quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sentimentos opostos

Ao entrar no site oficial do nosso Botafogo, me deparo com uma matéria muito boa sobre a reta final do Campeonato Brasileiro. Confesso que fiquei bastante animado, fazendo contas e mais contas no simulador de tabela, observando todas as possibilidades. Acreditei que a briga ficaria entre Botafogo e Grêmio, e com chances de ser decidida no confronto direto, no último jogo do ano.

Pois é, isso tudo porque fiz uma consideração óbvia: como não temos nada a perder, e estamos a um ponto da vaga, momentaneamente com o Atlético-PR, Joel Santana finalmente iria escalar um time ofensivo, buscando o maior número de vitórias possíveis. Imaginei até uma possível mudança de esquema, pois jogamos com três zagueiros e dois volantes, e dois alas que não avançam. Ledo engano..

Algumas horas depois, recebi informações do primeiro treino do Glorioso após o conhecimento da notícia da volta do G4. Eis a escalação:

Jéfferson; Danny Morais, Leandro Guerreiro, Márcio Rosário; Alessandro, Fahel (Somália se queixou de dores), Marcelo Mattos, Lúcio Flávio (!!!!!!), Cordeiro; Jóbson e Abreu.

Sei que é bater na mesma tecla, mas não creio que seja possível que alguém discorde disso: um time, com esperança renovada por uma vaga na Libertadores, precisando vencer após empatar 8 seguidas, que está nítidamente sem poder ofensivo, entrar de maneira COVARDE, jogando dentro de casa? É inadmissível!

Boas opções como a entrada de Cajá, Edno ou até mesmo o Túlio Souza ficam sempre como opções, e entram faltando muito pouco pro jogo terminar. O Botafogo é um time sem ofensividade, sem toque de bola, sem criatividade - talvez por ter um omisso com a camisa 10? -, e o ritmo muda completamente, por exemplo, com a entrada do Edno pela esquerda. Custa arriscar, Joel Santana? Os oito empates são a melhor prova disso. Se tivéssemos ganho três e perdido as outras cinco, estariamos duplamente melhores: em pontos e no número de vitórias. Estaríamos, inclusive, com a vaga nesse momento.

Por isso, infelizmente, a constatação final do post é a seguinte: caso não haja uma mudança URGENTE de postura do nosso velho barrigudo ultrapassado, ficaremos bem distantes da sonhada volta à Libertadores. É uma pena que uma pessoa seja capaz de destruir um trabalho de muitas outras, simplesmente por ter medo e ser covarde.

3 comentários:

  1. um 4-3-3 estilo chelsea ou barcelona pra mim seria o melhor... jeff, alessandro (=/), danny, rosário, cordeiro, mattos, somália, cajá, edno, abreu e jobson... com os laterais mais presos como falastes.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado q é um treinador que teve alguns puxando o saco dele e iria com a história de prancheta pra cá e pra lá.Sou Botafoguense de coração e quando crítico as vezes até em meu blog foi uma coisa assim que se via a algum tempo.Esse time de 2010 do Fogão é uma farsa e pior é gente achar que Joel faria milagre nesse time,sendo que ele é um covarde na hora de escalar e quando escala ao invés de procurar opções ele prefere os mesmos e aí fica numa demagogia e imediatismo danado.Uma Libertadores pra esse elenco e pra um Joel Santana seria uma mentira danado e seria uma desilusão que só depois a gente veria que fosse se o time estivesse na Libertadores perdendo pra time argentino e encarando os times argentinos com covardia,é isso que todos querem?CLARO QUE NÃO,NEM EU QUERO!eu acredito em elenco melhor e tudo mais.
    Mas são tantas coisas enumeradas nesse time que nem se falam.E não será uma vitória que tudo pode-se mudar até parecendo alguns times por aí que 1 vitória muda aí vira Barcelona,não pode ser assim.
    Juro que passar 2010 mais preocupado que contente e confiante não é bom pra mim e nem pra outros,mas é a realidade do time,realidade na qual pode ser tapada por resultados e tudo mais.Se for pra Libertadores tudo virará bonito e tudo mais,sendo que não está e olha que pior que tá pode ficar sim.E o motivo se chama a diretoria se preocupar em renovar um Alessandro,Fahel e cia de jogadores ruins,medianos e limitados ao invés de se preocupar com um Loco Abreu,Jóbson,Edno,Jéfferson e alguns poucos que se salvam e depois se puxa saco dessa diretoria que se tivesse um ficha limpa no esporte duvido que escapariam disso.
    É o que penso e o bom é que quando falamos isso temos gente que respeita a nossa opinião,isso é sensacional!
    No final todos querem ver a felicidade do Botafogo,mas confesso que to desanimado com esse ano.Posso errar e ver o Fogão na Libertadores?Claro que poosso,até porque não sou dono da verdade e nem guru.Tem coisas que são ruins,mas aí vai pro lado da superação e tudo mais e supera isso,mas aí são outros 500.
    Mas é isso!
    Respeito quem vai com a tag #arrancadafinal até porque tem gente que acredita e não se tira esse direito de ninguém,até porque é uma opinião de cada.Mas realidades precisam ser jogadas e desde o começo do ano venho vendo isso no Botafogo.É sinceridade!
    Pior é ver gente ler notícia de globo esporte e achar que Joel Santana vai usar a garotada como opção,aaaa peraí né?Me ajuda aí!Ele nem aqui e nem na Coréia do Norte vai usar garotada.Ele não gosta disso!e olha que temos jogadores que se pegarmos no elenco do Fogão,alguns que vieram da base mereciam ser usados até pra suprir falta de alguns jogadores,ao invés de aturarmos Fahel e ruindades por aí.
    É isso!
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. Tá complicado mesmo ver um time sem coragem pra alçar vôos mais altos. Empatar um turno inteiro é assinar atestado de incompetência pra não chegar a lugar algum. O que deram de oportunidade pro Botafogo chegar na Libertadores e ser campeão, pq esse campeonato poderia ser nosso tranquilamente.

    O Botafogo precisa fazer o necessário pra vencer, pois desse jeito só vai empatar.

    Parabéns pela postagem,
    Abraços.

    Nelsinho Lima.

    Para trocar informações com Nelsinho Lima, do Botafogo News, é só adicionar no Twitter @Lima_Nelsinho. Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir