quinta-feira, 26 de março de 2009

Ahhh, o Botafogo..

Que confusão causa o Botafogo em nossas cabeças. Qual Botafogo esperar diante do clássico de sábado que vem, contra o flornãovence? O Botafogo imponente, sólido, envolvente, ofensivo de 99% da Taça Guanabara? Ou o Botafogo desligado, abatido, aberto, sem sangue dos jogos contra Flamengo, Volta Redonda, Vasco, e ontem, Americano?

Ontem, frente ao Americano, o Botafogo voltou a expor suas fraquezas. Fraquezas essas que, quanto mais são apontadas, menos são solucionadas. Nosso setor defensivo se arregaça cada vez mais. Juninho e Emerson se afundam juntos, apesar da pequena superioridade do segundo em relação ao primeiro. Léo Silva é um a menos em campo. Fahel oscila grandes jogos com partidas (não) dignas de pelada de fim de semana. Jean Carioca é aquele reserva que nunca deveria entrar. São muitos os questionamentos que podem ser feitos pela torcida, referente aos jogadores. Mas uma, em meio às divergências de opinião, é unanimidade. E já está repetitivo escrevê-lo aqui. Nossa avenida-direita, Alessandro. Pouparei a vocês - e a mim -, ler críticas sobre esse péssimo, lamentável, ridículo jogador. É redundante.

Durante os 90 minutos, o que vimos foi um Botafogo perdido. Por vezes, dominado pelo fraco adversário. Nosso camisa 10, Maicosuel, não esteve em uma noite brilhante como muitas outras, talvez por estar ainda sentindo os efeitos de um belo bico no tornozelo. Mesmo assim, não comprometeu. Destaque pra Thiaguinho, que brigou o jogo inteiro e mostrou boa técnica, junto ao nosso artilheiro que, de bico, fez seu décimo gol; além do gol, mostrou muita vontade, voltou pra marcar, armou e atacou. Só faltou cruzar a bola e correr pra área cabeceá-la. Injustamente (devido ao primeiro cartão, e não ao segundo), foi expulso, se tornando a primeira ausência certa no jogo de sábado. O que mais me preocupa não é sua suspensão, e sim seus substitutos.

Para resumir, o Botafogo dominava o jogo, mas não tranformava seu domínio em chances de gol. O Americano aguardava os erros - que por sinal, foram muitos - do Botafogo para contra-atacar. O Botafogo fez um a zero após boa jogada de Thiaguinho, que cruzou da esquerda e Victor Simões empurrou pra dentro, depois de falha grotesca do zagueiro do time de Campos. Tempo depois, Hernani acertou um chutaço quase do meio-campo (coisas que só acontecem ao Botafogo...) e empatou a partida.

No segundo tempo, o que se esperava era um Botafogo mais acordado, mais ofensivo, mais sólido defensivamente. E o que vimos foi o contrário. O Americano passou a gostar do jogo, e não passou a frente graças ao juizão, que foi o único a não ver o puxão de Fahel em Kieza, ainda punindo com amarelo o atacante. Além de penalti, o juiz deixou de expulsar Fahel. Uma pena! Aos 35, o Botafogo chegou ao seu segundo gol, em bela jogada individual de Maicosuel, que rolou para Reinaldo girar e chutar no cantinho: belo gol e 2 a 1 no placar. O gol parecia dar números finais à partida, mas o Botafogo, novamente, nos pregou uma peça. Bola alçada na área, desvio de Kieza - justiça seja feita.. - e gol do Americano. Já era tarde demais pra buscar o terceiro e o jogo ficou por aí mesmo. Vaias muito merecidas para uma atuação pífia pra um time que pretende ser campeão sem necessidade de final.

Pelo manto

Faço aqui um apelo à torcida do Glorioso. Sei que os jogadores não estão fazendo por merecer, mas deixem eles de lado e avistem apenas nossa camisa alvinegra. Vamos marcar presença, sábado, às 20:30h, no Maracanã, contra os florzinhas. Vamos torcer e gritar pelo nosso manto, pela nossa história. Vamos mais uma vez pintar o Maior do Mundo de preto e branco. Eles precisam de nós, e nada melhor do que uma vitória contra o timeco das Laranjeiras pra retomar o caminho do título. Abraços!

segunda-feira, 23 de março de 2009

De volta ao lar , de volta ao topo

O Botafogo voltou a jogar em seu estádio depois de quase 2 meses longe do Mais Moderno da América Latina. A última partida havia acontecido no dia 8 de fevereiro, na goleada sobre o Bangu, por 4x1. Ontem à tarde, o Botafogo aplicou mais uma de suas goleadas no campeonato. Com certa facilidade, criamos muitas chances e o placar só não foi mais elástico devido à nossa velha conhecida má pontaria. Apesar disso, temos o ataque mais positivo do Carioquinha com 32 gols em 13 jogos.

Começamos pressionando, mas alguns sustos defensivos ocorriam esporádicamente. Alessandro, pra variar, não acertou nada do que tentou. Mas falo sobre isso daqui a pouco. Victor Simões quase marcou um belíssimo gol, ao acertar um chute de primeira, num cruzamento de Juninho. Logo depois, Maicosuel recebeu ótimo passe de Thiaguinho - mais uma vez, incansável -, tirou do goleiro com um toque de categoria, pegou do outro lado e só rolou pras redes. Daí pro final da primeira etapa, gols perdidos e pequenos sustos na defesa.

Logo no começo da segunda etapa, o aniversariante Emerson marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo. O zagueiro desviou o cruzamento de Batista e botou a bola no canto do goleiro Borges. No mais, Reinaldo sofreu dois penaltis. O primeiro, deu de presente pra Victor Simões se tornar o artilheiro do Carioca ao lado do pseudo-atacante Bruno Meneghel. O segundo, ele fez questão de cobrar e marcar seu primeiro gol no Engenhão com a camisa do Botafogo. Esperamos que seja o primeiro de muitos em nossa casa. Lucas Silva - que entrou no lugar de Maicosuel, machucado -, ainda teve tempo de mostrar todo seu futebol (ou a falta dele) e perder um gol feito. Gabriel entrou bem mais uma vez, e já passou da hora de receber a titularidade.

Jogo morno, resultado importante. A goleada nos concedeu a primeira colocação, dividindo a zona classificatória com o Friburguense, ambos com 9 pontos. Atrás vem o menguinho, que foi surrado pelo Vasco, em um banho de futebol no Maracanã. Parabéns aos bacalhaus. Avisem ao Kléber Leite que esse timeco vai falir!

Nem tudo é festa..

Mesmo com um placar largo, o Glorioso não deixou de mostrar suas já conhecidas falhas defensivas. Juninho corre cada vez menos. Emerson é esforçado, porém limitadíssimo. Não que isso preocupe contra os pequenos. Mas no único jogo contra um time grande, levamos uma sova do Vasco. É preciso acertar urgentemente nossa zaga, ou teremos sérios problemas durante 2009.

Alessandro merece um capítulo à parte. Como pode esse acéfalo não acertar um passe de dois metros há 3 jogos? Como pode ser um lateral se não sabe marcar nem atacar? Não sabe chutar, não sabe lançar, muito menos cruzar. Volto a afirmar: Gabriel na esquerda, Thiaguinho na direita e Alessandro bem longe do campo. Nós, torcedores, não podemos admitir um jogador de pelada na nossa lateral. O que me impressiona é que Ney Franco nunca o substitui. Será que estão namorando? Tava na beira do caos...

Próximo jogo: Botafogo x Americano, quarta-feira, às 19:30h, no Engenhão.

terça-feira, 17 de março de 2009

Depois da tempestade..

Nada como uma chacoalhada como a que levamos na quinta passada para colocar as coisas no lugar. Felizmente, nossos guerreiros perceberam que o sucesso do time é coletivo, e não individual. É necessário que todos joguem bem, se empenhem e dêem o sangue pelo manto. E isso voltou a acontecer no domingo. E não me venham dizer que o adversário era fraco, pois não é necessário jogar contra um time forte pra demonstrar disciplina tática e, principalmente, raça. E o mesmo Cabofriense que tomou uma enfiada (4x0) pro Botafogo, ganhou com sobras do nosso querido e pequeno fluzinho.

O Botafogo começou em ritmo alucinante, a ponto de cometer uma falta logo aos 2 segundos. Demonstração de que queriam provar algo. E agora eu gostaria de ressaltar uma coisa: existe um jogador em nosso time que não é idolatrado pela torcida, e muitas vezes é deixado de lado. Mas sua disposição, raça e disciplina tática me impressionam. O garoto Thiaguinho veio pra compôr elenco ano passado, e desde então vem quebrando muitos galhos. A cada jogo que passa, conquista mais espaço e em breve, se mantiver o ritmo, terá o seu lugar fixo no time titular. Parabéns!

O segundo ponto que cito hoje é a estreia mais aguardada da rodada. Sua transferência foi uma novela, demorou muito, mas o empenho da diretoria conseguiu sua vinda. Ele estreou muito bem e até marcou gol. Todos sabem de quem estou falando, ? Pois bem, parabéns Renato!

Em campo, nossos guerreiros foram superiores durante quase todo o jogo, mas houveram momentos de oscilação. Precisamos corrigir esse problema. Trabalho pro insistente - positiva e negativamente - técnico Ney Franco. Nosso artilheiro estava inspirado, e aos 11 já guardara o primeiro, em cruzamento preciso de Thiaguinho. Jogamos com um a mais, devido à expulsão do lateral direito do Cabofa. Aliás, como bate o time da Região dos Lagos. Na segunda etapa, uma chuva de gols. E como joga o garoto Maicosuel. Marcou mais um lindo gol de falta. Victor Simões marcou mais um, e está apenas um gol atrás do pseudo-artilheiro Bruno Meneghel. Em breve, assumirá o topo. O nosso estreante Renato, que entrou bem no segundo tempo, ainda teve tempo de achar uma brecha e marcar o seu gol. Espero que seja o primeiro de muitos com nosso manto. Boa sorte pra ele. Enfim, 4x0 pra esquecer a goleada sofrida pros bacalhaus e seguir nossa caminhada rumo ao título da Taça Rio.

Aos supersticiosos (todo bom botafoguense é)

Podem comemorar, alvinegros e alvinegras. Ele está de volta, e trará com ele os bons tempos do passado recente. Não, não é nenhum jogador, nem treinador. É o nosso querido meião cinza. A troca do fornecedor de material de Kappa pra Fila nos proporcionará essa alegria. Obrigado, Grupo Dass. Em mais uma demonstração de que somos especiais, nossa Estrela Solitária brilhará como a primeira e única a ostentar o material Fila. Saudações!


domingo, 15 de março de 2009

Mania de perseguição?

É curioso, pra não dizer outra coisa. Devido a supostos acordos televisivos, o Flamengo não joga fora de Maracanã ou Volta Redonda - um estádio que pode ser considerado sua segunda casa, além de ter boas dimensões e ótima infraestrutura. É uma situação incômoda para os outros times, visto que todos cumprem o fator de utilizarem seus estádios e também atuar fora de casa. Mas nada pode ser feito, pois o Campeonato Carioca é manipulado pela Rede Globo. A última que a mesma aprontou foi colocar o jogo do Botafogo, em Xerém, às 20:30h de um domingo. É o cúmulo, um absurdo.

Enquanto isso, o Botafogo não joga no seu próprio estádio desde a goleada sobre o Bangu por 4x1, há mais de um mês. De que vale ter um estádio excelente, que sediou uma competição Olímpica, já abrigou jogo da Seleção Brasileira, se ele sequer pode ser utilizado em clássicos? Em um clássico entre Botafogo e Flamengo, por exemplo, somos obrigados a jogar no Maracanã, estádio onde o Fla manda seus jogos. É, no mínimo, incoerente. Busco fontes na imprensa para obter respostas, porém não as consigo. Gostaria de entrar em contato com a nossa diretoria, mas não sei como, nem por onde. Nós, torcedores, devemos agir diante disso, para que não sejamos prejudicados.

Deixando de lado os problemas extra-campo, vamos aos aos problemas dentro dele. Hoje o Glorioso entra em campo, às 18:30h, em Cabo Frio - aguardo ainda algum jogo no Engenhão -, contra o time local. Ney Franco, em mais uma declaração lamentável, disse que Jean Carioca errou apenas uma jogada, Juninho jogou bem contra o Vasco e afirmou que vai manter a mesma escalação do clássico. Realmente, ele está "na beira do caos". E nós também. Sobra pra torcida apoiar, e principalmente, rezar.

Botafogo: Renan, Juninho, Leandro Guerreiro e Émerson; Alessandro, Leo Silva, Maicossuel, Fahel e Thiaguinho; Victor Simões e Jean Carioca.

Cabofriense: Flávio, Nata, Demerson, João Paulo e Gérson; Douglas Assis, Da Silva, Felipe Dias e Fabinho; Anselmo Ramon e Maciel.

quinta-feira, 12 de março de 2009

DESÇAM DO SALTO

Eu ia deixar pra escrever amanhã. Mas acho melhor não. Talvez eu já tenha esquecido - assim espero - essa atuação pífia do Botafogo. Demoro pra escrever cada frase, talvez por tudo o que vem na minha cabeça ser palavrões ou algo do tipo.

Alessandro. Emerson. Jean Carioca. Esses três são algumas das anomalias que, talvez por causa das boas atuações do time, vêm sendo aceitos pela torcida. Espero que isso acabe por aqui. Nosso 'grande' lateral direito conseguiu hoje errar tudo o que tentou. Todos os passes, todos os lançamentos, e toda hora era desarmado. Uma pena não termos um reserva pra ele. Emerson, por sua vez, não me surpreendeu. Sempre demonstrou ser ridículo, péssimo jogador. Espero que Teco volte logo. Me recuso a comentar sobre Jean Carioca. Me limito a dizer que isso não é jogador de Botafogo.

O Vasco mereceu a vitória do início ao fim. A defesa, pra variar, começou dormindo, e levamos o primeiro aos 2 minutos. Não vou detalhar o jogo, pois não quero relembrar esses terríveis 90 minutos que tive de presenciar. O resto do primeiro tempo foi de erros do Botafogo, apesar dos espaços cedidos pelo Vasco, e de boas defesas de Renan. Nosso goleiro foi um dos únicos que se salvou na noite de hoje. O segundo tempo começou e a ilusão de que o Botafogo teria condições de reverter o placar tomou conta do Maracanã. Mas nossos "craques" não tiveram a mesma competência dos lusitanos e pecaram em duas jogadas capitais. Thiaguinho preferiu tocar pra Jean Carioca, impedido, no lugar de rolar pra Victor Simões, que entrava livre. Logo depois, o infeliz do Alessandro não teve a capacidade de esticar um passe em profundidade pro nosso centroavante, e entregou a bola pro adversário. Depois, em mais uma falha de marcação da nossa defesa-mãe, o Vasco ampliou o placar. Pouco depois, em uma das poucas jogadas lúcidas da equipe, Thiaguinho tabelou com Victor Simões - outro que se salvou - , que devolveu num lindo passe de calcanhar, deixando nosso lateral-esquerdo de frente pro crime. Ele bateu forte, a bola chorou na trave e entrou.

Quando o Botafogo, mesmo jogando muito mal, ameaçou a reação, veio o nosso conhecido "erro" da arbitragem. Em mais um ataque desperdiçado, o Vasco contra-atacou e Paulo Sérgio foi lançado nas costas de Gabriel, que fez o tranco, cometeu a falta e foi justamente expulso, apesar de ter entrado bem e já merecer a vaga de titular. Eis que o nosso bandido do apito marcou pênalti, fora da área. Que lambança! Depois disso, só deu Vasco, que mereceu vencer. Quero ressalvar aqui que o erro de arbitragem não foi o motivo da derrota. Mas é chato ver esses "erros" presentes em todos os jogos.

Espero que alguma coisa seja feita. Espero que desçam do salto. Espero que Alessandro, Emerson, Jean Carioca, e cia. fique um bom tempo fora do time. Juninho é outro, que ilude a torcida com suas boas cobranças de falta, mas na hora de marcar, cadê? Enfim, espero que Ney Franco pare de compôr, pare de cantar "Na Beira do Caos" e se empenhe em consertar nossa defesa. Isso se ele quiser ser campeão.

Proximo jogo: Cabofriense x Botafogo. Mais uma vez, fora de casa. Enquanto isso, o Flamengo continua jogando em Volta Redonda e Maracanã. Isso aí, FERJ!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Vitória da camisa

Campeão da Taça Guanabara, o nosso Glorioso voltou a campo ontem, após eliminar o Dom Pedro-DF pela Copa do Brasil, ao vencer por 2x0 e anular o jogo de volta. Na estréia da Taça Rio, o que vimos foi um time aguerrido, mas sem a mesma organização de partidas anteriores.

Maicosuel continua levando trabalho, mesmo sozinho na armação. Jean Carioca, ao contrário da final contra o Resende, esteve apagado. Logo ontem, quando jogou diante de sua família, em Xerém. Victor Simões, mesmo voltando de lesão após um mês parado devido a um estiramento grau dois na coxa, foi sempre perigoso e deixou sua marca, como de costume. Juninho, relembrando os velhos tempos, soltou uma bomba do meio de campo e marcou um golaço. Agora só falta acertar seu posicionamento defensivo.

A defesa, aliás, merece um capítulo à parte. Tomar dois gois - e um sufoco - do time de pior campanha até então, é digno de preocupação. Espero que Teco seja a solução dos nossos problemas. Mas vamos ao jogo, que é o que interessa.

O Botafogo começou pressionando, mas não conseguia traduzir em chances claras a sua superioridade. O primeiro lance de perigo foi do Tigres, num chute cruzado. Depois disso, só deu o Alvinegro. Victor Simões recebeu, botou na frente e chutou de canhota, pra fora. Aos 20 minutos, um lance típico de Botafogo. Maicosuel fez boa jogada, ajeitou de fora da área e acertou um lindo chute. A bola bateu no travessão, quicou na linha e não entrou. Foi por pouco. O gol só saiu numa jogada de bola parada. Maicosuel, em jogada ensaiada, rolou pra Juninho, quase do circulo central, soltar um foguete, no cantinho do gol. Logo depois, Victor Simões recebeu passe de Alessandro, chutou forte cruzado de canhota, e o goleiro aceitou: 2 a 0 antes mesmo do intervalo.

O Botafogo voltou dormindo para o segundo tempo e tomou um gol logo aos 2 minutos. No contra-ataque, Joelton cruzou e Leandro Chaves só empurrou. A equipe do Tigres levava perigo nos contragolpes, principalmente do lateral Alessandro, cuja boa fase parece ter ido embora. Por sorte não levamos mais gols. Numa jogada tática, Ney Franco conseguiu neutralizar os pontos "fortes" do adversário e o Botafogo voltou ao domínio. Pra não perder o costume, uma roubadinha; Fahel recebeu cruzamento da direita e, ao se projetar para marcar, dentro da pequena área, foi puxado visívelmente. Num ato inexplicável (ou talvez explicável, tratando-se de Botafogo), o juiz conseguiu enxergar falta do próprio Fahel, invertendo o lance.

Farto de perder gols, o Botafogo encaminhava a vitória. Eis que chegou a hora do destaque positivo da partida. O jovem lateral-esquerdo Gabriel, de apenas 20 anos, que recebeu sua primeira chance nos profissionais na metade do segundo tempo, aproveitou muito bem. Após dar dois excelentes passes, deixando os companheiros na cara do gol, teve sua chance de marcar e não a desperdiçou: soltou uma bomba na entrada da área. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Marcos Paulo, que nada poderia fazer no lance. Era o terceiro gol alvinegro. E uma estreia inesquecível para Gabriel. O Tigres ainda teve forças - e espaço cedido pela defesa-mãe alvinegra -, para descontar com um gol do veterano Sorato. Aí, foi só administrar o resultado até o final do jogo. Final, aliás, bastante prorrogado pelo árbitro (?) Willian Nery. Segundo suas contas, 45 + 3 = 49 e meio. E essa promete ser a tônica da Taça Rio; jogar contra tudo e todos. Mas vamos pra cima, que eu sou mais o nosso Fogão!

Próximo jogo: Botafogo x Vasco, quinta-feira, no Maraca.

domingo, 8 de março de 2009

No embalo da TG

Hoje começa a segunda parte de nossa caminhada. Tão ou mais difícil quanto a primeira. E o número de adversários aumentará. E eu te explico porque:

Se o Botafogo conquistar a Taça Rio, serão 2.5mi a menos nos cofres de algumas pessoas, sem contar a audiência que a Globo perderia em dois fins de semana. Considerando essa hipótese, algumas pessoas já devem estar se movimentando para que isso não ocorra.

Talvez, nossos maiores adversários nessa Taça Rio não sejam Flamengo (valeu, Cuca!), Vasco, Resende ou até mesmo o modesto Fluminense, mas sim forças externas, às quais já estamos acostumados, tais como CBF, FFERJ, STJD e a própria Globo. Todos esses teriam prejuízos caso ganhássemos a Taça Rio. É bom ficar de olho.

Mas voltando agora ao que interessa, hoje tem Glorioso em campo. Contra o modesto Tigres, em Xerém, no bom estádio de Los Larios. Embalado e cheio de confiança, espero que o Botafogo vá pra cima mesmo, pra golear. Temos time pra isso.

Botafogo: Renan, Juninho, Emerson e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Jean Carioca e Víctor Simões.

Tigres: Marcos Paulo, Ronaldo, Pedrão, Zé Carlos e Edson; Marquinhos, Neto, Clayton e Leandro Chaves; André Bocão e Sorato.

Estádio: Estádio de Los Larios, em Xerém.

Data: 08/03/2009.

Horário: 20h30m.

Árbitro: William Marcelo de Souza Nery

Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche Nunes e José Ronaldo Braga.