quinta-feira, 26 de março de 2009

Ahhh, o Botafogo..

Que confusão causa o Botafogo em nossas cabeças. Qual Botafogo esperar diante do clássico de sábado que vem, contra o flornãovence? O Botafogo imponente, sólido, envolvente, ofensivo de 99% da Taça Guanabara? Ou o Botafogo desligado, abatido, aberto, sem sangue dos jogos contra Flamengo, Volta Redonda, Vasco, e ontem, Americano?

Ontem, frente ao Americano, o Botafogo voltou a expor suas fraquezas. Fraquezas essas que, quanto mais são apontadas, menos são solucionadas. Nosso setor defensivo se arregaça cada vez mais. Juninho e Emerson se afundam juntos, apesar da pequena superioridade do segundo em relação ao primeiro. Léo Silva é um a menos em campo. Fahel oscila grandes jogos com partidas (não) dignas de pelada de fim de semana. Jean Carioca é aquele reserva que nunca deveria entrar. São muitos os questionamentos que podem ser feitos pela torcida, referente aos jogadores. Mas uma, em meio às divergências de opinião, é unanimidade. E já está repetitivo escrevê-lo aqui. Nossa avenida-direita, Alessandro. Pouparei a vocês - e a mim -, ler críticas sobre esse péssimo, lamentável, ridículo jogador. É redundante.

Durante os 90 minutos, o que vimos foi um Botafogo perdido. Por vezes, dominado pelo fraco adversário. Nosso camisa 10, Maicosuel, não esteve em uma noite brilhante como muitas outras, talvez por estar ainda sentindo os efeitos de um belo bico no tornozelo. Mesmo assim, não comprometeu. Destaque pra Thiaguinho, que brigou o jogo inteiro e mostrou boa técnica, junto ao nosso artilheiro que, de bico, fez seu décimo gol; além do gol, mostrou muita vontade, voltou pra marcar, armou e atacou. Só faltou cruzar a bola e correr pra área cabeceá-la. Injustamente (devido ao primeiro cartão, e não ao segundo), foi expulso, se tornando a primeira ausência certa no jogo de sábado. O que mais me preocupa não é sua suspensão, e sim seus substitutos.

Para resumir, o Botafogo dominava o jogo, mas não tranformava seu domínio em chances de gol. O Americano aguardava os erros - que por sinal, foram muitos - do Botafogo para contra-atacar. O Botafogo fez um a zero após boa jogada de Thiaguinho, que cruzou da esquerda e Victor Simões empurrou pra dentro, depois de falha grotesca do zagueiro do time de Campos. Tempo depois, Hernani acertou um chutaço quase do meio-campo (coisas que só acontecem ao Botafogo...) e empatou a partida.

No segundo tempo, o que se esperava era um Botafogo mais acordado, mais ofensivo, mais sólido defensivamente. E o que vimos foi o contrário. O Americano passou a gostar do jogo, e não passou a frente graças ao juizão, que foi o único a não ver o puxão de Fahel em Kieza, ainda punindo com amarelo o atacante. Além de penalti, o juiz deixou de expulsar Fahel. Uma pena! Aos 35, o Botafogo chegou ao seu segundo gol, em bela jogada individual de Maicosuel, que rolou para Reinaldo girar e chutar no cantinho: belo gol e 2 a 1 no placar. O gol parecia dar números finais à partida, mas o Botafogo, novamente, nos pregou uma peça. Bola alçada na área, desvio de Kieza - justiça seja feita.. - e gol do Americano. Já era tarde demais pra buscar o terceiro e o jogo ficou por aí mesmo. Vaias muito merecidas para uma atuação pífia pra um time que pretende ser campeão sem necessidade de final.

Pelo manto

Faço aqui um apelo à torcida do Glorioso. Sei que os jogadores não estão fazendo por merecer, mas deixem eles de lado e avistem apenas nossa camisa alvinegra. Vamos marcar presença, sábado, às 20:30h, no Maracanã, contra os florzinhas. Vamos torcer e gritar pelo nosso manto, pela nossa história. Vamos mais uma vez pintar o Maior do Mundo de preto e branco. Eles precisam de nós, e nada melhor do que uma vitória contra o timeco das Laranjeiras pra retomar o caminho do título. Abraços!

2 comentários:

  1. Mais uma vez o time teve uma atuação ridícula e vergonhosa. Temo pelo futuro do time no Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Em minha modéstia opinião, o que está acontecendo com o Botafogo é o que acontece com a maioria dos times que ganham o primeiro turno de um campeonato, no caso a taça Guanabara e depois relaxam, justamente por já terem garantido o direito de estar na final do campeonato.Basta citar como exemplo que a última vez que um time carioca venceu os 2 turnos(taça guanabara e taça Rio)foi o Vasco, isso em 1998, ou seja, não acontece toda hora.
    Acho que o importante é o Botafogo continuar lutando, pois só desse jeito ele conseguirá garantir o Vice para o Vasco.
    Abraços.

    ResponderExcluir