manipulação da mídia não conhecem a história do nosso futebol!
Com a "conquista" do brasileiro de 1980, o Flamengo estava credenciado a jogar na Copa Libertadores de 1981. Aliás, mesmo existindo essa competição desde 1960, estranhamente o "maior do Brasil" nunca tinha participado! Foi até o último dos times do Rio a conseguir uma vaga. Outros times "menos importantes" haviam chegado às finais (Palmeiras em 61/68, São Paulo em 74, Cruzeiro em 77 e Internacional em 80) e alguns até foram campeões (Santos 62/63 e Cruzeiro 76). Agora era hora do mais ajudado disputar jogos oficiais fora do Brasil - muito chic!
A primeira fase reuniu os times brasileiros e paraguaios no mesmo grupo. Isso foi sinal de azar para o Flamengo, que teve que encarar rivais com muito mais tradição internacional: Atlético/MG (de novo!), Cerro Porteño e Olimpia. E apenas o primeiro colocado seguiria adiante na competição.
E os urubus conseguiram não sair na primeira fase! Apesar de ganharem apenas um dos três jogos que fizeram em "casa" (Maracanã) apoiados pela "melhor torcida do universo", graças a um milagre terminaram empatados com o Atlético/MG (ô time chato sô!). O desempate seria em um jogo extra em Goiânia, na partida que seria considerada para sempre como o maior roubo já realizado na história do futebol brasileiro.
Para apitar a decisão com um time carioca? Nada melhor do que um juiz carioca, né? E lá estava o hoje Global José Roberto(Roubando) Wright. Pegou o mesmo avião, ficou no mesmo hotel do mais ajudado e na hora do jogo não decepcionou a mídia e os dirigentes (que o enviariam até para Copa do Mundo em forma de agradecimento): classificou o Flamengo.
Não existem palavras capazes de descrever o que foi esse assassinato do esporte, essa vergonha que se transformou em uma mancha impossível de ser apagada (apesar das muitas tentativas - Plin Plin!) da história do futebol brasileiro. Só vendo para acreditar:
http://www.youtube.com/watch?v
Detalhes
1) Até hoje o Flamengo é o único time brasileiro que foi campeão da Libertadores sem precisar ganhar de nenhuma equipe brasileira, argentina ou uruguaia.
2) Um de seus vice-presidentes na época era Walter Clark - que foi por muito tempo (1965-77) um dos principais executivos da Rede Globo, responsável pela criação do "Padrão Globo de Qualidade"(sic). Sobre os tempos de dirigente, uma passagem de sua autobiografia diz tudo: "Não dirigi apenas o Flamengo, mas lutei para ser campeão, para formar um time invencível, para criar uma lenda no futebol brasileiro."
3) Quem digitar "roubalheira" no Youtube vai ter como primeira opção o vídeo do favorecimento ao Flamengo.