Passei muito tempo olhando pro computador, tela em branco, pensando no que escrever. Demorei pra entender o tamanho da catástrofe. Demorei pra assimilar que foi bem mais que mais um erro - grotesco - da arbitragem. São 31 dias sem jogos, amigos. Não do ponto de vista da saudade - que sei que, daqui a menos de uma semana, já estarei sentindo -, mas sim pelo fato de que não teremos renda de bilheteria, jogos, uso da imagem, patrocínio, nada. Por um mês. É como se nosso ano fosse ter só 11 meses. Por que, Botafogo? Por que precisamos chegar a esse ponto?
É muito fácil culpar um lance - e um erro de um cara despreparado - por jogarmos um semestre inteiro no lixo. Será que o time é isento de qualquer culpa só porque o juiz nos tirou uma vitória? É o que a diretoria está querendo passar. Está certa em reclamar, e acho até que cabia algo bem maior do que uma simples representação; mas não dá pra botar 100% da culpa no babaca de amarelo.
Então, quem são os culpados?
DIRETORIA - Se alguém ainda, insanamente, discordava de que o planejamento foi completamente errado e mal feito, acho que se convenceu ontem. Mal feito em todos os sentidos. Primeiro, Joel Santana deveria ter saído ao fim do ano passado. Qualquer um percebia que ele não tinha mais o elenco na mão, e que o estilo de jogo ultrapassado que deu certo no Carioca, e foi meio-termo no Brasileiro - apesar de ter dado certo por ser a melhor campanha, nos impossibilitou de alçar voos maiores na reta final -, não lograria êxito por mais uma vez, em mais uma temporada. Todos já sabiam como o Botafogo jogava. Resultado: acharam que tudo estava ótimo, não reforçaram o elenco mediano, venderam alguns jogadores e pronto. Sinceramente, quem não sabia - alem deles - que isso ia acontecer? Cadê o pensamento grande que o BOTAFOGO merece? Como diz uma faixa exibida no Engenhão: "
NÃO HÁ CLUBE QUE RESISTA A TAMANHA FALTA DE AMBIÇÃO".
JOEL SANTANA - Foi ele quem montou esse elenco. Ele que não exigiu reforços de peso e jogadores pros setores carentes. Afinal, pra que ele iria querer mais meias, se só usava volantes? Foi ele que deu o aval pra venda do Cajá - que não é craque, mas hoje faz muita falta. Foi ele que impregnou no Botafogo esse jeito de jogar como pequeno, foi covarde durante toda a Taça Guanabara e foi eliminado pelo Flamengo, além de empatar com Macaé e Bangu. Ele que começou a Taça Rio perdendo pro Vasco, e entregando o elenco pífio, sem esquema e sem tática alguma pra Caio Júnior se virar. Ou seja, a (des)montagem do elenco e a falta de treino efetivo por 14 meses prejudicou demais o Botafogo.
TORCIDA - Sim, também temos culpa. Onde estava a torcida durante o Carioca? Como pode a torcida querer exigir alguma coisa sentadinha em seu sofá? Seja indo a jogos ou protestando na sede, precisamos agir. O Botafogo somos nós. Maurício Assumpção, Anderson Barros, André Silva, Fahel, Alessandro, Herrera, Bruno Thiago, Márcio Azevedo, João Filipe, todos esses vão embora. A gente fica! A torcida tem sido a cara do time: omissão total. Precisamos tomar alguma atitude, se quisermos voltar a ser o Gigante Glorioso, que não ganhou esse apelido a toa.
ARBITRAGEM - Não é novidade pra ninguém. Mais uma vez, fomos garfados. Todo mundo viu. E quando isso é dito por Renato Maurício Prado, Mauro Cézar, Globo Esporte, Rica Perrone e outra meia dúzia que vive cuspindo no Botafogo, é porque a coisa foi feia mesmo. O time foi bem armado por Caio Júnior, mesmo com todas as dificuldades. Fomos lá, jogamos mais, ganhávamos até os 43 minutos, quando o árbitro cedeu à
pressão da torcida da casa e marcou um pênalti inexistente. Não acho nem que exista complô ou raiva contra nós - apesar de muitas situações estamparem isso. O problema é a falta de pressão por parte do Botafogo, seja por sua diretoria ou sua torcida. Não consigo acreditar que a diretoria vai, simplesmente, fazer uma representação formal contra o árbitro. Isso não vai mudar porra nenhuma! O problema é bem mais grave, e não é só com o nosso time. Os clubes precisam exigir a profissionalização dos árbitros. Toda semana nós vemos erros grosseiros, sejam mal intencionados ou não. O Brasil, como melhor futebol do mundo, precisa mudar essa imagem. Pro nosso bem!
Enfim, amigos, foi o que consegui pensar. A cabeça ainda está quente, o coração ainda dói. Vai ser um mês melancólico pra nós. Talvez eu veja vídeos da Conmebol, do Brasileiro de 95 e de outras conquistas enquanto o time ainda tinha postura de grande. Ou, quem sabe, me desligue mesmo do futebol por 31 dias. Afinal, esse mero esporte fica tão sem graça sem o Botafogo..
Saudações Alvinegras
ps: Um abraço pro nosso querido Loco Abreu. Não foge da guerra, e cobra sempre respeito à nossa Estrela Solitária. Fez muito bem em partir pra cima daqueles avaianos de merda. Quem é esse timeco pra desrespeitar a nossa tradição? Estamos com você, Abreu. E no dia 27/07, tudo isso vai ter volta. Assim espero.