terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aquele abraço

 Fase ruim. Elenco pior ainda. Comissão técnica e diretoria, então, nem se fala. Esse é o panorama atual do Botafogo, que vive semana decisiva para seu futuro em 2012 - por mais que, em minha opinião pessoal, o ano já tenha acabado.

Na primeira das três decisões, caímos diante de nossas próprias fragilidades contra o primeiro colocado. Perder pro Galo, líder, fora de casa, é normal. O que não é normal são as falhas grotescas do sistema defensivo - isso engloba volantes.

Então, após mais um fracasso em rede nacional, além da troca de acusações entre os próprios jogadores pelo péssimo momento, o grupo resolve ir à mídia convocar a torcida. Ou melhor, 'intimar', como foi colocado pela imprensa. Parece a solução perfeita: o time fraco empurrado por sua torcida sofridamente apaixonada.

A segunda decisão é pela Sul-Americana, contra um Palmeiras mediano, mas que se torna superior por dois simples fatores: tem um bom técnico e um ótimo centroavante - o Oswaldo sabe o que é isso? - no elenco. Precisando vencer por três gols de diferença, esperava-se uma redução nos altíssimos preços do ingresso - até pela insistente convocação da torcida.

Pois bem, o clube acaba de anunciar o início da venda de ingressos. Os mesmos cinquenta reais, num fim de mês, diante do péssimo rendimento e pouquíssimo comprometimento da equipe. Triste é saber que, após mais esse fracasso, vão culpar novamente a torcida por não ter comparecido. E pior: parte dos próprios torcedores comprará esse discurso velho e batido.

E não me venham com esse papo de se associar ao clube. O nome já diz: SÓCIO-torcedor. Você se torna sócio de alguém que não lhe dá bons motivos e não passa confiança e credibilidade em seu trabalho? Não, e nem eu. A própria diretoria acaba por afastar até mesmo o mais fanático torcedor do nosso Glorioso.

Hoje mesmo, a diretoria do Palmeiras declarou "urgência" na busca por reforços. O Internacional, que já contava com nomes como Dagoberto, Forlán, Damião e Marcos Aurélio, foi buscar a contratação de Rafael Moura. O Atlético-MG, líder do Brasileirão, aguarda Leonardo para exames médicos nas próximas horas, pois perdeu o André pro Santos, que por sua vez tem Neymar, Miralles, Bill e Victor Andrade.

Enquanto isso, nosso gerente de futebol (?) declara "confiança nas capacidades do elenco", que conta com Rafael Marques, o boneco de Olinda japonês, como único atacante, além de Fábio Ferreira, a calopsita que continua como titular por uma boa fase que viveu em 2010, dois anos atrás.

Percebem? O Botafogo se afasta dos grandes clubes, se afasta de sua própria história, por imposição dos incompetentes que dirigem o clube. Trouxeram o Seedorf - coitado - e acharam que todas as carências estavam supridas. Aí está o resultado: muito provavelmente, o ano acaba nesta quarta-feira.

Feliz 2013, torcedor alvinegro!

14 comentários:

  1. O torcedor Botafoguense, é sofrido, mas não é apaixonado. Só está apaixonado quando o time está bem, quando está mal some. Isso não é paixão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza disso, querido Anônimo? Acusar uma torcida que ficou 21 anos sem conquistar títulos e mesmo assim dividia - no mínimo - o Maracanã com a torcida do Flamengo, a torcida que hoje em 2012, mesmo assistindo os 3 rivais sendo campeões nacionais em sequência, tem a segunda maior média entre os quatro grandes, perdendo apenas pro Vasco por uma diferença irrisória. Uma torcida que botou 90 mil pessoas na final da Taça Guanabara de 2009. Tem certeza disso?

      Excluir
    2. Final da Guanabara = estar bem.
      Média de público alavancada pelo Seedorf, obviamente. Essa torcida merece o que tem.
      E se esse elenco é pior que ruim, imagina os dos últimos 15 anos.

      Excluir
    3. Ah, claro, mas o que "alavanca" o público dos rivais você não comenta? É por pensamentos como o seu que o Botafogo está nesse buraco. A mudança tem que ser de dentro pra fora. A diretoria e o time têm de fazer por merecer a presença da torcida. É assim em todos os clubes. Não somos campeões expressivamente há 17 anos, e vimos, em sequência, os três rivais sendo campeões nacionais. De quebra, vimos o Fluminense, aquele que era o menor do Rio, chegar à final de Libertadores e Sul Americana. O Botafogo não tem mais ambição graças à diretoria que você defende.

      Abs

      Excluir
    4. E o Fluminense chegou lá como, se não pela Unimed?
      Minha parte tem sido ir aos jogos, fazendo esforço até pra viajar pra apoiar o time, participando dos protestos quando concordo com eles. Se meu pensamento de apoiar no que posso não é o certo, devo começar a pregar minha bunda no sofá e praguejar virtualmente?Qual sua sugestão?O elenco é o melhor dos últimos 12 anos sem nenhuma dúvida, sem falar no que foi feito no Mourisco, por exemplo...querer mais é sempre válido, mas reconhecer a melhora que alcançamos faz parte do meu 'pensamento'.

      Excluir
    5. Com certeza, não questiono a diretoria na parte administrativa, a estrutura do clube só melhora. Meu questionamento é o departamento de futebol, dirigido pelo digníssimo senhor Anderson Barros, que acumula fracassos por onde passou. Rebaixou o Figueirense, quase rebaixou o Flamengo e quase nos rebaixou, em três anos seguidos. Quais os méritos desse senhor pra continuar no cargo?

      E não peço que deixe de apoiar, mas sim pra que tenha senso crítico de COBRAR também quando necessário, diante dos seguidos erros de planejamento. Só apoiar não conduz com a linha de um torcedor que se importa com o clube.

      Excluir
    6. Mas eu também concordo com a saída do AB. Só sou contra a saída imediata do OO porque não acho que tenha muito o que ser feito ainda nessa temporada, que justifique quebrar contrato tão cedo.
      Mas a acomodação do torcedor botafoguense é muito óbvia. Eles não só não apoiam, como também não protestam. A única coisa que se multiplica é um coro virtual infeliz, que há algum tempo não gera nada de bom. Bom seria se grande parte dos que escolhem não apoiar, escolhessem agir em protesto, mas não é o que acontece. E também é muito notável que time sem torcida tem mais dificuldade de ganhar algo do que um time com torcida. Também acho ridículos os preços do jogo de amanhã, por exemplo, mas e aí?Vamos lá a maioria de nós torcedores reclamar no facebook, ver o jogo pela tv e logo depois voltar pro facebook pra xingar a diretoria. Assim não vamos longe.

      Excluir
    7. Concordo, mas o perigo é generalizar. Fui a diversos protestos, assim como muitos torcedores que conheço e concordam com a essência do texto. Concordo contigo que a torcida é acomodada e muitos reclamam apenas via internet, o que é inútil - apesar de o protesto do nariz de palhaço ter repercutido bastante ano passado.

      Inclusive, durante um protesto no ano passado, fomos intimidados por membros uniformizados de uma certa torcida, que se colocou em prol da diretoria em um momento de crise. O que será que ganham em troca?

      Excluir
  2. Pedro,disse tudo como sempre!
    E o pior é ver a gente ser sacaneado por outros torcedores,por imprensa e por outros!
    É como falei no twitter uma vez: a torcida está sozinha,porque se protesta para a diretoria a diretoria dá um jeito de censurar,as TO´S defendem na sua maioria o esquema lá,e quando vamos reclamar isso pra parte da imprensa...se sabe que é a mesma parte que chama cara pra programa na rádio e fica puxando o saco e de rabo preso com presidente e com treinador e ainda ver alguns falando aquela maldita frase.
    O que tá salvando de momento é as entrevistas conscientes do Seedorf e olhe lá.
    E como falam pra a gente não ser pessimistas se todo o ano é a mesma coisa hein?querem q sejamos positivos e pior é torcedor aceitar certas coisas ao invés de protestar e tem alguns que fazem isso.
    Quando leio textos como esse e as vezes até quando falo de Fogão no blog lá ou em qualquer lugar,vejo que tem torcedores que querem ver o clube melhor e sem passar a mão e sem média em nada.
    São textos que relaxam!
    E os outros se reforçam e a gente nada e pra piorar é ver que nem você disse no último parágrafo!
    E só uma,o Rafael Moura já está no Inter e até anda jogando,jogou contra a Lusa.
    Abraço Pedro!
    Igor(@igorsausmikat)
    Meu blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser seguir o blog que mesmo falando de tudo,não esquece do Fogão!

    ResponderExcluir
  3. Tu e muito babaca mesmo, hein! apagou os comentarios que eu fiz...Eh chato ser criticado ne? Eh chato saber que voce eh um corneteiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você não me criticou, você me xingou. Aliás, é muito fácil fazer isso sem botar a cara. O outro comentou em anônimo mas em momento algum me desrespeitou, e o debate tá rolando até agora. No meu blog, aceito qualquer opinião, menos postura de molambo. Enquanto houver desrespeito, vou apagar.

      Excluir
  4. Ue, voce nao xinga pra caralho o Oswaldo? nao grita "ei,oswaldo,vai tomar no cu" ? exposicao publica eh assim, rapaz. Va se acostumando se um dia quiser ser um jornalista de sucesso.abs

    ps: lima bateu um bolao hoje hein? seus comentarios na comparacao entre ele e o MA foram brilhantes! parabens! ele, um grande jogador e voce, um analisador tatico e tecnico perfeito.

    ResponderExcluir