Em 1982, 1983 e 1984, os campeões foram Vasco, Fluminense e Fluminense. E em 1987, 1988 e 1989, os campeões foram Vasco, Vasco e Botafogo. O engraçado é que a mídia tenta passar a idéia de que "o Flamengo é um time de chegada"...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a valorização da raça do time após a derrota. A mesma sorte que o Flamengo teve ontem - aliada a uma atuação razoável para os padrões do elenco mediano, claro; nada se conquista apenas com sorte - teve há alguns meses para não tomar uma sonora goleada do pequenino Resende. O motivo? Um consenso. A falta de raça. Portanto, é sempre importante continuar acreditando em um time que demonstra garra nos jogos, pois com certeza este virá a ter bons resultados no futuro, de acorda, evidentemente, com o nível de seu respectivo elenco.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, vejo muitos torcedores do botafogo desistindo, renunciando o time, sei que o futebol é movido muito por emoção, mas vamos botar a cabeça pra pensar: A 10, 9, 8 anos atras estavamos ''na beira do caos'' disputavamos rebaixamento, seuqer chegávamos na final de taça guanabara e taça rio, e hoje vemos o botafogo disputar sua quarta final seguida, disputar vaga nas competiçoes internaionais pelo brasileiro, Jogar no estadio mais moderno do Brasil entre outras coisas. Ser vice ou ficar no quase seja por falta de sorte, por falta de ''chegada'' ou por influencia da arbitragem é um consequencia de um time que esta sempre chegando. Sei que é pouco para um time de tantas tradiçoes como o Botafogo, mas estamos subindo cada vez mais dentro dos padores de um time sem dinheiro. E para que o Botafogo atinja o nivel que todos queremos, é necessario da torcida estar junto, nao abandona-lo jamais, continuar torcendo e apoiando o time pelo qual amamos

    ResponderExcluir