quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Futuro obscuro

Terra arrasada. Essa é a primeira frase que lembro ter ouvido como torcedor assíduo do Botafogo, pronunciada pelo ex-presidente Bebeto de Freitas. Junto dela, vi um clube sem estrutura, sem time, sem água, sem luz, sem estádio, sem CT, sem nada. .Mas com dignidade. Com vontade de vencer. Com brio. Com sangue nos olhos. Vi, em 2003, um Botafogo querendo ser mais do que era. E foi.

Hoje, vejo um Botafogo dono de um Engenhão rentável, com uma folha salarial bem superior, estruturado, marketing a pleno vapor, estrutura bastante elogiável. Mas... e o resto? E o que o dinheiro não compra? Jogadores sem sangue, diretoria sem visão, comissão técnica sem um pingo de preocupação com os resultados desastrosos. Uma omissão sem fim que coloca à prova a grandeza de um gigante que, há muito, dorme. Dorme um sono profundo.

Vejam o Palmeiras: o que tem neste time? Há anos na mesmice, o Palmeiras montou um time não muito diferente. Sem grandes nomes. Aliás, sem bons nomes, eu diria. Salva-se, no máximo, o ótimo cobrador de bolas paradas Marcos Assunção, e um centroavante goleador, Barcos. Valdívia mal joga. Mas eles tiveram o que dinheiro nenhum compra: a vontade de ser maior. A vontade de recolocar o clube onde ele nunca deveria ter deixado de estar. Ganharam a Copa do Brasil, garantiram a vaga na Libertadores e, por incrível que pareça, entraram na Sul Americana com mais vontade que o apático Botafogo.

Já perceberam que, ano após ano, sempre elegemos culpados? Jogadores, técnicos, presidentes, médicos, juízes. Sai temporada, entra temporada, e tudo continua na mesma. Caio Júnior, Oswaldo. Maicosuel, Elkeson. Andrezinho, Fellype, Victor Júnior. Rafael Marques... ah, o Rafael Marques! Mas será que eles são tão ruins a ponto de justificar os resultados - ou, melhor, a falta deles? Certamente não são. Não devemos em nada a esse time do Palmeiras, por exemplo.

Falta vontade, falta raça, falta brio. Falta sede de título. Título que não vem há 17 anos. E contando..... nenhum sinal de mudança, nenhuma luz no fim do túnel. É claro que falta muita coisa. Falta zagueiro, fala volante, falta, principalmente, um ataque decente. O nosso é o pior da Série A - não por ser ruim, mas por não existir. A diretoria se desfez de Loco, Herrera, Caio, Alex... e esqueceu de repor. Esqueceu que, nas últimas temporadas, já havia esquecido de montar um elenco competitivo. Mas calma, tem o Seedorf...

Não nego, também, que Oswaldo é a maior decepção do ano. Chegou pra resolver, mas nada mudou. Pelo contrário; reciclou o esquema do Caio Júnior e conseguiu piorar. Resolveu jogar sem atacantes. Vai ver achou que estava no Barcelona. Trouxe seu grupo de pagode japonês - Fellype, Victor e Rafael - pra ser feliz no Rio, em troca da nossa felicidade. As raves que o digam, né?

Mas o fato é que o clube vem se apequenando. Como disse o Bebeto em entrevista recente à ESPN, "o próprio clube se apequena. A diretoria se fechou, e resume o Botafogo à sua panela". A falta de visão do clube deixa a torcida cega quanto ao futuro. Os mais pessimistas temem pelos próximos anos. Ou seriam realistas? O ano de 2012 já acabou. Resta saber se vamos lutar pra salvar os seguintes, ou se vamos deixar o clube se tornar, a médio prazo, uma nova Portuguesa.

Feliz 2013.

2 comentários:

  1. Não confio mais nesta diretoria. Não por achar que eles estejam agindo de má fé, mas por estar convicto de que seus membros carecem de inteligência humana. Não é possível que essas pessoas consigam repetir os mesmos erros todos os anos. Para falar a verdade, este ano será diferente, pois já estaremos eliminados de todas as disputas antes de outubro chegar.

    Que venha 2013....

    ResponderExcluir
  2. Ahhh disse tudo né Pedro,só foi um complemento do outro post aonde os problemas acontecem e não é de hoje isso,até cansa falar e nos deixa estressado certas coisas do nosso Fogão,até vendo outros times e seus problemas e fico vendo que alguns tem gana de passar por estes problemas e aqui nem isso acontece.
    E ainda leio blogs que faltam fazer isso,de pegar firme e chegar chegando e falando mesmo e sem rabo preso com nada...mereço!
    mais um ótimo post!
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir