sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Complicando o simples

Hoje, durante uma aula inútil de física, comecei a rascunhar uma provável formação do nosso Glorioso para a partida desse sábado, no Engenhão, contra o Grêmio. Ao saber do possível desfalque do Somália, tentei encontrar a melhor maneira de substituí-lo. Ficou assim:



Leandro Guerreiro na sobra, onde não vem comprometendo, sem a responsabilidade de efetivamente marcar e proteger a zaga - função que o Marcelo Mattos está desempenhando muito bem -, Maicosuel se movimentando bem como vem fazendo, inclusive ajudando na marcação, e Cajá organizando o jogo, da maneira como entrou na vitória contra o Grêmio Prudente. No ataque, Edno, que tem entrado bem em todas as partidas, ganharia a vaga do Herrera, que se encontra numa péssima fase e precisa ser preservado. Loco Abreu faria a referência na área - resta que alguém acerte cruzamentos pra ele.

Creio que 90% dos amigos leitores concordarão com essa formação, principalmente no que diz respeito à entrada do Cajá no meio, juntando-se ao nosso Mago. Talvez o ponto de divergência seja a dupla de ataque, mas esse não é o tema principal do meu post de hoje. Entendam:

Informações de amigos jornalistas que acompanharam o treino agora há pouco, trazem a escalação da seguinte forma: Jéfferson; Danny, A. Carlos, F. Ferreira; Alessandro, L. Guerreiro, M. Mattos, Renato e M. Cordeiro; Maicosuel e Herrera.

Será que há mesmo a necessidade de jogarmos com três zagueiros e dois volantes, dentro de casa, brigando por Libertadores e até mesmo pelo título, contra um adversário que se encontra colado na zona de rebaixamento? O Cajá vai dar conta do meio sozinho? O Maicosuel vai saber fazer essa função no ataque? Quem vai ser a referência?

Contudo, essa foi só a primeira parte do treinamento. A comissão técnica do Glorioso não permitiu à imprensa que acompanhasse o resto do treinamento. Espero que seja, apenas, uma maneira de despistar a formação real. Ou quem sabe uma piada. Porque quem recebe 300 mil reais por mês pra treinar uma equipe, não pode ter uma "prancheta" pior que a minha, que sou apenas um mero blogueiro.

Apesar dessas inexplicáveis situações, vos encontro amanhã em nossa casa, às 18h30.

Saudações!

8 comentários:

  1. Em se tratando do "burro cagão", a escalação deve ser essa idiotice que divulgaram na imprensa mesmo.. e aposto que com 15' do segundo tempo ele tira Renato e Herrera e põe Caio e Edno...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Luiz.

    Além de escalar mal, as substituições do Joel são óbvias, previsíveis e com tempo totalmente calculado.

    E o pior: se dão certo, o mérito é dele, mesmo colocando no decorrer o jogo a escalação que deveria ter iniciado a partida..

    ResponderExcluir
  3. Joel não pode reclamar, tem jogador, mas monta mal o time, é técnico de regional e eu sempre avisei isso. O Botafogo hoje é um Boing comandado por um comandante de teco teco. Sei que vai aqui a polêmica, mas até agora não vi o somália jogar nada no meio campo, corre muito, se entrega muito, mas depois de efetivado o toque do bola do Botafogo morreu, ele segura demais a bola. Quem banca o Alessandro no Botafogo? Não é possível, nem lateral o cara bate pro companheiro, ele não passa, se livra da bola

    ResponderExcluir
  4. Caramba,sua formação foi espetacular,aliás deveria ser assim!Só que para o Joel(que a maioria baba ovo)infelizmente assim não será!
    Aliás digo mais,o Edno deveria ser usado mais vezes e sempre.
    Aliás quando Jobson e Somália voltarem,a escalação deveria ser por aí!tirando o Cajá e o Edno!!
    eu q sou botafoguense sem me esconder de nada,e sem se envergonhar de nada,quero manter a cautela!!!
    abraço Pedro!!
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  5. O que me deixa feliz, é que o Botafogo tem do meio para frente zilhoes de escalações possiveis e plausíveis! O que me deixa triste é que o Joel não consegue pegar nenhuma dessas zilhões!

    Para mim o Botafogo nesse jogo contra o Gremio deveria escalar um 3-6-1 podendo mudar no decorrer do jogo para 4-3-3. Com Caja no meio no lugar do Somalia e saindo o Herrera entrando o Edno. Ae jogaria Mago aberto na direita, Edno aberto na esquerda, Caja centralizado no meio e Loco Abreu centralizado no Ataque! Esse esquema pode ser defensivo qdo necessario, com mago e edno voltando para judar na marcação e ofensivo qdo necessario com o edno e mago indo no ataque! Esquema completamente plausivel e que eu acho q daria certissimo. Mesmo tendo um lateral esquerdo nulo na marcação como o marcelo cordeiro!

    ResponderExcluir
  6. Respeita o Joel véi, o cara nos deu o título e vc ta ai avacalhando o cara. Vamos vencer amanha, até pq, um ilustre torcedor írá ao estádio e tenho certeza que o time terá a honra de prestigia lo (rs).


    ps:
    VAI ESTUDAR PORRA! VESTIBULAR TA CHEGANDO E TU TA AÍ FAZENDO ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO, SEU IDIOTA!

    ResponderExcluir
  7. Pedro, tô lembrando do jogo contra o Avaí, em que o meio-campo tinha essa formação aí. O Renato não deu conta da função do Somália. Não marcou, nem criou. Pra usá-lo, seria melhor o 4-2-3-1, com Mago e Edno nas pontas, e ele na armação. Vamos ver, qualquer coisa menos Fahel e Pantufa tá bom. SAN

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu tô "El Loco"! ahhhh....

    Leia em: http://eagora-dil.blogspot.com/

    ResponderExcluir