segunda-feira, 9 de março de 2009

Vitória da camisa

Campeão da Taça Guanabara, o nosso Glorioso voltou a campo ontem, após eliminar o Dom Pedro-DF pela Copa do Brasil, ao vencer por 2x0 e anular o jogo de volta. Na estréia da Taça Rio, o que vimos foi um time aguerrido, mas sem a mesma organização de partidas anteriores.

Maicosuel continua levando trabalho, mesmo sozinho na armação. Jean Carioca, ao contrário da final contra o Resende, esteve apagado. Logo ontem, quando jogou diante de sua família, em Xerém. Victor Simões, mesmo voltando de lesão após um mês parado devido a um estiramento grau dois na coxa, foi sempre perigoso e deixou sua marca, como de costume. Juninho, relembrando os velhos tempos, soltou uma bomba do meio de campo e marcou um golaço. Agora só falta acertar seu posicionamento defensivo.

A defesa, aliás, merece um capítulo à parte. Tomar dois gois - e um sufoco - do time de pior campanha até então, é digno de preocupação. Espero que Teco seja a solução dos nossos problemas. Mas vamos ao jogo, que é o que interessa.

O Botafogo começou pressionando, mas não conseguia traduzir em chances claras a sua superioridade. O primeiro lance de perigo foi do Tigres, num chute cruzado. Depois disso, só deu o Alvinegro. Victor Simões recebeu, botou na frente e chutou de canhota, pra fora. Aos 20 minutos, um lance típico de Botafogo. Maicosuel fez boa jogada, ajeitou de fora da área e acertou um lindo chute. A bola bateu no travessão, quicou na linha e não entrou. Foi por pouco. O gol só saiu numa jogada de bola parada. Maicosuel, em jogada ensaiada, rolou pra Juninho, quase do circulo central, soltar um foguete, no cantinho do gol. Logo depois, Victor Simões recebeu passe de Alessandro, chutou forte cruzado de canhota, e o goleiro aceitou: 2 a 0 antes mesmo do intervalo.

O Botafogo voltou dormindo para o segundo tempo e tomou um gol logo aos 2 minutos. No contra-ataque, Joelton cruzou e Leandro Chaves só empurrou. A equipe do Tigres levava perigo nos contragolpes, principalmente do lateral Alessandro, cuja boa fase parece ter ido embora. Por sorte não levamos mais gols. Numa jogada tática, Ney Franco conseguiu neutralizar os pontos "fortes" do adversário e o Botafogo voltou ao domínio. Pra não perder o costume, uma roubadinha; Fahel recebeu cruzamento da direita e, ao se projetar para marcar, dentro da pequena área, foi puxado visívelmente. Num ato inexplicável (ou talvez explicável, tratando-se de Botafogo), o juiz conseguiu enxergar falta do próprio Fahel, invertendo o lance.

Farto de perder gols, o Botafogo encaminhava a vitória. Eis que chegou a hora do destaque positivo da partida. O jovem lateral-esquerdo Gabriel, de apenas 20 anos, que recebeu sua primeira chance nos profissionais na metade do segundo tempo, aproveitou muito bem. Após dar dois excelentes passes, deixando os companheiros na cara do gol, teve sua chance de marcar e não a desperdiçou: soltou uma bomba na entrada da área. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Marcos Paulo, que nada poderia fazer no lance. Era o terceiro gol alvinegro. E uma estreia inesquecível para Gabriel. O Tigres ainda teve forças - e espaço cedido pela defesa-mãe alvinegra -, para descontar com um gol do veterano Sorato. Aí, foi só administrar o resultado até o final do jogo. Final, aliás, bastante prorrogado pelo árbitro (?) Willian Nery. Segundo suas contas, 45 + 3 = 49 e meio. E essa promete ser a tônica da Taça Rio; jogar contra tudo e todos. Mas vamos pra cima, que eu sou mais o nosso Fogão!

Próximo jogo: Botafogo x Vasco, quinta-feira, no Maraca.

Um comentário:

  1. VAMO GANHAR ESSA PORRA, PORRA!!!

    FOGAO CAMPEAO CARIOCA 2009

    "45 + 3 = 49 e meio uhahuha, bem lembrado

    ResponderExcluir