quarta-feira, 2 de março de 2011

Pérola aos porcos

Há alguns anos, os técnicos de futebol vêm encontrando um problema assustador: a cada vez maior escassez de bons laterais disponíveis no mercado. No nosso Glorioso, então, nem se fala. Estamos há um longo tempo sem um bom lateral direito, e não lembro nenhum lateral esquerdo razoável além do grande (?) Júnior César.

Mas enfim, o post de hoje vai ser menos abrangente. E, pra variar, vai ser uma crítica - como sempre, muito bem argumentada por aqui. Trata-se do curioso caso do 'posseiro' Alessandro, que, curiosamente, é dono da lateral direita do nosso Alvinegro por mais de 4 anos. E com um futebol medíocre durante todo esse tempo. Tudo bem que, nos últimos anos, não tivemos grandes opções pra substituí-lo - lembro aqui do craque Joílson, a principal avenida de 2007 -, o que pode ser desculpa pra dirigentes e técnicos que passaram pelo Botafogo nesse período.

Mas agora temos uma chance de ouro. Ela tem nome, e é o motivo do post de hoje: Lucas Rios Marques.

Profissional pelo Figueirense desde 2007, o garoto Lucas se destacou no Campeonato Catarinense de 2008, quando foi campeão pelo clube alvinegro. Considerado promissor, o jogador se destacou na Série B no mesmo ano, e mais ainda em 2009 e 2010, despertando o interesse de grandes clubes da Série A, assinando enfim com o Botafogo.

Lucas tem como principais características a velocidade, a facilidade em chegar ao ataque e uma qualidade apurada nos passes e cruzamentos - tudo que o saudoso Alessandro não tem.


Recém-chegado ao Botafogo, o lateral começou a temporada como titular e já agradou. Nas três primeiras partidas do Carioca, foi de longe o melhor jogador em campo, conquistando a torcida com suas rápidas jogadas de fundo e assistências pra gol, algo nunca visto na titularidade do Cabeçandro.

Mas aí entrou em jogo a "estrela" do técnico Joel "burro" Santana. Como o Lucas demonstrava um pouco de cansaço - algo normal em início de temporada -, o retranqueiro-mór resolveu lançar mão de Alessandro em seu lugar. O pesadelo estava de volta. E, incrívelmente, ele acertou um lançamento que resultou em gol. Mais incrível ainda, foi isso torná-lo, mais uma vez, titular.

Será que um lançamento apaga 4 anos de atuações pífias, somadas à boa chegada de um jovem promissor que vinha se destacando? E sim, a torcida também tem culpa nisso. Estive presente no Engenhão no jogo do milagre - o lançamento certo -, e o que se via era ridículo: mesmo que ironizando, a torcida vibrava cada vez que o Alessandro pegava na bola. Isso não se faz nem de brincadeira, pessoal!

Enfim, acho que nada que falei nesse post é novidade pra alguém que entenda o mínimo de futebol. Óbviamente, isso não inclui o Joel, que novamente titularizou o velho posseiro pra partida de hoje, contra o River do Sergipe, no Engenhão. Joel está com a corda no pescoço, e sabemos que uma eliminação - o que seria péssimo pro Botafogo e seu planejamento - poderia ter algo de bom: a saída dele.

Nos resta rezar e esperar, mesmo sem saber a melhor opção. Só o tempo dirá.

Saudações

2 comentários:

  1. Também prefiro o Lucas, tem muito mais habilidade que o grande Alessandro, mas ainda acho que precisamos de alguem q saiba cruzar.

    O Caio tb merecia uma vaga no titular, msm q seja no lugar do Herrera, q nao tem jogado grande coisa. Só Deus sabe oq ele andou fazendo nas férias....

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei do Lucas Pedro e o motivo?Tinha acompanhado muito bem a série B nesses anos e ele foi jogar 2 vezes aqui em Brasília contra o Brasiliense e ele deitou e rolou.Me impressionou muito!Botaria ele de olhos fechados como titular!
    Até Joel que gosta de 3-5-2 como ele gosta se ele fosse inteligente botaria o Lucas nessa!Embora o Lucas tenha dado certo!
    Uma coisa que fiquei pensando e sei que você pensará também: depois de ontem a campanha #ForaJoel cairá no esquecimento do povo?
    Aliás essa campanha até ano passado podia ter rolado,mas pior que quando poucos falam ainda somos taxados disso e daquilo!
    O Caio,nosso amigo aí de cima que comentou disse que podia ser titular.Acho que depois de ontem contra o River e em suas declarações mostram o quando no Twitter com suas falsidades que ama todo mundo e tal ele está melhor e está melhor que a sua bolinha!
    Ontem por incrível que pareça fui ver o Herrera cavando faltas,tudo bem que não me agrada ver o Herrera parecendo um poste pra dominar uma bola coisa que eu criticava e era até do contra a muita gente que babava o ovo a ele.Mas pra botar o Caio......melhor não,o garoto está se achando demais e com história de que ama todo mundo tá pior que aquelas banda modinhas Pedro que diz que ama todo mundo e na verdade quer ver você pagar o dinheiro apenas!
    Sempre gostei desse blog aqui e não é de agora que acompanho!Mais o Lucas tem que ser titular desse time!!Mais com um treinador que temos e alguns nomes que temos por aí,e depois de ontem os jogadores no final do jogo abraçarem Joel Santana mostrando que a opinião do torcedor e nada é a mesma coisa ou seja estão pouco se lixando para o que a gente pensa a situação de felicidade não dá e olha que se tivéssemos até uma diretoria corajosa,eles perceberiam isso ao invés de estarem TOTALMENTE FECHADOS
    Parece que eu e você Pedro no quesito Fora Joel que a muito tempo esperávamos um pouco teremos que INFELIZMENTE esperar mais!
    Abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir