Com o fim de mais uma desgastante temporada sem resultados expressivos, o Botafogo começa a planejar seu próximo ano. A apreensão da torcida é grande, visto que todos os rivais disputarão a Libertadores, e até os rivais diretos na Copa do Brasil já começaram a se reforçar. Mais uma vez, já começamos atrás. Apesar da necessidade de bons reforços em todos os setores, a única contratação até agora foi o zagueiro Brinner, destaque do Paraná na Série B. É muito pouco.
O primeiro passo ainda não foi oficializado: a barca. Apesar disso, alguns nomes já parecem estar fora do planejamento para 2012 - graças a Deus, diga-se de passagem. São alguns deles: Éverton, Léo, Somália, Caio, Bruno Thiago, Araruama, entre outras mutações genéticas. A notícia ruim é que Fábio Ferreira, Herrera e outros bondes devem permanecer. A diretoria disse que a opinião da torcida influenciará nas decisões em conjunto com Oswaldo, o seria positivo no caso Alessandro, mas alguém ainda acredita nesses caras?
Meu lado passional me permite ser radicalista. Do time titular, manteria apenas Jéfferson, Antônio Carlos, Renato e Loco - com a ressalva de que precisamos de um jogador pra disputar a posição. Jogadores como Lucas, Gustavo e Felipe Menezes, que não são lá unanimidades pra torcida e nenhuma sumidade técnica, na minha opinião, são boas opções pra um elenco numeroso e qualificado - o que, convenhamos, nunca vi o Botafogo montar. São jogadores que, apesar das críticas, viveram bons momentos durante o Brasileirão - até mais que os respectivos titulares.
Visto, revisto e reformulado o elenco, partimos pra segunda e não menos importante etapa do planejamento: os reforços. Sendo assim, me dei a liberdade de criar, desde a reta final do campeonato, uma lista de nomes bons e viáveis, incluindo também algumas opções mais ambiciosas, que são extremamente necessárias pra nós atualmente. A diretoria precisa enxergar as contratações mais caras como investimentos visando títulos expressivos, e não como simples despesas. É um passo enorme. Vamos à lista.
À espera de um milagre, torcida precisa torcer pelo sucesso do ilustríssimo diretor de futebol
LATERAIS:
- Ávine / Bahia - LE
Considerado uma grande promessa nos últimos anos, se destacou no BR11 e foi um dos melhores laterais do primeiro turno. Se lesionou gravemente e não recuperou o ritmo a tempo.
- Dodô / Bahia - LE
Assumiu o lugar de Ávine e deu conta do recado. Infelizmente, nas rodadas finais, também se lesionou de forma grave, em entrada criminosa de Bolívar. Tendo em vista a nossa urgência, deixa de ser boa opção.
- Douglas / Goiás - LD
Destaque nas seleções de base, é uma contratação viável devido à fase do Goiás.
- Marcos Rocha / América-MG - LD
Um pouco mais velho que as opções anteriores, mas fez ótima campanha no BR11, se salvando no fraco time do América, rebaixado.
ZAGUEIROS:
- Paulo Miranda / Bahia
Mais uma ótima revelação do Bahia. Zagueiro novo, rápido, boa antecipação. Apalavrado com o São Paulo.
- Manoel / Atlético-PR
Um dos melhores zagueiros do campeonato. Ótimo no jogo aéreo. Será disputado por grandes clubes.
- William Rocha / América-MG
Outro bom valor que se salvou apesar do rebaixamento do clube.
- Emerson / Coritiba
Mais conhecido desse setor da lista, o zagueiro-artilheiro faria boa dupla com Antônio Carlos.
- T. Heleno / Palmeiras
Boa contratação pra compôr elenco.
VOLANTES:
- Néstor Ortigoza / San Lorenzo
Argentino naturalizado paraguaio, atua pela Seleção. Ótimo jogador, mas é preciso estudar as vagas pra estrangeiros no elenco.
- Michel / Ceará
Bom volante de combate, que também chega bem à frente. Chuta muito bem. Bastante viável, pois o Ceará caiu.
- Fillipe Soutto / Atlético-MG
Jovem valor que se destacou na redenção do Atlético, seria um excelente reserva pra Renato. Pela valorização recente, é possível que o passe não seja mais tão barato.
- Guilherme / Portuguesa
Um dos vários bons nomes da Lusa, campeã da Série B. Creio que também será bastante disputado pelos grandes.
- Charles / Cruzeiro
Bom volante, sem o devido espaço no bagunçado Cruzeiro. Negociação difícil devido à provável saída de Fabrício pro São Paulo.
MEIAS:
- Alex / Fenerbahçe (sonho)
Craque de bola. Na minha opinião, o jogador mais injustiçado na história recente da Seleção. Contratação difícil, porém viável, visto que clube e país atuais passam por crise.
- Montillo / Cruzeiro (sonho)
Contratação excepcional pra qualquer clube, o argentino vem sendo disputado por vários clubes grandes do Brasil, além de propostas do exterior. Parece que vai pro Corinthians. Botafogo assiste.
- Vargas / Universidad de Chile
Principal nome desse ótimo time. Cobiçado por grandes clubes da Europa, exige alto investimento.
- Giuliano / Dnipro
"Escondido" na Ucrânia, deve ver com bons olhos um retorno ao Brasil, visando oportunidades na Seleção, rumo à Copa 2014. Ótimo jogador.
- Wágner / Gaziantepspor
Parece que não fui o único a lembrar desse ótimo meia canhoto. Quase fechado com o Fluminense, o Botafogo ainda tenta atravessar. Palmeiras também se interessou.
- Éderson / Lyon
Já cobiçado pelo clube outrora, o brasileiro que atua na frança seria um bom reforço. Teve o azar de se machucar nos primeiros minutos de partida em chance recente na Seleção.
- Cleiton Xavier / Metalist
Carrasco do jogo contra a Ana Paula, fez ótima campanha pelo Palmeiras e foi pro exterior. Outro que poderia ser repatriado. Camisa dez clássico.
- Leandro Domingues / Kashiwa Reysol
Jogador que sempre indiquei, coincidentemente está disputando o Mundial, sendo um dos destaques do time japonês até então. Boa opção, mas precisaria de companhia.
- Renatinho / Ponte Preta
Jovem que se destacou na boa campanha da Ponte Preta. Valorizado, porém viável. Boa opção pra elenco.
- Renato Cajá / Ponte Preta
Passou pelo Botafogo em 2010. Longe de ser craque, porém muito útil. Poderia ter ficado, visto que é melhor que 80% das opções do nosso atual elenco.
- Roni / Criciúma
Jovem promessa. Contratação visando progresso a médio/longo prazo. Bastante potencial.
ATACANTES:
- Welliton / Spartak
Sucesso recente no Goiás, velocista que também sabe fazer gols. Posição carente no nosso elenco, principalmente no 4-2-3-1, sistema implantado por Caio Júnior. Faria a função pessimamente exercida por Herrera.
- Taison / Metalist
Outro ótimo segundo atacante. Ex-Inter, já declarou desejo de voltar ao Brasil. Botafogo já sondou, mas não deu em nada. Ótima hora pra tentar de novo.
- Jorge Henrique / Corinthians
Segue a mesma linha de função tática. Outro que poderia estar no elenco até hoje. Muito útil. Saiu por culpa da diretoria e evoluiu bastante no Corinthians, onde deve ter pouquíssimas chances devido ao elenco inchado pra Libertadores.
- Osvaldo / Ceará
Uma das maiores revelações de 2011. Seu passe percence a clube do Qatar, o que não invibializa a contratação, mas precisaremos botar dinheiro na mesa. Vale a pena.
- Dagoberto / São Paulo
Botafogo demorou, perdeu tempo e perdeu um excelente reforço, que, de saída declarada do São Paulo desde o meio do ano, acertou com o Inter. Faz todas as funções de ataque com muita eficiência.
- André Lima / Grêmio
Estilo de jogador que precisamos ter no elenco. Bom reserva pro Loco. Trombador com faro de gol, apesar de ser um pouco 'folclórico'. Já declarou carinho pelo Botafogo e teve boas passagens por aqui.
- Ricardo Jesus / Ponte Preta
Destaque e artilheiro pela Ponte Preta na Série B, também seria boa opção pro banco.
Concorda? Discorda? Quem mais você indica?
Saudações Alvinegras!