domingo, 22 de agosto de 2010

Engata a quinta

Olá, alvinegros!

Conseguimos, ontem, a tão desejada quarta vitória seguida no Brasileirão, consolidando nossa estadia no G4 e acelerando na corrida pela ponta. A vitória de ontem foi vital pra nossa tão sonhada volta à Libertadores, diante de um campeonato que nos obriga a sempre vencer em casa pra almejar grandes vôos.

Diante de mais um show da galera preta e branca, que lotou o Engenhão e cantou amor ao Glorioso, tivemos uma partida não tão boa quanto as últimas. Com a necessidade de improvisar nossos meias e volantes nas alas devido à falta de reservas pros laterais - falta isso, diretoria! -, Somália foi deslocado pra direita, com Cajá ocupando seu lugar na meiuca.

O meia, aliás, não foi nada bem, parecendo não ter posição definida. E realmente, se a intenção era fazer a função do Somália, foi um erro de Joel. Renato não tem condições e nem características pra isso. Nosso volante improvisado, por sinal, mostrou ser bem melhor no que vinha fazendo com primor: proteção à zaga e saída de jogo. Nada de avanço pelas alas.

Falando na proteção à zaga, eis um capítulo importante desse post: parabéns ao Joel por jogar o Leandro "guerreiro" pra sobra. Nossa zaga vem mostrando uma solidez impressionante. Marcelo Mattos e Somália vêm dando aula de como proteger a zaga, ao contrário do Leandro, que deixava a zaga exposta, e, por isso, sofríamos tantos gols. Nossa zaga nunca foi fraca, apesar da minha desconfiança inicial em relação ao Antônio Carlos.

Em termos ofensivos, não fomos tão bem nessa agradável noite de sábado. Herrera ( de novo) e Jóbson estiveram apagados. Maicosuel, nosso Mago, mostrou o tamanho de sua importância, sendo decisivo e jogando bem, mesmo sem brilhar como sempre. Cruzou a bola na cabeça do Ferreira, fazendo até a mais apaixonada - e única - torcedora do Lúcio Flávio esquecer aquele verme. Bola na rede e gol do jogo, 1x0 e mais três pontos na nossa casa. Jéfferson, nosso goleiro de Seleção, ainda teve tempo de justificar sua convocação com duas defesas incríveis consecutivas, contando ainda com o apagadíssimo Cordeiro, que tirou em cima da linha.

Enfim, o jogo não valeu o ingresso - desnecessáriamente inflado, por sinal - em termos de qualidade, mas valeu muito pela festa da torcida e pela vitória suada. Parabéns aos alvinegros presentes, e que seja sempre assim. Agora é partir pra cima do Ceará, na próxima quarta, de novo no Stadium Rio (ainda não me acostumei com esse nome..). Mas isso fica pro próximo post..

Nos vemos lá!

domingo, 15 de agosto de 2010

Entrando pra não sair

Olá, alvinegros!

Pra comemorar o seu - e o meu - aniversário, nada melhor pro nosso Botafogo do que vencer antes e depois da festa! Semana passada, atropelamos o freguês de Minas, no Engenhão. Boa presença da torcida, ótimo futebol e excelente resultado, tirando o pé do freio e disparando na tabela. E um presente e tanto pra mim!

Já ontem, fora de casa, contra o Atlético genérico, o jogo foi mais disputado, apesar de o adversário ocupar a última posição da tabela. Mas outra vez, o Glorioso teve atuação notável e venceu a segunda fora de casa seguida. Faz tempo que eu não via isso!

É notória a melhora do time com os reforços e a nova escalação. Agora temos proteção à zaga, com a entrada do Marcelo Mattos, recuando assim o chapinha marroquina pra defesa, onde ele fica meio escondido e não entrega a paçoca. Mesmo perdendo no alto para o "gigante" Anaílson. Triste!

Incrível também a dinâmica que o nosso Magosuel impôs na meiuca. Suas jogadas que aliam habilidade e velocidade vêm ditando o ritmo das partidas. Sem falar que o "maestro" chupa-sangue foi, finalmente, sacado do 11 inicial. Nossas opções ofensivas são realmente ótimas e variadas. Jóbson, Herrera, Abreu, Edno e Caio compõem um leque de alternativas importantíssimo pra qualquer clube que almeja grandes objetivos.

Quem também merece destaque é o novo xodó da torcida: o volante Somália, que além de marcar muito ainda chega bem à frente, vem fazendo a diferença. Sem falar que a defesa tá arrumadinha, com o Fábio Ferreira mantendo a boa regularidade da temporada, e o Antônio Carlos, que não me inspirava confiança, evoluindo. Sem falar no nosso goleiro, de Seleção, que dispensa comentários.

Falta agora acertar as laterais. Alessandro ninguém merece. E o sujeito ainda quer renovar! Mas independente disso, o Botafogo tenta a contratação de Danilo Silva, ex-Inter, que joga de zagueiro e também lateral. Se fizer o papel que o Diego fazia pela esquerda, ano passado, tá muito bom!

É isso, entramos no G4 e, se o time continuar nesse ritmo, temos tudo pra continuar nele. Dependemos muito também de um grande fator: nossa torcida. Contra o Galo, já mostramos um pouco de nossa força. Vamos, agora, emplacar uma boa sequência nas partidas contra Avaí e Ceará, dias 21 e 25, respectivamente!


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Parabéns pra Você!

Há 106 anos, um grupo de amigos adolescentes, mesmo que sem saber, colocava em nossas vidas uma Estrela Solitária; uma paixão que move vidas, como a minha. Um clube que passou a ser chamado de Glorioso por suas conquistas. O clube que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira. O clube que obtém a maior goleada do futebol brasileiro, e também a maior série invicta. O clube que viu seu adversário sentar no chão, num claro pedido de piedade. O clube que teve ídolos e figuras únicas como Nilton Santos, Garrincha, Didi, Jairzinho, e mil outros. O clube que ficou 21 anos sem um título sequer, mas sempre teve a torcida ao seu lado. O clube que foi rebaixado, humilhado, pisado, mas subiu de volta no campo, na bola, na raça, resgatando a dignidade e a alegria de ser alvinegro.

Enfim, eu poderia ficar aqui listando glórias e conquistas por toda minha vida, mas não é preciso. Todos sabem da grandeza do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.

Parabéns ao nosso Glorioso, por todas as suas glórias, e pelas que ainda estão por vir, pois estaremos ao seu lado quando elas vierem.

Estou sem inspiração, mas precisava fazer um registro, por mais simples que fosse. E está feito.

Obrigado, Botafogo, por muitas vezes dar sentido à minha vida. Amor sem igual, minha única certeza!

Estaremos todos juntos comemorando no Engenhão, dia 21, contra o Avaí. Até lá!