quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Insistente covardia

Alvinegros do Céu e da Terra,

Após 7 jogos sem vencer, sendo seis empates seguidos, nos encontramos agora num momento crucial na decisão de nosso destino nesse Brasileirão. Em minha singela opinião, não nos vejo mais com chances de título, e muito menos com chances de rebaixamento. Dessa possibilidade, graças a Deus, nos desfizemos há tempos esse ano. É algo incompatível com nossa grandeza!

Então, amigos, nos resta a cartada final: ir com tudo, pelas Américas. E numa dura caminhada pelos próximos - e últimos - onze jogos do campeonato, junto a bons times como Atlético-PR (se completo), Grêmio (atropelando), Cruzeiro (candidatíssimo ao título), e os já classificados Santos e Inter, existe uma coisa que não nos pode faltar: ousadia.

Somos, sem sombra de dúvidas, o time que mais prejudicado por lesões e suspensões. Sem falar, claro, nas garfadinhas de leve. Mas azar e apito não são surpresas pra nós. A diferença desse ano é o espírito vencedor de Loco Abreu, Herrera, Jéfferson, Jóbson e Marcelo Mattos, que veio pra combater o semblante derrotista do tríade derrotado: Cabeçandro, Leandro Paçoca e Lady Flávio.

Eis o ponto central de nosso post de hoje. Onde está a ousadia do tão adorado "Papai Joel"? Qual a necessidade de se acovardar diante de um time pequeno como o Guarani? A postura inicial de ontem - e sempre - foi de envergonhar a torcida. Ao todo no time, eram TRÊS zagueiros e QUATRO volantes em campo. Foi preciso tomar um gol e muito sufoco pra entrar o Edno. O Cajá só entrou no fim. Será que o Joel prefere a mesmice dos empates retranqueiros a ditar um ritmo ofensivo de jogo, partindo pra cima dos adversários, sobretudo os fracos, como ontem?

Me revolto a cada vez que penso nisso. Não estou sendo irracional a ponto de mandar o time todo pra frente. Só peço um pouco de equilíbrio. Jogar com um armador só é furada. Sendo ele o Lúcio Flávio, então, é burrice. Com a lesão do Fábio Ferreira, eu voltaria ao esquema básico, 4-4-2:

O Cajá melhoraria o toque de bola, ou mesmo o Edno por ali, que cai bem pelas pontas. Os laterais não precisariam atacar muito, até porque, não sabem. A dupla de volantes, pra mim, é Somália e Marcelo Mattos, que deve voltar semana que vem. Enquanto isso, colocaria o Túlio Souza, apesar de saber que o Leandro não sai do time. O resto, não tem como fugir muito, devido ao grande número de desfalques.

Creio que essa escalação não é nenhum absurdo, e melhoraria bastante a parte ofensiva do time, assim como a defensiva, já que Somália só joga bem de volante - apesar de estar em má fase - e a comparativa em questão de gols sofridos e resultados entre Marcelo Mattos e Leandro na cabeça de área chega a dar pena..

Enfim, além disso tudo, a presença da torcida será fundamental. Lembrem-se da nossa sequência de vitórias com a torcida ao lado. É bom ressaltar que foi nessa mesma parte do turno. Vejo todos em nossa casa, domingo, às 16h!

3 comentários:

  1. Esse é o Joel que tantos ficam babando e a imprensa fica babando até chamando de papai joel!papai pra mim foi aquele q viveu,me educou e não me deixou ir para o lado do mal e não é um treinador que é babado o ovo e puxado o saco por mtos.Aliás vou ser sincero,o Botafogo não pode empatar com times bagunceiros e tomar pau de Flamengo bagunçado e tal hein?Ontem em Campinas,claro que o empate podia acontecer porque jogos por lá são complicados mesmo,mas aquele empate contra o Flamengo desculpa falar na minha sincera opinião só se a Conmebol abrir o G4 de novo e também o Atlético PR e o Grêmio parar de crescer,coisa que simplesmente desanimei!
    é uma imagem mentirosa que se passou todo o ano com a equipe do Botafogo,lembrando que o nosso Fogão esse ano teve que evitar micos piores e foi eliminado e tudo mais de Copa do Brasil de forma bem assim retranqueira e tudo mais.
    espero que claro tu me entenda,não gosto nem de falar ou de postar por aí que o Botafogo vai chegar a lugar nenhum.Mas aí tenho que ser honesto e sincero!Desde o começo do ano só se maquiou coisas sobre o Fogão desse ano e aí se jogou desculpas para lesionados e tudo mais.Caramba,o Botafogo não tinha elenco,reposição e tal?O Conceito de reposição é buscar só 1 substituto apenas ou não?Muita coisa andou distorcida esse ano.A sorte foi que não me enganei com esse elenco,podia saber até aonde podia chegar.Podemos torcer,eu queimar minha língua e tal(porque também posso errar claro),mas da forma que tá não se pode time que briga por Libertadores empatar da forma que foi naquela contra o Flamengo ou algo assim.por isso que digo: CHEGA LOGO 2011 pra vermos jogadores tipo Fahel ou alguém do tipo ir embora e que segurem um Loco Abreu,Maicossuel,Marcelo Mattos também por exemplo.Mas com essa nossa diretoria que se existisse um "ficha limpa" no esporte acho que poucos se salvavam de verdade.Não se confia em muita coisa!
    Estou discrente?estou sim,não vou mentir!Mas o amor segue o mesmo!
    lembrando que aqueles que criticam o time é porque quer ver a melhora do time e não quer ver a desgraça do time ou ele se fu..!aqueles que criticam o time tem o mesmo amor que aqueles que ficam só puxando saco e tudo mais e que acham que está tudo bem,não está nada bem faz tempo nesse ano.
    É bom passar mais preocupado do que feliz com o time?CLARO QUE NÃO!mas é a realidade!claro que nem todos pensam da mesma maneira,mas é assim!
    é isso aí!
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter pra quem quiser: @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. e só uma pergunta: com quais jogadores vc usaria para um possível elenco em 2011 já que to pensando já no ano que vem??

    ResponderExcluir
  3. Do elenco atual, manteria:

    Jéfferson
    Antônio Carlos
    Fábio Ferreira
    Marcelo Mattos
    Somália
    Túlio Souza
    Cajá
    Edno
    Maicosuel
    Jóbson
    Herrera
    Abreu
    Caio

    ResponderExcluir