quarta-feira, 30 de março de 2011

Sai covardia, entra coragem

Caros amigos,

Se isolássemos, no início do ano, um torcedor, sem que ele tivesse acesso às notícias do time e apenas vendo os jogos - e sem som! -, ele perceberia a mudança de hoje. Foi a mesma escalação, mesmos jogadores, mas uma coisa muito importante mudou: a postura da equipe.

Pois é, voltamos a jogar como time grande. Ganhamos apertado, poderíamos ter empatado e até mesmo perdido; mas todo clube grande, que joga como clube grande, corre esse risco sempre. Nosso ex-treinador - o qual não citarei mais o nome em nosso blog - se vangloriava por ter perdido pouquíssimos jogos nos 14 meses em que esteve no clube. Será que ele era um exímio armador de defesas? É claro que não. Ele apenas não fazia o time jogar futebol. Nós assistíamos os adversários jogarem, esperando uma brecha de distração pra se mexer. Fosse esse adversário o Barcelona ou o América - e que fase a do Mequinha, hein? -, a postura era a mesma.

Já Caio Júnior chegou logo falando em colocar o time pra frente, em jogar como time grande. E não só falou, como fez. O que vimos hoje foi um time fraco - desfalques, sejam eles por contusão, convocação ou qualquer outro tipo, só agravaram as carências já existentes -, só que muito bem postado em campo. Jogaram como o Botafogo de Futebol e Regatas deve sempre jogar. Foi pra cima do Paraná, explorou a linha de fundo - que falta faz o Loco! -, tentou algumas jogadas individuais alternando com boas tabelas, e deu até alguns sinais de jogadas ensaiadas. E pasmem, amigos, isso tudo treinado em UM DIA (o único treino com o Caio Jr foi nessa terça-feira).

Realmente, não era força de expressão quando dizíamos que o ex-treinador simplesmente não treinava o time. Enquanto deveria dar padrão ao time, impor uma tática, ensaiar jogadas, ele fazia piadinhas na sala de imprensa. Fiquei muito feliz, mesmo, com o que vi hoje. E a tendência é melhorar com a volta de todos os jogadores que vêm desfalcando a equipe, e também com a chegada das contratações, tão prometidas pela diretoria.

Taticamente falando, não há o que mudar. Vi, hoje, claramente, apenas um rascunho do que planeja o Caio Potter. Um 4-2-3-1, com os laterais se revezando, dois volantes plantados - na minha cabeça, Marcelo Mattos e Arévalo -, com Éverton aberto na esquerda, Maicosuel centralizado e um falso segundo atacante aberto na direita, seja Caio ou Herrera. Com a possível contratação de Gilberto, o Éverton iria pro banco, ou mesmo pra vaga do Márcio Azevedo, que vem rendendo bem abaixo do esperado. Loco jogaria como sempre, centralizado na área. A esperança é que, a partir de agora, ele possa receber bons cruzamentos.

Caio jogou muito bem. Em contrapartida, Herrera esteve, mais uma vez, péssimo. Somália manteve a regularidade de sua versão 2011 e esteve bisonho; ainda mais por ter de jogar numa função que não é a dele, onde seria o Maicosuel no esboço acima. Onde está o tal Fabrício? A nota triste da noite foi a volta de Alessandro ao time titular, devido a lesão de Lucas que deve parar por três semanas, e também a entrada de Fahel, que se fez necessária após a expulsão de Somália.

Enfim, o saldo da noite foi muito positivo. Vencemos, convencemos, e mostramos que não é necessário um grande elenco pra jogar como time grande. Com Caio Júnior, a esperança é ter um time sempre bem treinado e sempre tentando se impor. Se vierem reforços, o ano promete!

Saudações Alvinegras (e ofensivas!)

6 comentários:

  1. Mais uma vez excelente post, Pedro.
    Só discordo em um ponto: atuação do Somália. Acho que pra um jogador fraco, ele foi bem ali mais adiantado, criou chance, foi uma boa opção quando esteve mais aberto. Participou dos dois gols, né ?
    Estragou tudo com a expulsão, mas para o padrão Somália 2011, ele foi bem na minha opinião.
    No mais concordo com tudo. Início promissor do Caio Junior e uma atuação convincente e madura do Caio. Aguardemos os reforços

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Fogão que convenceu finalmente Pedro!!!Até o Caio jogou bem,pois é!!!
    O Caio Jr vai nos acalmar muito Pedro,e ele vai fazer esquecer e calas as viúvas do Joel também!!!Estamos vendo!
    até pra ver esse time indo pra frente,mal vejo a hora de conhecer o Engenhão ou ver o time em qualquer lugar claro!
    Claro que todo o time grande dos 25 do segundo tempo em diante toma sufoco.Até a garotada entrou bem.Achei Herrera Voluntarioso,o Antônio Carlos(que chamo de zagueiro Lixo)simplesmente destruiu e jogou por dois hoje ali.
    E aguardaremos os reforços,aliás o Caio Jr tem que cobrar os reforços,porque depender da nossa diretoria....não dá pra torcer.
    Esse fogão de hoje me deixou feliz e esperançoso,venceu e convenceu!
    Não era a toa que vc,eu e alguns outros que detestam Joel soltavamos foguetórios a toa né?
    Esse é o Fogão que gosto e que conheço muito bem!!!
    abraço e baita post!
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter é @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. Como você quer que eu comente o post, se você sabe que não pude ver o jogo?

    De qualquer modo, eu acredito no que vocÊ está falando, e espero que tenha razão. Você sabe que a minha opinião sobre o Joel era diferente da sua, mas as vezes faz bem mudar um pouco.
    Espero que o Gilberto venha e (não custa nada sonhar) o Andrézinho.

    ResponderExcluir
  4. Enfim, novos tempos!! Esse é o nosso Botafogo!! Como vc disse, outra postura, outra atitude!!

    Vamos em frente! Só tem uma coisa que precisamos desesperadamente: Um meia que chegue logo e complete a criação do time! Se quisermos a Copa do Brasil, temos que apresentar esse meia até terça que vem!!

    Parabéns pelo texto Pedro!

    ResponderExcluir
  5. Não pude ver o jogo, mas pelos comentários imagino a cena: um time ‘treinado’ (mesmo que só um dia de prática!).

    A “Lenda” simplesmente não treinava o time. O que se via era uma equipe preguiçosa mentalmente, como o próprio treinador. Disse em entrevista lamentável que “está velho pra ir pro futebol árabe”. Está velho é pro futebol em si. Devia se aposentar, mas vai continuar enganando algum trouxa, que é o que não falta por aí. Foi importante pro Carioca do ano passado? Foi. Muito obrigado e adeus!

    Muito ‘feijão com arroz’ e academia pro Cidinho; mais chances pro Willian, porque o Alex gosta de perder gol feito; Arévalo, por favor; chega de Fahel, Alessandro e Somália.

    Agora, o quase aposentado irmão do Nélio... Pô, Pedro, esse cara é flamenguista.

    Saudações botafoguenses!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, Pedro!!! Pelo visto as mudanças fizeram um bem imenso ao nosso Botafogo. O time está com o ânimo (com algumas exceções, como a fruta podre do Somália), mas temos tudo pra continuarmos com uma excelente campanha na Taça Rio. Ah e o Diamante Negro? Muito bom!

    ResponderExcluir