domingo, 17 de abril de 2011

Coisas que não mudam

O tempo passa, os jogadores mudam, os técnicos também, mas os hábitos e as tradições são as mesmas.

Na última rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo entrou precisando vencer, e dependendo de uma vitória do Vasco contra o Olaria. Situação impensável pra um clube como o Botafogo, que participou de todas as finais desde 2006. Mesmo assim, convenhamos que o óbvio seria conseguirmos a classificação. Seria, se não fossem os velhos hábitos.

O Botafogo fez sua parte e venceu o América por 3 a 1. Mas muita coisa aconteceu simultaneamente a esse jogo. O Vasco, do qual dependíamos, fez corpo mole visando um confronto mais fácil nas semifinais, e permitiu que o Olaria abrisse dois gols de vantagem. Logo o Vasco, o clube que sempre se orgulhou de ser guerreiro, honesto, etc? E não parou por aí. Como bons portugueses, os vascaínos devem ter esquecido de envolver o resultado do Flamengo nas contas. Isso porque, caso o Flamengo vencesse, 'roubava' do Vasco o direito de enfrentar o Olaria nas semifinais.

Pois é, e não é que o Flamengo abriu o placar? Percebendo isso, o Vasco incrivelmente mudou de postura, foi pra cima e logo diminuiu. Pressionou, pressionou, até que.. Gol do Macaé. E o Vascão voltou a afrouxar. Que coincidência, não? Ainda empatou no finalzinho pra dixavar, e fim de papo. Tiraram o Botafogo, e esperavam o fim do jogo do Flamengo pra comemorar uma semifinal contra o Olaria. Será que nessa semifinal eles vão ter toda essa dificuldade? Calma que tem mais!

O jogo do Vasco acabou, mas o do Fla não. No cronômetro, 49 do segundo tempo. O Flamengo precisava de um gol pra pegar o Olaria e... penalidade máxima pros molambos! Pelo menos foi o que 'viu' o juizão. É aquele tipo de lance que faz você parar pra pensar se tudo aquilo vale mesmo a pena. A essência dos 'velhos hábitos'. Mas sabe aquele ditado de que "pênalti roubado não entra"? Dito e feito! Ronaldinho Gaúcho ajeitou, fez pose e isolou a bola.

A bola pune, Flamengo. Quem sabe o Vasco não é o próximo?

Agora voltando aos nossos problemas:

O maior culpado disso tudo é o próprio Botafogo. Depender de clubes pilantras como Vasco, Flamengo, Nova Iguaçu é total responsabilidade nossa, que não cumprimos nossas obrigações. Todos têm suas parcelas de culpa: diretoria, por planejar tudo de forma errada, mesmo com mil exemplos pra fazermos tudo diferente; Joel Santana, porque montou esse elenco fraco e não cobrou reforços de peso; os jogadores, que deixaram escapar pontos contra times pequenos ao longo da Taça Rio; e até mesmo a torcida, como sempre omissa nos momentos que exigem sua presença. Uma coisa que me deixou abismado foi ver, 'in loco', torcedores gritando "AH, É ALESSANDRO" a plenos pulmões, enquanto ele era substituído após mais uma exibição bizarra, dessa vez frente ao Avaí - e como em todas as outras, sempre.

É difícil culpar o Caio Júnior. Ele não teve tempo de implementar seu estilo de jogo. Colocou o time pra frente com esse elenco fraco, estabeleceu um mínimo de padrão tático, mas carece de peças pra encaixar no seu esquema. Só não dá pra aceitar o Alessandro de titular, ainda mais depois da excelente atuação do Lucas no jogo de hoje.

Esperamos que todos saibam que a responsabilidade pro resto da temporada é dobrada devido ao vexame no Carioca. A Copa do Brasil vai ser vista como exigência pela torcida - assim espero! - com ou sem reforços. Quarta-feira temos uma batalha em Florianópolis e é bom que os jogadores façam valer a tradição de nossa camisa.

E atenção: a barca vai partir...

Saudações

8 comentários:

  1. Coisas que não mudam: Botafogo time pequeno e chorão! Teoria da conspiração sobre o vasco e flamengo combinarem resultados só pra eliminar o timinho do botafogo que foi incapaz de ganhar um clássico..

    ResponderExcluir
  2. Eu não duvido que o Vaco tenha feito corpo mole, mas o time do Vasco é bem ruim, e nem adianta ficar citando jogos com Nautico e outra vitória contra time pequeno. Em relação a ajudar o Flamengo com penalti, não é nenhuma novidade.

    Eu acho que o Botafogo veio muito mal para Taça Rio. Engraçado, porque, apesar de não ter sido um grande time na Taça Gb, o time parecia mais arrumadinho, talvez a presença do ruim Renato Cajá tenha ajudado.

    Agora é juntar os cacos e lutar até o fim la no sul.

    ResponderExcluir
  3. Coisas que não mudam: pessoas que além de burras, são covardes e postam como anônimo. Ninguém falou aqui que Vasco e Fla combinaram resultados.

    ResponderExcluir
  4. Vc tem razão em tudo! Principalmente na parte de tratarmos dos problemas do nosso time, vamos resolvê-los, e exigir um ótimo campeonato brasileiro!

    E o pensamento que temos de ter é:

    "Cadê a diretoria que desorganizou o nosso time no meio do campeonato e até agora só faz campanha de marketing???"

    ResponderExcluir
  5. "O Vasco, do qual dependíamos, fez corpo mole visando um confronto mais fácil nas semifinais, e permitiu que o Olaria abrisse dois gols de vantagem. Logo o Vasco, o clube que sempre se orgulhou de ser guerreiro, honesto, etc?"

    "No cronômetro, 49 do segundo tempo. O Flamengo precisava de um gol pra pegar o Olaria e... penalidade máxima pros molambos! Pelo menos foi o que 'viu' o juizão. "

    O CHORO É LIVRE!!

    ResponderExcluir
  6. Belo texto Pedro. E para os anônimos covardes que comentam para falar merda só digo uma coisa. ME CHUPA!! AHHAHAH

    ResponderExcluir
  7. Aliás Pedro não dá pra culpar Caio Jr,ele está fazendo de tudo com um elenco que sabemos que faz um tempo que temos que aturar certas peças e algumas outras.
    Juro que se eu fosse ver uma cena de torcedor gritando Alessandro eu iria abrir a boca de tanto jeito que acho que até besteira eu falaria...controle-se Igor!
    Continuando,sem contar que a diretoria que muitos puxam o saco e falam que é a melhor do Rio e tal,se pensa no bom e barato e em reforços aonde...não se tem ousadia nenhuma.Pode ser bons jogadores,mas aquela alma de time pequeno tá neles e isso é um problema quando chega a um clube grande como o Fogão.
    E quarta feira o bicho pega!!!E tomara com uma classificação do Fogão épica pra dar moral e ver que isso é Botafogo,mas será difícil porque não tem do outro lado um América,um Paraná e muito menos um Boavista aonde empatamos.Avaí na Ressacada é dureza!
    você acha que aquela escalação de ontem só botando o Marcelo Mattos ali no meio foi muito boa?você gostou?
    eu gostei da escalação(embora particularmente não goste do Arévalo Ríos que só fica preocupado em arrumar a camisa,nem parece Uruguaio e do Somália que nem todos os Botafoguenses em sua maioria).
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter pra quem quiser seguir embora não só fale de Fogão,mas dos outros tb é @blogdoigor05

    ResponderExcluir