sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Como em 95

17 de Dezembro de 1995: Desacreditado durante quase todo o campeonato, o Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro daquele ano, empatando com o Santos, no Pacaembu, após vencer a primeira partida no Maraca. Com Wágner fechando o gol naquela noite, e a inspiração do irreverente e carismático ídolo Túlio Maravilha, erguemos com muito suor aquele troféu.

Ontem, cerca de 15 anos depois, o mesmo duelo de gigantes voltou a acontecer no Pacaembu. Todo bom alvinegro sentiu uma mistura de nostalgia e confiança, mesmo que abaladas pela estranha escalação de Joel.

O Natalino, após passar toda a semana dizendo que preferia "perder como herói do que vencer como covarde" e que atacaria o Santos, escalou o time num defensivo 3-6-1. Fato esse, que irritou e assustou boa parte da torcida antes da partida. Conseguiu, talvez por sorte, segurar um placar fechado durante a primeira etapa. Na segunda metade do jogo, colocou o time que deveria ter iniciado a partida e venceu o jogo, ganhando créditos por isso. Acho errado, mas sigamos em frente..

Existem coisas que só acontecem com o Botafogo. Sim, essa frase já estaria batida, se não se renovasse a cada partida. Quem diria: com Jéfferson fechando o gol, assim como Wágner em 95 - e se não me engano, até na mesma baliza -, e um golaço do também carismático Loco Abreu, como o Maravilha, alcançamos a vitória.

Essa vitória representou muito mais que 3 pontos. Representou a superstição, a mística, a essência da nossa história. Representou - e não foi a primeira vez - o 'algo mais' que faltava ao nosso Glorioso nos últimos anos. A competência, a solidez, a sorte, a luta. O espírito vitorioso que parece ter vindo junto com o Sebastian, Loco. Vejo nele a personificação da nossa torcida: superstição, loucura, paixão, mística, garra. Aos que o criticam, falta enxergar isso. Tentem ver um pouco além do futebol..

Enfim, numa análise fria, vejo o Botafogo abaixo de outros concorrentes na briga pelo título, devido a algumas carências evidentes no elenco e na limitação do próprio Joel. Mas meu lado alvinegro grita como nunca. É algo diferente, e não sei se só eu que sinto. É a sensação de que - apesar dessa frase ter virado chacota-clichê - algo maior está guardado pra nós. E eu, inconscientemente, confio nisso.

Mas, como nada se conquista apenas com superstições, o trabalho do time precisa do nosso apoio e conta com ele pra domingo. Vamos empurrar nossos guerreiros pra mais uma vitória épica no Engenhão, domingo, 16h.

Saudações!

6 comentários:

  1. Adorei Pedrinhooo! Muito lindo, sério! Concordo com tudo que você disse e seremos campeões!

    Ruivinha

    ResponderExcluir
  2. É o tal do instinto alvinegro gritando dentro de cada um de nós. Favoritos? Não, não queremos esse rótulo. Porque quando ninguém acredita, o Botafogo cresce. Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei: "Pacaembu? Os três pontos são nossos!". Não sei vc, mas eu sinto que a mesma atmosfera de otimismo que tomou conta de nós no estadual se estendeu para o brasileirão. Vem mais alegria por aí! Eu acredito e confio!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo!abraço
    e Juro q o Fogão esse ano,tá queimando minha própria língua!
    Meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05 e em 95 Túlio acabou com o Santos no Pacaembu e em 2010 a vez foi do Loco Abreu e ainda bem q ganhamos algum jogo sem precisar da porcaria do Herrera,ufa ufa ufa!!

    ResponderExcluir
  5. Deixa o Joel em paz, escalando errado ou não, nós estamos conseguindo nos manter no G4 por um longo período, algo que não era visto faz tempo.

    Podemos não ter a técnica de outros, mas, se mantiver a nossa garra e luta de ontem, com certeza teremos um final feliz no Campeonato.

    ResponderExcluir
  6. Vamos brigar muuito ainda nesse brasileirão,e se Deus quiser sair dele campeão brasileiro!

    ResponderExcluir