quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Uma torcida; um coração; uma canção

06 de dezembro de 2009. Quatro, cinco, seis anos atrás ninguém - absolutamente ninguém - poderia imaginar que essa data seria tão importante. A relevância não se dá apenas por se tratar de um jogo da última rodada do Brasileirão de 2009. A situação do Botafogo no campeonato é o que traz a esse jogo contornos de último episódio de uma trama do horário nobre.

Todas as atenções dos alvinegros se voltarão para um estádio localizado em Engenho de Dentro. O Engenhão, lotado, será palco de uma verdadeira guerra onde um time fraco tecnicamente tentará se livrar de um final trágico. Durante 10 meses viveu-se uma relação de amor e ódio com a torcida alvinegra. O primeiro jogo, contra o Boavista em Saquarema, parecia ser o prólogo do que viria depois. A primeira partida de Maicosuel mostrou o quanto ele seria fundamental para o time. E mostrou que ele poderia resolver a peleja. SOZINHO. Um gol no último minuto garantiu o primeiro triunfo. Ali começava a saga do Botafogo 2009 - sofrida, emocionante, imprevisível. A conquista da Taça Guanabara iludiu. Maicosuel nos iludiu. Não por ser ''enganador'' mas sim por dar-nos a impressão de que esse time poderia dar caldo. NÃO DEU. Sem ele sucumbimos ao Flamengo pelo terceiro ano seguido.

O Brasileiro foi delicado. O time não mostrou forças. A torcida não mostrou forças; nem pra apoiar nem pra protestar. Nessa reta final ela se faz fundamental. A épica decisão contra o São Paulo foi a primeira prova. Uma torcida unida carregou o time nos momentos mais delicados. A primeira batalha foi vencida. A guerra termina no domingo. E se quiser sair vitorioso o Botafogo deve lutar, guerrear, não desistir, acreditar. Mais do que nunca é hora da fortaleza se mostrar. E dessa torcida maravilhosa jamais se render. Trocando em miúdos, é como se o Botafogo fosse apenas uma máquina controlada por sua torcida. Torcida essa que deve mostrar sua força. 90 minutos de pura emoção. E todos nós, companheiros de arquibancada, prometemos lutar até o fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário