domingo, 28 de novembro de 2010

Gigante ferido

Hoje vou falar de sentimentos.

E, como sabemos, não dá pra falar por ninguém além de si mesmo, quando o assunto é o que sentimos. Se você chegou até aqui e está disposto a ler, peço que deixe de lado seu fanatismo e seu moralismo. Tente apenas acompanhar a linha de raciocínio de um torcedor em crise, preocupado e, de certa forma, revoltado.

Sempre preferi não escrever de 'cabeça quente', pra não expor algo que pode ser momentâneo, mas hoje farei diferente. Vou escrever e ver no que dá.

Desde o momento do apito final - sabendo dos resultados da rodada - até chegar em casa, não falei uma só palavra. Me perguntaram se era sono, e me doeu responder que não. Na verdade, minha cabeça estava a mil por hora. Perguntas, respostas, ilusões, certezas. Pensei em muita coisa. Pensei em todos os últimos anos.

Será que aquilo tudo valia a pena? Qual é a recompensa pra nós? E não me venha com essa de "fazemos tudo por amor". Claro que amo o Botafogo, é minha maior certeza. Mas e aí, o que ganhei em troca por todos esses anos? Tudo que gastei em dinheiro, tempo, dedicação; perdi aniversários de família, eventos importantes e até mesmo prova de vestibular. Abdiquei do mundo pra viver em função do Botafogo. Me arrependo? Essa resposta sempre foi 'não'. Hoje é 'não sei'.

Onde estão as conquistas? Será que algum dia verei meu time ser campeão brasileiro? Será que vou ver uma boa campanha de Libertadores? Aliás, será que eu vou ver uma Libertadores? Ano passado, vimos o Flamengo. Esse ano, veremos o Fluminense. E de que importa se é com Unimed lavando dinheiro, com times entregando jogos? Daqui a cem, duzentos anos, vai estar lá, escrito na historia do futebol brasileiro: Fluminense campeão brasileiro 2010. Sem poréns.

Por falar em historia, até quando viveremos dela? O Botafogo é, sem dúvidas, um dos clubes mais gloriosos e importantes do futebol brasileiro. O problema é que a necessidade de renovar isso é grande, e a hora já está passando. A historia é feita de acontecimentos, e não só de lembrança. E me dói ter que escrever isso, mas o Botafogo está ficando pra trás.

Amigo botafoguense, antes de me xingar, reflita se isso realmente não faz sentido. Sou um dos torcedores mais fanáticos, mas hoje sofri um baque. A guarda desse fanatismo baixou. O futuro, pra mim, é incerto. Afinal, quem não vai sofrer muito ao ver o primeiro título brasileiro do Engenhão não ser nosso?

Sei que esse post acabou ficando muito interrogativo, mas essa era a intenção. Precisamos refletir, amigos. Mas precisamos agir também. O Botafogo somos nós. Precisamos resolver se aceitaremos ver o Glorioso refém de jogadores sem ambições como Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro, e com objetivos tão abaixo de nossa dignidade. Conto com todos vocês.

Saudações alvinegras por dias melhores.

Abraços

10 comentários:

  1. Boa Xingling's, mas relaxa, estou chegando no Botafogo pra jogar e ser campeão. ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei Pedro! Me sinto assim também :/

    ResponderExcluir
  3. Eu espero me arrepender, um dia, desse texto. Espero mesmo..

    ResponderExcluir
  4. Entendo você se sentir assim, fez quase tudo pelo time. Mas eu acho que estamos no caminho certo, pois é perceptível, pelo menos para mim, a evoulção do clube ao longo dos anos. Se continuarmos assim, tenho certeza que em breve conquistaremos objetivos maiores.

    Não se esqueça q estamos entre os 5 primeiros com muito menos investimentos. Ou seja, com mto menos conseguimos jogar praticamente de igual pra igual com os melhores.

    ResponderExcluir
  5. Olha Chilingue, temos nossas diferenças. Mas era meio que aí que eu tava querendo chegar com o "vou torcer pelo Olaria". Não era nada mongol nem nada do gênero. Era apenas um protesto. Esse seu baque, ja me veio a muito tempo. Veio no rebaixamento. Depois voltei e novo baque no tri-vice. Assim é a vida. Sofremos estes baques, mas no jogo seguinte estamos lá. E o que podemos fazer? Nada! O torcedor é refém do jogo de futebol.

    ResponderExcluir
  6. Mas Bruno, em nenhum momento cogitei uma troca de time, nem um abandono ao Botafogo. Isso tá fora de cogitação.

    ResponderExcluir
  7. disse tudo!aliás os desabafos são válidos sim!!!e como!são desabafos contundentes que valem a pena!não dá pra tapar realidades e tal!a gente torce e tal,mas não pode ficar igual outros times que não querem enxergar realidades e verdades.E as críticas é pra o bem do time e não quer dizer e signifique que é anti time ou algo assim!no caso nosso aqui do Fogão,tu disse tudo!E dias melhores pra gente sim!Porque são tantas situações e vexames que passamos,claro que tivemos as alegrias,mas...mesmo assim!esse ano mesmo,passamos mais preocupados do que festejando e falando q tá tudo bem e tal,sendo que no fundo não estava!
    Mas tu disse tudo!
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/ e no blog no twitter é @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  8. Ano passado eu faltei a prova de vestibular também, pra ver o último jogo do Botafogo no Engenhão, risco de rebaixamento. Enfim, espero que chegue logo o dia em que essas nossas dúvidas sejam dissipadas por um grito de campeão! Belo texto! Abç!

    ResponderExcluir
  9. Nem eu jamais pensei em abandonar o time, nem cogito trocar de time. Imagina eu trocando o Botafogo pelo Olaria? Nem pelo Barcelona! Mas protesto é protesto! Não abandonei jamais o Botafogo. Só que eu dei um tempinho sim, para apaziguar as emoções e colocá-las na balança. Afinal, porque furar o vidro com um garfo que eu joguei longe depois que o Náutico virou em Náutico 2 x 2 Botafogo ano passado? Porque jogar longe pratos de papel? Porque bater portas de ódio e gritar os mais insanos verbetes? Eu amo o Botafogo, é meu time. Se vencer, eu comemorarei como sempre. mas se perder... vou ficar chateado, mas desculpe, eu não posso mais me estressar pelo time. Não era saudável. Hoje to bem mais tranquilo. Perdeu? Errou nisso e nisso, ponto. E não mais: "LF SEU FILHO DA PUTAAAAAAA!" ou "LG SEU VIADOOOOO!". Enfim... paro por aqui. E para mim, jogando como jogou contra o Prudente, Libertadors 2011, infelizmente não é nossa realidade. Mas torcerei muito pro Goiás, pra esses FDPs do Gremio ficrem de fora também.

    ResponderExcluir